Boas leituras às mulheres lusitanas: o beija-flor, jornal português à brasileira, dedicado à instrução e recreação
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1132 |
Resumo: | Este trabalho busca tornar visível a representação de mulher oitocentista no jornal O Beija-Flor, Semanário d’Instrução e Recreio, dedicado às mulheres, o qual veio a lume em Lisboa, em 15 de agosto de 1838, e findou no dia 13 de abril de 1842. Para atingir tal objetivo, buscou-se responder às seguintes questões: quais os gêneros literários mais disseminados nesse periódico? Qual é a representação de mulher divulgada pelo discurso masculino no periódico? Ou que tipo de mulher o periódico buscava formar? Este trabalho está inscrito na abordagem teórico-metodológica da Nova História Cultural, a qual tem considerado os usos da escrita como uma fonte bastante significativa para compreender como comunidades ou indivíduos constroem suas representações de mundo e as investem de significação. Com efeito, em O Beija-Flor há a construção de uma identidade feminina através dos escritos dos homens em difundir, entre as leitoras lusitanas, uma determinada leitura específica voltada para sua formação moral e intelectual, na qual não permite liberdade de ação fora do lar e enaltece as virtudes femininas. A boa leitura, por meio do jornal, deveria oferecer ensinamentos úteis não só às leitoras de forma individual, mas, sobretudo àqueles ou àquelas que tivessem contato com elas. |
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Boas leituras às mulheres lusitanas: o beija-flor, jornal português à brasileira, dedicado à instrução e recreaçãoJornalMulherSéculo XIXEste trabalho busca tornar visível a representação de mulher oitocentista no jornal O Beija-Flor, Semanário d’Instrução e Recreio, dedicado às mulheres, o qual veio a lume em Lisboa, em 15 de agosto de 1838, e findou no dia 13 de abril de 1842. Para atingir tal objetivo, buscou-se responder às seguintes questões: quais os gêneros literários mais disseminados nesse periódico? Qual é a representação de mulher divulgada pelo discurso masculino no periódico? Ou que tipo de mulher o periódico buscava formar? Este trabalho está inscrito na abordagem teórico-metodológica da Nova História Cultural, a qual tem considerado os usos da escrita como uma fonte bastante significativa para compreender como comunidades ou indivíduos constroem suas representações de mundo e as investem de significação. Com efeito, em O Beija-Flor há a construção de uma identidade feminina através dos escritos dos homens em difundir, entre as leitoras lusitanas, uma determinada leitura específica voltada para sua formação moral e intelectual, na qual não permite liberdade de ação fora do lar e enaltece as virtudes femininas. A boa leitura, por meio do jornal, deveria oferecer ensinamentos úteis não só às leitoras de forma individual, mas, sobretudo àqueles ou àquelas que tivessem contato com elas.Editora Universitária Tiradentes2014-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/113210.17564/2316-3828.2014v2n2p69-79EDUCAÇÃO; v. 2 n. 2 (2014); 69-792316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2014v2n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1132/647Sena, FabianaMachado, Charliton José dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1132Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:50.900307Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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