POLÊMICAS EM CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ENTREVISTA COM KEITH C. BARTON

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferronato, Cristiano de Jesus
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cerqueira Nascimento, Maíra Ielena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4444
Resumo: Essa é uma entrevista com o Professor Dr. Keith Casey Barton, um dos grandes nomes do Ensino de História nos Estados Unidos da América, sobre as polêmicas que envolvem a formatação de currículos e o ensino de História na atualidade. Os principais tópicos abordados são: as relações entre História e Estudos Sociais; as tentativas malogradas de elaboração e implementação de parâmetros curriculares nacionais de História nos Estados Unidos nos últimos 30 anos; as tensões políticas e acadêmicas em torno da elaboração dos currículos de História nos EUA; a natureza e a importância conferida ao ensino de História na atualidade; possíveis conexões entre currículos estaduais, livros didáticos e avaliações nacionais de desempenho estudantil; o lugar ocupado pelas minorias nos currículos de História.
id UNIT-2_1830ea0abd547fc1578d3436c7f59f08
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4444
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling POLÊMICAS EM CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ENTREVISTA COM KEITH C. BARTONEssa é uma entrevista com o Professor Dr. Keith Casey Barton, um dos grandes nomes do Ensino de História nos Estados Unidos da América, sobre as polêmicas que envolvem a formatação de currículos e o ensino de História na atualidade. Os principais tópicos abordados são: as relações entre História e Estudos Sociais; as tentativas malogradas de elaboração e implementação de parâmetros curriculares nacionais de História nos Estados Unidos nos últimos 30 anos; as tensões políticas e acadêmicas em torno da elaboração dos currículos de História nos EUA; a natureza e a importância conferida ao ensino de História na atualidade; possíveis conexões entre currículos estaduais, livros didáticos e avaliações nacionais de desempenho estudantil; o lugar ocupado pelas minorias nos currículos de História.Editora Universitária Tiradentes2017-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/444410.17564/2316-3828.2017v6n1p213-224EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 213-2242316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v6n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4444/2426Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerronato, Cristiano de JesusCerqueira Nascimento, Maíra Ielena2020-11-18T21:01:07Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4444Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:59.761608Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÊMICAS EM CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ENTREVISTA COM KEITH C. BARTON
title POLÊMICAS EM CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ENTREVISTA COM KEITH C. BARTON
spellingShingle POLÊMICAS EM CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ENTREVISTA COM KEITH C. BARTON
Ferronato, Cristiano de Jesus
title_short POLÊMICAS EM CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ENTREVISTA COM KEITH C. BARTON
title_full POLÊMICAS EM CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ENTREVISTA COM KEITH C. BARTON
title_fullStr POLÊMICAS EM CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ENTREVISTA COM KEITH C. BARTON
title_full_unstemmed POLÊMICAS EM CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ENTREVISTA COM KEITH C. BARTON
title_sort POLÊMICAS EM CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ENTREVISTA COM KEITH C. BARTON
author Ferronato, Cristiano de Jesus
author_facet Ferronato, Cristiano de Jesus
Cerqueira Nascimento, Maíra Ielena
author_role author
author2 Cerqueira Nascimento, Maíra Ielena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferronato, Cristiano de Jesus
Cerqueira Nascimento, Maíra Ielena
description Essa é uma entrevista com o Professor Dr. Keith Casey Barton, um dos grandes nomes do Ensino de História nos Estados Unidos da América, sobre as polêmicas que envolvem a formatação de currículos e o ensino de História na atualidade. Os principais tópicos abordados são: as relações entre História e Estudos Sociais; as tentativas malogradas de elaboração e implementação de parâmetros curriculares nacionais de História nos Estados Unidos nos últimos 30 anos; as tensões políticas e acadêmicas em torno da elaboração dos currículos de História nos EUA; a natureza e a importância conferida ao ensino de História na atualidade; possíveis conexões entre currículos estaduais, livros didáticos e avaliações nacionais de desempenho estudantil; o lugar ocupado pelas minorias nos currículos de História.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4444
10.17564/2316-3828.2017v6n1p213-224
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4444
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2017v6n1p213-224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4444/2426
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 213-224
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2017v6n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613887918080