CIBERESPAÇO, ETNOGRAFIA VIRTUAL E EDUCAÇÃO: A COMPREENSÃO DE OUTROS E NOVOS ESPAÇOS DE PESQUISA
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4379 |
Resumo: | Este artigo é parte de tese de doutoramento desenvolvido no contexto do Lêtece/UFMT. É fruto de pesquisa de caráter multidisciplinar na área de educação em diálogo com o projeto “Aprender e ensinar com as TDIC: sobre tendências, dilemas e perspectivas”. Discorremos sobre o processo de construção da investigação que se desenvolveu no ciberespaço, baseado na Etnografia Virtual (HINE, 2004). A pesquisa é etnográfica, e a internet se configurou como veículo onde se processam as mudanças sociais (CASTELLS, 1999) e espaço profícuo para pesquisas em todas as áreas. Buscamos as condições de existência dos migrantes haitianos no Brasil, entre 2010-2016, a partir de manifestações de brasileiros nos portais de notícias G1, Folha de São Paulo e UOL e nas redes sociais Facebook e Twitter, com foco no racismo. |
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CIBERESPAÇO, ETNOGRAFIA VIRTUAL E EDUCAÇÃO: A COMPREENSÃO DE OUTROS E NOVOS ESPAÇOS DE PESQUISAEtnografia Virtual. Cibercultura. Mídias e Redes Sociais Digitais. Migração.Este artigo é parte de tese de doutoramento desenvolvido no contexto do Lêtece/UFMT. É fruto de pesquisa de caráter multidisciplinar na área de educação em diálogo com o projeto “Aprender e ensinar com as TDIC: sobre tendências, dilemas e perspectivas”. Discorremos sobre o processo de construção da investigação que se desenvolveu no ciberespaço, baseado na Etnografia Virtual (HINE, 2004). A pesquisa é etnográfica, e a internet se configurou como veículo onde se processam as mudanças sociais (CASTELLS, 1999) e espaço profícuo para pesquisas em todas as áreas. Buscamos as condições de existência dos migrantes haitianos no Brasil, entre 2010-2016, a partir de manifestações de brasileiros nos portais de notícias G1, Folha de São Paulo e UOL e nas redes sociais Facebook e Twitter, com foco no racismo.Editora Universitária Tiradentes2017-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/437910.17564/2316-3828.2017v6n1p13-22EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 13-222316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v6n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4379/2414Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Maristela AbadiaAlonso, Kátia Morosov2020-11-18T21:02:22Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4379Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:59.401843Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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