APRENDIZAGEM NAS UNIVERSIDADES DE TERCEIRA IDADE EM TEMPOS DE CONFINAMENTO SOCIAL: O CASO DA COMUNIDADE ONLINE miOne
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9349 |
Resumo: | Resumo: Em pleno período de confinamento social dada a pandemia da COVID-19, as desigualdades intergeracionais tendem a ser amplificadas não só no sistema educativo, mas também no acesso à informação e diferentes serviços que se encontram, cada vez mais, informatizados. Apesar de se ter verificado um interesse crescente nos últimos anos relativamente à concepção e desenvolvimento de plataformas digitais dirigidas para o cidadão sénior, a utilização destas plataformas, e em específico de comunidades online pelas Universidades de Terceira Idade como suporte ao processo de aprendizagem tem sido um assunto pouco explorado. O presente artigo tem por objetivo analisar as iniciativas dinamizadas com alunos e professores de duas Academias Seniores Portuguesas em tempos de confinamento social, com recurso à comunidade online miOne (mione.altice.pt). A abordagem metodológica deste estudo é de natureza qualitativa e a recolha de dados abrangeu técnicas de observação direta e gravação audiovisual de quatro sessões online e entrevistas de grupo semiestruturadas. Os resultados sugerem um conjunto de boas práticas na promoção da aprendizagem em contexto de comunidade online, incluindo desafios que estimulem a autoexpressão e interações sociais e a necessidade de incutir uma rotina no processo de aprendizagem. |
id |
UNIT-2_1b644f24812f60e8549388b7726f62fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9349 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM NAS UNIVERSIDADES DE TERCEIRA IDADE EM TEMPOS DE CONFINAMENTO SOCIAL: O CASO DA COMUNIDADE ONLINE miOneAprendizagemUniversidades de Terceira IdadeCOVID-19Confinamento SocialComunidade OnlinemiOneidososResumo: Em pleno período de confinamento social dada a pandemia da COVID-19, as desigualdades intergeracionais tendem a ser amplificadas não só no sistema educativo, mas também no acesso à informação e diferentes serviços que se encontram, cada vez mais, informatizados. Apesar de se ter verificado um interesse crescente nos últimos anos relativamente à concepção e desenvolvimento de plataformas digitais dirigidas para o cidadão sénior, a utilização destas plataformas, e em específico de comunidades online pelas Universidades de Terceira Idade como suporte ao processo de aprendizagem tem sido um assunto pouco explorado. O presente artigo tem por objetivo analisar as iniciativas dinamizadas com alunos e professores de duas Academias Seniores Portuguesas em tempos de confinamento social, com recurso à comunidade online miOne (mione.altice.pt). A abordagem metodológica deste estudo é de natureza qualitativa e a recolha de dados abrangeu técnicas de observação direta e gravação audiovisual de quatro sessões online e entrevistas de grupo semiestruturadas. Os resultados sugerem um conjunto de boas práticas na promoção da aprendizagem em contexto de comunidade online, incluindo desafios que estimulem a autoexpressão e interações sociais e a necessidade de incutir uma rotina no processo de aprendizagem.Editora Universitária Tiradentes2020-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/934910.17564/2316-3828.2020v10n1p227-239EDUCAÇÃO; v. 10 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Cenários escolares em tempo de COVID-19; 227-2392316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v10n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9349/4140Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeloso, Ana IsabelCosta, Liliana ValeMachado, SóniaRegalado, FranciscoSilva, João Henrique2020-11-18T19:33:09Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9349Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:11.642681Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM NAS UNIVERSIDADES DE TERCEIRA IDADE EM TEMPOS DE CONFINAMENTO SOCIAL: O CASO DA COMUNIDADE ONLINE miOne |
title |
APRENDIZAGEM NAS UNIVERSIDADES DE TERCEIRA IDADE EM TEMPOS DE CONFINAMENTO SOCIAL: O CASO DA COMUNIDADE ONLINE miOne |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM NAS UNIVERSIDADES DE TERCEIRA IDADE EM TEMPOS DE CONFINAMENTO SOCIAL: O CASO DA COMUNIDADE ONLINE miOne Veloso, Ana Isabel Aprendizagem Universidades de Terceira Idade COVID-19 Confinamento Social Comunidade Online miOne idosos |
title_short |
APRENDIZAGEM NAS UNIVERSIDADES DE TERCEIRA IDADE EM TEMPOS DE CONFINAMENTO SOCIAL: O CASO DA COMUNIDADE ONLINE miOne |
title_full |
APRENDIZAGEM NAS UNIVERSIDADES DE TERCEIRA IDADE EM TEMPOS DE CONFINAMENTO SOCIAL: O CASO DA COMUNIDADE ONLINE miOne |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM NAS UNIVERSIDADES DE TERCEIRA IDADE EM TEMPOS DE CONFINAMENTO SOCIAL: O CASO DA COMUNIDADE ONLINE miOne |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM NAS UNIVERSIDADES DE TERCEIRA IDADE EM TEMPOS DE CONFINAMENTO SOCIAL: O CASO DA COMUNIDADE ONLINE miOne |
title_sort |
APRENDIZAGEM NAS UNIVERSIDADES DE TERCEIRA IDADE EM TEMPOS DE CONFINAMENTO SOCIAL: O CASO DA COMUNIDADE ONLINE miOne |
author |
Veloso, Ana Isabel |
author_facet |
Veloso, Ana Isabel Costa, Liliana Vale Machado, Sónia Regalado, Francisco Silva, João Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Liliana Vale Machado, Sónia Regalado, Francisco Silva, João Henrique |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veloso, Ana Isabel Costa, Liliana Vale Machado, Sónia Regalado, Francisco Silva, João Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Universidades de Terceira Idade COVID-19 Confinamento Social Comunidade Online miOne idosos |
topic |
Aprendizagem Universidades de Terceira Idade COVID-19 Confinamento Social Comunidade Online miOne idosos |
description |
Resumo: Em pleno período de confinamento social dada a pandemia da COVID-19, as desigualdades intergeracionais tendem a ser amplificadas não só no sistema educativo, mas também no acesso à informação e diferentes serviços que se encontram, cada vez mais, informatizados. Apesar de se ter verificado um interesse crescente nos últimos anos relativamente à concepção e desenvolvimento de plataformas digitais dirigidas para o cidadão sénior, a utilização destas plataformas, e em específico de comunidades online pelas Universidades de Terceira Idade como suporte ao processo de aprendizagem tem sido um assunto pouco explorado. O presente artigo tem por objetivo analisar as iniciativas dinamizadas com alunos e professores de duas Academias Seniores Portuguesas em tempos de confinamento social, com recurso à comunidade online miOne (mione.altice.pt). A abordagem metodológica deste estudo é de natureza qualitativa e a recolha de dados abrangeu técnicas de observação direta e gravação audiovisual de quatro sessões online e entrevistas de grupo semiestruturadas. Os resultados sugerem um conjunto de boas práticas na promoção da aprendizagem em contexto de comunidade online, incluindo desafios que estimulem a autoexpressão e interações sociais e a necessidade de incutir uma rotina no processo de aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9349 10.17564/2316-3828.2020v10n1p227-239 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9349 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v10n1p227-239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9349/4140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 10 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Cenários escolares em tempo de COVID-19; 227-239 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v10n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220615323418624 |