Os intelectuais e a construção da esfera pública literária em Portugal: o papel de Luis António Verney e seu verdadeiro método de estudar (1746)
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Data de Publicação: | 2014 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1318 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar o papel dos intelectuais na formação da esfera pública literária em Portugal no século XVIII e sua relação com a educação. Para tanto, será considerada a trajetória intelectual do estrangeirado português Luis António Verney (1713-1792) e sua polêmica obra, o conjunto de cartas intitulado Verdadeiro Método de Estudar, publicada em 1746. O caminho deste texto será apresentar uma discussão acerca do papel do intelectual no século XVIII, no contexto do Iluminismo, em especial, do Iluminismo em Portugal. Esta análise também perpassa uma discussão sobre o conceito de opinião pública, bem como o diálogo estabelecido entre Verney e demais intelectuais portugueses do século XVIII. |
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Os intelectuais e a construção da esfera pública literária em Portugal: o papel de Luis António Verney e seu verdadeiro método de estudar (1746)história da educaçãoséculo XVIIIportugalesfera pública literáriaintelectuaisLuis António VerneyO objetivo deste artigo é analisar o papel dos intelectuais na formação da esfera pública literária em Portugal no século XVIII e sua relação com a educação. Para tanto, será considerada a trajetória intelectual do estrangeirado português Luis António Verney (1713-1792) e sua polêmica obra, o conjunto de cartas intitulado Verdadeiro Método de Estudar, publicada em 1746. O caminho deste texto será apresentar uma discussão acerca do papel do intelectual no século XVIII, no contexto do Iluminismo, em especial, do Iluminismo em Portugal. Esta análise também perpassa uma discussão sobre o conceito de opinião pública, bem como o diálogo estabelecido entre Verney e demais intelectuais portugueses do século XVIII. Editora Universitária Tiradentes2014-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionANÁLISE DOCUMENTALapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/131810.17564/2316-3828.2014v2n3p211-218EDUCAÇÃO; v. 2 n. 3 (2014); 211-2182316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2014v2n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1318/894Ruckstadter, Vanessa Campos MarianoArnaut de Toledo, Cézar de Alencarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:56:05Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1318Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:51.427080Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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