DISCURSOS POLÍTICOS ACERCA DA “IDEOLOGIA DE GÊNERO” NA DISCUSSÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JOÃO PESSOA-PB
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4362 |
Resumo: | Este texto analisa os discursos políticos sobre a chamada “ideologia de gênero” na discussão da proposta do Plano Municipal de Educação (PME) de João Pessoa/PB. A abordagem teórica é influenciada pelos estudos pós-críticos e pós-estruturalistas. A opção metodológica consistiu em abordagem qualitativa dos discursos de quatro vereadores, veiculados nas redes sociais, em um debate televisivo local e durante a sessão de votação do PME na Câmara Municipal, bem como na análise de um panfleto apócrifo intitulado “Você já ouviu falar sobre a ‘ideologia de gênero’?”, distribuído por religiosos/as durante a sessão. Os argumentos utilizados pelos políticos locais – que corroboram posições de políticos federais conservadores, contrários à discussão de gênero e sexualidade na escola, desde o Plano Nacional de Educação (2014) – resultaram na aprovação do PME/JP 2015 suprimindo essa temática. Apenas o eixo de Direitos Humanos aprovado no documento engloba genericamente a superação da discriminação por gênero e orientação sexual. |
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DISCURSOS POLÍTICOS ACERCA DA “IDEOLOGIA DE GÊNERO” NA DISCUSSÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JOÃO PESSOA-PBDiscursos Políticos. Gênero. Plano Municipal de Educação.Este texto analisa os discursos políticos sobre a chamada “ideologia de gênero” na discussão da proposta do Plano Municipal de Educação (PME) de João Pessoa/PB. A abordagem teórica é influenciada pelos estudos pós-críticos e pós-estruturalistas. A opção metodológica consistiu em abordagem qualitativa dos discursos de quatro vereadores, veiculados nas redes sociais, em um debate televisivo local e durante a sessão de votação do PME na Câmara Municipal, bem como na análise de um panfleto apócrifo intitulado “Você já ouviu falar sobre a ‘ideologia de gênero’?”, distribuído por religiosos/as durante a sessão. Os argumentos utilizados pelos políticos locais – que corroboram posições de políticos federais conservadores, contrários à discussão de gênero e sexualidade na escola, desde o Plano Nacional de Educação (2014) – resultaram na aprovação do PME/JP 2015 suprimindo essa temática. Apenas o eixo de Direitos Humanos aprovado no documento engloba genericamente a superação da discriminação por gênero e orientação sexual.Editora Universitária Tiradentes2017-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/436210.17564/2316-3828.2017v5n3p17-30EDUCAÇÃO; v. 5 n. 3 (2017); 17-302316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v5n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4362/2327Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Joel Martinsda Silva, Lucas RomárioCarvalho, Maria Eulina Pessoa deDias, Alfrancio Ferreira2020-11-18T21:06:04Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4362Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:59.358497Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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