A DIMENSÃO COMPLEXA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO E PARA O TRABALHO DOCENTE: O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Paulo Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Henriques, Eda Maria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8741
Resumo: O tema deste trabalho refere-se à dimensão complexa da implementação de projetos de políticas públicas para a educação, com destaque para o “Ensino Fundamental de Nove Anos”. A base epistemológica sustentada pelo paradigma da Complexidade, de Edgar Morin, associada com o Imaginário Social de Cornelius Castoriadis, deram o devido suporte teórico ao percurso metodológico. Essa escolha teórica implicou na definição de instrumentos e estratégias diferenciados, que permitiram uma leitura possível da realidade complexa a partir da análise da implementação desta política educacional no município de Jaciara, no estado de Mato Grosso. Pretendeu-se focar na relação entre o que é proposto e esperado e alguns desafios e resultados de sua execução.
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