MINERAÇÃO DE DADOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: APORTES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4347 |
Resumo: | Na Educação a Distância existe um limbo no volume de registros sobre o processo de aprendizagem gerados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem. A mineração de dados serve para descobrir informações invisíveis por meio da análise de grandes quantidades de dados. Esse estudo investiga aspectos da mineração de dados como recurso tecnológico para as investigações no Ambiente Virtual de Aprendizagem dos cursos técnicos de Educação a Distância do Instituto Federal em Rondônia. A pesquisa apresenta os aportes e os procedimentos de pesquisa utilizando as técnicas de mineração de dados a partir da análise do banco de dados e a ação reflexiva dos professores pesquisadores. Os resultados indicam que a mineração de dados permite acesso a informações sobre o processo educativo tais como aproveitamento, desempenho e predição do resultado final identificando relações entre dados que podem produzir novos conhecimentos sobre a realidade. Isso possibilita a reflexão sobre o ensinar e o aprender e por conseguinte a tomada de decisão com o uso destes dados para melhorar os resultados educacionais. A termo, sugere o aprofundamento sobre as contribuições deste processo para a pesquisa em educação. |
id |
UNIT-2_2662c2cd48d94680c6a2e06e3a39161d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4347 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MINERAÇÃO DE DADOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: APORTES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIApesquisaeducação a distânciamineração de dadosNa Educação a Distância existe um limbo no volume de registros sobre o processo de aprendizagem gerados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem. A mineração de dados serve para descobrir informações invisíveis por meio da análise de grandes quantidades de dados. Esse estudo investiga aspectos da mineração de dados como recurso tecnológico para as investigações no Ambiente Virtual de Aprendizagem dos cursos técnicos de Educação a Distância do Instituto Federal em Rondônia. A pesquisa apresenta os aportes e os procedimentos de pesquisa utilizando as técnicas de mineração de dados a partir da análise do banco de dados e a ação reflexiva dos professores pesquisadores. Os resultados indicam que a mineração de dados permite acesso a informações sobre o processo educativo tais como aproveitamento, desempenho e predição do resultado final identificando relações entre dados que podem produzir novos conhecimentos sobre a realidade. Isso possibilita a reflexão sobre o ensinar e o aprender e por conseguinte a tomada de decisão com o uso destes dados para melhorar os resultados educacionais. A termo, sugere o aprofundamento sobre as contribuições deste processo para a pesquisa em educação.Editora Universitária Tiradentes2017-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa-açãoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/434710.17564/2316-3828.2017v6n1p125-136EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 125-1362316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v6n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4347/2421Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Babosa, Anabela AparecidaAndrade, Fábio Santosde Carvalho, Rafael Nink2020-11-18T20:57:13Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4347Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:59.179176Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MINERAÇÃO DE DADOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: APORTES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title |
MINERAÇÃO DE DADOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: APORTES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
MINERAÇÃO DE DADOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: APORTES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Silva Babosa, Anabela Aparecida pesquisa educação a distância mineração de dados |
title_short |
MINERAÇÃO DE DADOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: APORTES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full |
MINERAÇÃO DE DADOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: APORTES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
MINERAÇÃO DE DADOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: APORTES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
MINERAÇÃO DE DADOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: APORTES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_sort |
MINERAÇÃO DE DADOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: APORTES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
author |
Silva Babosa, Anabela Aparecida |
author_facet |
Silva Babosa, Anabela Aparecida Andrade, Fábio Santos de Carvalho, Rafael Nink |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Fábio Santos de Carvalho, Rafael Nink |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Babosa, Anabela Aparecida Andrade, Fábio Santos de Carvalho, Rafael Nink |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pesquisa educação a distância mineração de dados |
topic |
pesquisa educação a distância mineração de dados |
description |
Na Educação a Distância existe um limbo no volume de registros sobre o processo de aprendizagem gerados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem. A mineração de dados serve para descobrir informações invisíveis por meio da análise de grandes quantidades de dados. Esse estudo investiga aspectos da mineração de dados como recurso tecnológico para as investigações no Ambiente Virtual de Aprendizagem dos cursos técnicos de Educação a Distância do Instituto Federal em Rondônia. A pesquisa apresenta os aportes e os procedimentos de pesquisa utilizando as técnicas de mineração de dados a partir da análise do banco de dados e a ação reflexiva dos professores pesquisadores. Os resultados indicam que a mineração de dados permite acesso a informações sobre o processo educativo tais como aproveitamento, desempenho e predição do resultado final identificando relações entre dados que podem produzir novos conhecimentos sobre a realidade. Isso possibilita a reflexão sobre o ensinar e o aprender e por conseguinte a tomada de decisão com o uso destes dados para melhorar os resultados educacionais. A termo, sugere o aprofundamento sobre as contribuições deste processo para a pesquisa em educação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa-ação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4347 10.17564/2316-3828.2017v6n1p125-136 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4347 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2017v6n1p125-136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4347/2421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 125-136 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2017v6n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613870092288 |