FEMINISMO E MACHISMO NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5297 |
Resumo: | A escola assume papel relevante na formação do indivíduo, inclusive no que remete à formação dos valores acerca do lugar cultural ocupado na sociedade, pois é nesse espaço que crianças e jovens passam boa parte de suas vidas. Objetiva-se compreender os conhecimentos de professores da educação básica sobre feminismo e machismo, assim como as práticas educativas que desenvolvem para trabalhar questões de gênero. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, em uma escola pública municipal da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, com seis professores da educação básica. Amparado metodologicamente na história oral temática, os dados foram coletados por intermédio de entrevista híbridas - gravadas, transcritas, textualizadas e validadas. Constatou-se o parco conhecimento dos professores acerca dos construtos machismo e feminismo, bem como a falta de formações continuadas que ensejem debates sobre a temática; prevalência de uma cultura de educação escolar que enseja ênfase no aprendizado de conteúdos previamente elaborados e reprodução de valores socialmente elaborados sem a devida criticidade e problematização. Evidenciam-se práticas educativas cotidianas das professoras frente às situações de conflito e discriminação no que concerne a questão de gênero, que podem contribuir para a disseminação de atitudes machistas e preconceituosas. Tais aspectos repercutem em uma pedagogia tradicional e conservadora que se mostra incapaz de mediar o desenvolvimento da práxis pedagógica crítica, que aborda o respeito à diversidade em relação às sexualidades. |
id |
UNIT-2_2b6d9a68ab003fd8e09c81b61deeade3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5297 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FEMINISMO E MACHISMO NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEAFeminismo. Machismo. Educação. Escola.A escola assume papel relevante na formação do indivíduo, inclusive no que remete à formação dos valores acerca do lugar cultural ocupado na sociedade, pois é nesse espaço que crianças e jovens passam boa parte de suas vidas. Objetiva-se compreender os conhecimentos de professores da educação básica sobre feminismo e machismo, assim como as práticas educativas que desenvolvem para trabalhar questões de gênero. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, em uma escola pública municipal da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, com seis professores da educação básica. Amparado metodologicamente na história oral temática, os dados foram coletados por intermédio de entrevista híbridas - gravadas, transcritas, textualizadas e validadas. Constatou-se o parco conhecimento dos professores acerca dos construtos machismo e feminismo, bem como a falta de formações continuadas que ensejem debates sobre a temática; prevalência de uma cultura de educação escolar que enseja ênfase no aprendizado de conteúdos previamente elaborados e reprodução de valores socialmente elaborados sem a devida criticidade e problematização. Evidenciam-se práticas educativas cotidianas das professoras frente às situações de conflito e discriminação no que concerne a questão de gênero, que podem contribuir para a disseminação de atitudes machistas e preconceituosas. Tais aspectos repercutem em uma pedagogia tradicional e conservadora que se mostra incapaz de mediar o desenvolvimento da práxis pedagógica crítica, que aborda o respeito à diversidade em relação às sexualidades.Editora Universitária Tiradentes2019-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHistória Oral temáticaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/529710.17564/2316-3828.2019v8n1p51-58EDUCAÇÃO; v. 8 n. 1 (2019); 51-582316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2019v8n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5297/3728Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFialho, Lia Machado FiuzaSousa, Francisca Genifer Andrade de2021-03-17T13:06:20Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5297Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:02.076967Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FEMINISMO E MACHISMO NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA |
title |
FEMINISMO E MACHISMO NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA |
spellingShingle |
FEMINISMO E MACHISMO NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA Fialho, Lia Machado Fiuza Feminismo. Machismo. Educação. Escola. |
title_short |
FEMINISMO E MACHISMO NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA |
title_full |
FEMINISMO E MACHISMO NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA |
title_fullStr |
FEMINISMO E MACHISMO NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA |
title_full_unstemmed |
FEMINISMO E MACHISMO NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA |
title_sort |
FEMINISMO E MACHISMO NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA |
author |
Fialho, Lia Machado Fiuza |
author_facet |
Fialho, Lia Machado Fiuza Sousa, Francisca Genifer Andrade de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Francisca Genifer Andrade de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho, Lia Machado Fiuza Sousa, Francisca Genifer Andrade de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feminismo. Machismo. Educação. Escola. |
topic |
Feminismo. Machismo. Educação. Escola. |
description |
A escola assume papel relevante na formação do indivíduo, inclusive no que remete à formação dos valores acerca do lugar cultural ocupado na sociedade, pois é nesse espaço que crianças e jovens passam boa parte de suas vidas. Objetiva-se compreender os conhecimentos de professores da educação básica sobre feminismo e machismo, assim como as práticas educativas que desenvolvem para trabalhar questões de gênero. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, em uma escola pública municipal da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, com seis professores da educação básica. Amparado metodologicamente na história oral temática, os dados foram coletados por intermédio de entrevista híbridas - gravadas, transcritas, textualizadas e validadas. Constatou-se o parco conhecimento dos professores acerca dos construtos machismo e feminismo, bem como a falta de formações continuadas que ensejem debates sobre a temática; prevalência de uma cultura de educação escolar que enseja ênfase no aprendizado de conteúdos previamente elaborados e reprodução de valores socialmente elaborados sem a devida criticidade e problematização. Evidenciam-se práticas educativas cotidianas das professoras frente às situações de conflito e discriminação no que concerne a questão de gênero, que podem contribuir para a disseminação de atitudes machistas e preconceituosas. Tais aspectos repercutem em uma pedagogia tradicional e conservadora que se mostra incapaz de mediar o desenvolvimento da práxis pedagógica crítica, que aborda o respeito à diversidade em relação às sexualidades. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion História Oral temática |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5297 10.17564/2316-3828.2019v8n1p51-58 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5297 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2019v8n1p51-58 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5297/3728 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 8 n. 1 (2019); 51-58 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2019v8n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614300008448 |