Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira da Graça, Tereza Cristina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1061
Resumo:  A partir de documentos institucionais e depoimentos, o artigo descreve o percurso histórico do Programa Hora de Estudo; uma parte destacada da política de formação continuada dos professores da rede municipal de ensino de Aracaju. Instituído nos anos noventa pela Secretaria da Educação, em atendimento as reivindicações do magistério, o programa passou por diversas modificações, visando o engajamento dos professores numa formação voltada para a melhoria da qualidade do ensino. A partir da bibliografia corrente analisa a ausência da maioria dos professores, concluindo que o absenteísmo docente se deve à descontinuidade administrativa, às instabilidades da relação poder público-sindicato e a pouca disposição dos professores em investir na sua própria formação por esta via. 
id UNIT-2_2f4c29998723334e84c458f28f9d339f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1061
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesãoProfessores. Formação continuada. Escolas Municipais Aracaju. A partir de documentos institucionais e depoimentos, o artigo descreve o percurso histórico do Programa Hora de Estudo; uma parte destacada da política de formação continuada dos professores da rede municipal de ensino de Aracaju. Instituído nos anos noventa pela Secretaria da Educação, em atendimento as reivindicações do magistério, o programa passou por diversas modificações, visando o engajamento dos professores numa formação voltada para a melhoria da qualidade do ensino. A partir da bibliografia corrente analisa a ausência da maioria dos professores, concluindo que o absenteísmo docente se deve à descontinuidade administrativa, às instabilidades da relação poder público-sindicato e a pouca disposição dos professores em investir na sua própria formação por esta via. Editora Universitária Tiradentes2013-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelato de experiência, historia da formaçãoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/106110.17564/2316-3828.2013v2n1p23-35EDUCAÇÃO; v. 2 n. 1 (2013); 23-352316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2013v2n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1061/474Cerqueira da Graça, Tereza Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1061Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:50.574198Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesão
title Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesão
spellingShingle Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesão
Cerqueira da Graça, Tereza Cristina
Professores. Formação continuada. Escolas Municipais Aracaju.
title_short Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesão
title_full Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesão
title_fullStr Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesão
title_full_unstemmed Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesão
title_sort Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesão
author Cerqueira da Graça, Tereza Cristina
author_facet Cerqueira da Graça, Tereza Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira da Graça, Tereza Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Professores. Formação continuada. Escolas Municipais Aracaju.
topic Professores. Formação continuada. Escolas Municipais Aracaju.
description  A partir de documentos institucionais e depoimentos, o artigo descreve o percurso histórico do Programa Hora de Estudo; uma parte destacada da política de formação continuada dos professores da rede municipal de ensino de Aracaju. Instituído nos anos noventa pela Secretaria da Educação, em atendimento as reivindicações do magistério, o programa passou por diversas modificações, visando o engajamento dos professores numa formação voltada para a melhoria da qualidade do ensino. A partir da bibliografia corrente analisa a ausência da maioria dos professores, concluindo que o absenteísmo docente se deve à descontinuidade administrativa, às instabilidades da relação poder público-sindicato e a pouca disposição dos professores em investir na sua própria formação por esta via. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Relato de experiência, historia da formação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1061
10.17564/2316-3828.2013v2n1p23-35
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1061
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2013v2n1p23-35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1061/474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 2 n. 1 (2013); 23-35
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2013v2n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612879187968