Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1061 |
Resumo: | A partir de documentos institucionais e depoimentos, o artigo descreve o percurso histórico do Programa Hora de Estudo; uma parte destacada da política de formação continuada dos professores da rede municipal de ensino de Aracaju. Instituído nos anos noventa pela Secretaria da Educação, em atendimento as reivindicações do magistério, o programa passou por diversas modificações, visando o engajamento dos professores numa formação voltada para a melhoria da qualidade do ensino. A partir da bibliografia corrente analisa a ausência da maioria dos professores, concluindo que o absenteísmo docente se deve à descontinuidade administrativa, às instabilidades da relação poder público-sindicato e a pouca disposição dos professores em investir na sua própria formação por esta via. |
id |
UNIT-2_2f4c29998723334e84c458f28f9d339f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1061 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesãoProfessores. Formação continuada. Escolas Municipais Aracaju. A partir de documentos institucionais e depoimentos, o artigo descreve o percurso histórico do Programa Hora de Estudo; uma parte destacada da política de formação continuada dos professores da rede municipal de ensino de Aracaju. Instituído nos anos noventa pela Secretaria da Educação, em atendimento as reivindicações do magistério, o programa passou por diversas modificações, visando o engajamento dos professores numa formação voltada para a melhoria da qualidade do ensino. A partir da bibliografia corrente analisa a ausência da maioria dos professores, concluindo que o absenteísmo docente se deve à descontinuidade administrativa, às instabilidades da relação poder público-sindicato e a pouca disposição dos professores em investir na sua própria formação por esta via. Editora Universitária Tiradentes2013-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelato de experiência, historia da formaçãoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/106110.17564/2316-3828.2013v2n1p23-35EDUCAÇÃO; v. 2 n. 1 (2013); 23-352316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2013v2n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1061/474Cerqueira da Graça, Tereza Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1061Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:50.574198Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesão |
title |
Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesão |
spellingShingle |
Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesão Cerqueira da Graça, Tereza Cristina Professores. Formação continuada. Escolas Municipais Aracaju. |
title_short |
Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesão |
title_full |
Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesão |
title_fullStr |
Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesão |
title_full_unstemmed |
Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesão |
title_sort |
Programa Hora de Estudo: a formação continuada como conquista e os desafios da adesão |
author |
Cerqueira da Graça, Tereza Cristina |
author_facet |
Cerqueira da Graça, Tereza Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerqueira da Graça, Tereza Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores. Formação continuada. Escolas Municipais Aracaju. |
topic |
Professores. Formação continuada. Escolas Municipais Aracaju. |
description |
A partir de documentos institucionais e depoimentos, o artigo descreve o percurso histórico do Programa Hora de Estudo; uma parte destacada da política de formação continuada dos professores da rede municipal de ensino de Aracaju. Instituído nos anos noventa pela Secretaria da Educação, em atendimento as reivindicações do magistério, o programa passou por diversas modificações, visando o engajamento dos professores numa formação voltada para a melhoria da qualidade do ensino. A partir da bibliografia corrente analisa a ausência da maioria dos professores, concluindo que o absenteísmo docente se deve à descontinuidade administrativa, às instabilidades da relação poder público-sindicato e a pouca disposição dos professores em investir na sua própria formação por esta via. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Relato de experiência, historia da formação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1061 10.17564/2316-3828.2013v2n1p23-35 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1061 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2013v2n1p23-35 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1061/474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 2 n. 1 (2013); 23-35 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2013v2n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220612879187968 |