DA PRÁTICA AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7036 |
Resumo: | A Matemática, assim como as demais disciplinas que compõem a grade curricular da Educação Básica brasileira, é tema frequente nos debates e discussões dos encontros de educadores em diversas partes do nosso país. Quando realizamos um olhar para o estado do Rio Grande do Sul, observa-se que muito ainda precisa ser feito, para que os índices que refletem a qualidade do que é ensinado e aprendido, nas linguagens e na Matemática, aponte um real desenvolvimento educacional. Diante disso, este trabalho apresenta como tema, as operações com números relativos, e o objetivo geral foi analisar as possíveis deficiências com esses tipos de cálculos, envolvendo as quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão), cuja conceituação é oriunda do Ensino Fundamental, por alunos do primeiro ano do Ensino Médio, e correlacionou-se com o grau de dificuldade de aprendizagem dos conteúdos posteriores da Matemática. A metodologia utilizada foi um estudo de caso exploratório, com abordagem quanti-qualitativa in loco. O universo (população) da pesquisa é referente as turmas do primeiro ano do Ensino Médio diurno, de uma escola pública estadual de Palmeira das Missões (RS). Como resultado, provocou-se a reflexão dos professores atuantes da área de Matemática na referida escola, com o intuito de buscar novas práticas didáticas, pedagógicas e metodológicas, bem como suas tecnologias, para diminuir, ou mesmo suprimir, os índices de reprovação no primeiro ano do Ensino Médio. O mesmo também culminou na possibilidade de se desenvolver um plano de operações, cuja intenção é sanar as dificuldades dos educandos, logo no início do ano letivo. |
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DA PRÁTICA AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIOA Matemática, assim como as demais disciplinas que compõem a grade curricular da Educação Básica brasileira, é tema frequente nos debates e discussões dos encontros de educadores em diversas partes do nosso país. Quando realizamos um olhar para o estado do Rio Grande do Sul, observa-se que muito ainda precisa ser feito, para que os índices que refletem a qualidade do que é ensinado e aprendido, nas linguagens e na Matemática, aponte um real desenvolvimento educacional. Diante disso, este trabalho apresenta como tema, as operações com números relativos, e o objetivo geral foi analisar as possíveis deficiências com esses tipos de cálculos, envolvendo as quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão), cuja conceituação é oriunda do Ensino Fundamental, por alunos do primeiro ano do Ensino Médio, e correlacionou-se com o grau de dificuldade de aprendizagem dos conteúdos posteriores da Matemática. A metodologia utilizada foi um estudo de caso exploratório, com abordagem quanti-qualitativa in loco. O universo (população) da pesquisa é referente as turmas do primeiro ano do Ensino Médio diurno, de uma escola pública estadual de Palmeira das Missões (RS). Como resultado, provocou-se a reflexão dos professores atuantes da área de Matemática na referida escola, com o intuito de buscar novas práticas didáticas, pedagógicas e metodológicas, bem como suas tecnologias, para diminuir, ou mesmo suprimir, os índices de reprovação no primeiro ano do Ensino Médio. O mesmo também culminou na possibilidade de se desenvolver um plano de operações, cuja intenção é sanar as dificuldades dos educandos, logo no início do ano letivo.Editora Universitária Tiradentes2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/703610.17564/2316-3828.2020v9n2p9-24EDUCAÇÃO; v. 9 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 9-242316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v9n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7036/4064Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRichter, Ana Patrícia HenzelWunsch, Luana PriscilaBottentuit Junior, João Batista2020-11-18T19:52:01Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7036Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:04.834365Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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