DA PRÁTICA AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Richter, Ana Patrícia Henzel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Wunsch, Luana Priscila, Bottentuit Junior, João Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7036
Resumo: A Matemática, assim como as demais disciplinas que compõem a grade curricular da Educação Básica brasileira, é tema frequente nos debates e discussões dos encontros de educadores em diversas partes do nosso país. Quando realizamos um olhar para o estado do Rio Grande do Sul, observa-se que muito ainda precisa ser feito, para que os índices que refletem a qualidade do que é ensinado e aprendido, nas linguagens e na Matemática, aponte um real desenvolvimento educacional. Diante disso, este trabalho apresenta como tema, as operações com números relativos, e o objetivo geral foi analisar as possíveis deficiências com esses tipos de cálculos, envolvendo as quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão), cuja conceituação é oriunda do Ensino Fundamental, por alunos do primeiro ano do Ensino Médio, e correlacionou-se com o grau de dificuldade de aprendizagem dos conteúdos posteriores da Matemática. A metodologia utilizada foi um estudo de caso exploratório, com abordagem quanti-qualitativa in loco. O universo (população) da pesquisa é referente as turmas do primeiro ano do Ensino Médio diurno, de uma escola pública estadual de Palmeira das Missões (RS). Como resultado, provocou-se a reflexão dos professores atuantes da área de Matemática na referida escola, com o intuito de buscar novas práticas didáticas, pedagógicas e metodológicas, bem como suas tecnologias, para diminuir, ou mesmo suprimir, os índices de reprovação no primeiro ano do Ensino Médio. O mesmo também culminou na possibilidade de se desenvolver um plano de operações, cuja intenção é sanar as dificuldades dos educandos, logo no início do ano letivo.
id UNIT-2_348abe543b469a36bd3af88e43ab000e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7036
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling DA PRÁTICA AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIOA Matemática, assim como as demais disciplinas que compõem a grade curricular da Educação Básica brasileira, é tema frequente nos debates e discussões dos encontros de educadores em diversas partes do nosso país. Quando realizamos um olhar para o estado do Rio Grande do Sul, observa-se que muito ainda precisa ser feito, para que os índices que refletem a qualidade do que é ensinado e aprendido, nas linguagens e na Matemática, aponte um real desenvolvimento educacional. Diante disso, este trabalho apresenta como tema, as operações com números relativos, e o objetivo geral foi analisar as possíveis deficiências com esses tipos de cálculos, envolvendo as quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão), cuja conceituação é oriunda do Ensino Fundamental, por alunos do primeiro ano do Ensino Médio, e correlacionou-se com o grau de dificuldade de aprendizagem dos conteúdos posteriores da Matemática. A metodologia utilizada foi um estudo de caso exploratório, com abordagem quanti-qualitativa in loco. O universo (população) da pesquisa é referente as turmas do primeiro ano do Ensino Médio diurno, de uma escola pública estadual de Palmeira das Missões (RS). Como resultado, provocou-se a reflexão dos professores atuantes da área de Matemática na referida escola, com o intuito de buscar novas práticas didáticas, pedagógicas e metodológicas, bem como suas tecnologias, para diminuir, ou mesmo suprimir, os índices de reprovação no primeiro ano do Ensino Médio. O mesmo também culminou na possibilidade de se desenvolver um plano de operações, cuja intenção é sanar as dificuldades dos educandos, logo no início do ano letivo.Editora Universitária Tiradentes2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/703610.17564/2316-3828.2020v9n2p9-24EDUCAÇÃO; v. 9 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 9-242316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v9n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7036/4064Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRichter, Ana Patrícia HenzelWunsch, Luana PriscilaBottentuit Junior, João Batista2020-11-18T19:52:01Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7036Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:04.834365Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv DA PRÁTICA AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
title DA PRÁTICA AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle DA PRÁTICA AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Richter, Ana Patrícia Henzel
title_short DA PRÁTICA AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
title_full DA PRÁTICA AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr DA PRÁTICA AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed DA PRÁTICA AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
title_sort DA PRÁTICA AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
author Richter, Ana Patrícia Henzel
author_facet Richter, Ana Patrícia Henzel
Wunsch, Luana Priscila
Bottentuit Junior, João Batista
author_role author
author2 Wunsch, Luana Priscila
Bottentuit Junior, João Batista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Richter, Ana Patrícia Henzel
Wunsch, Luana Priscila
Bottentuit Junior, João Batista
description A Matemática, assim como as demais disciplinas que compõem a grade curricular da Educação Básica brasileira, é tema frequente nos debates e discussões dos encontros de educadores em diversas partes do nosso país. Quando realizamos um olhar para o estado do Rio Grande do Sul, observa-se que muito ainda precisa ser feito, para que os índices que refletem a qualidade do que é ensinado e aprendido, nas linguagens e na Matemática, aponte um real desenvolvimento educacional. Diante disso, este trabalho apresenta como tema, as operações com números relativos, e o objetivo geral foi analisar as possíveis deficiências com esses tipos de cálculos, envolvendo as quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão), cuja conceituação é oriunda do Ensino Fundamental, por alunos do primeiro ano do Ensino Médio, e correlacionou-se com o grau de dificuldade de aprendizagem dos conteúdos posteriores da Matemática. A metodologia utilizada foi um estudo de caso exploratório, com abordagem quanti-qualitativa in loco. O universo (população) da pesquisa é referente as turmas do primeiro ano do Ensino Médio diurno, de uma escola pública estadual de Palmeira das Missões (RS). Como resultado, provocou-se a reflexão dos professores atuantes da área de Matemática na referida escola, com o intuito de buscar novas práticas didáticas, pedagógicas e metodológicas, bem como suas tecnologias, para diminuir, ou mesmo suprimir, os índices de reprovação no primeiro ano do Ensino Médio. O mesmo também culminou na possibilidade de se desenvolver um plano de operações, cuja intenção é sanar as dificuldades dos educandos, logo no início do ano letivo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7036
10.17564/2316-3828.2020v9n2p9-24
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7036
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v9n2p9-24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7036/4064
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 9 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 9-24
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v9n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1787715360295747584