IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rodrigo Emanoel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodrigues de Amorim, Antonio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4247
Resumo: As redes sociais digitais nos tomam de assalto com uma avalanche constante de imagens e palavras, num processo que pode ser descrito, num sentido deleuziano, como um esgotamento das potências da imagem, estancando a criação de novos possíveis. Ao retomar a função do conceito de punctum para Roland Barthes na relação com imagens digitais que circulam no ciberespaço, este ensaio teórico se propõe e explorar a potência do invisível, do “espaço-entre” não afirmativo na experiência do dia a dia nas redes sociais como qualidades educativas contemporâneas.
id UNIT-2_3a2c3cf7fce28ef08d91f307eae3e976
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4247
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO.fotografiafilosofiaciberespaço.As redes sociais digitais nos tomam de assalto com uma avalanche constante de imagens e palavras, num processo que pode ser descrito, num sentido deleuziano, como um esgotamento das potências da imagem, estancando a criação de novos possíveis. Ao retomar a função do conceito de punctum para Roland Barthes na relação com imagens digitais que circulam no ciberespaço, este ensaio teórico se propõe e explorar a potência do invisível, do “espaço-entre” não afirmativo na experiência do dia a dia nas redes sociais como qualidades educativas contemporâneas.Editora Universitária Tiradentes2017-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio Teóricoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/424710.17564/2316-3828.2017v6n1p177-188EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 177-1882316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v6n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4247/2424Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Rodrigo EmanoelRodrigues de Amorim, Antonio Carlos2020-11-18T20:57:39Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4247Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:58.718487Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO.
title IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO.
spellingShingle IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO.
Fernandes, Rodrigo Emanoel
fotografia
filosofia
ciberespaço.
title_short IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO.
title_full IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO.
title_fullStr IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO.
title_full_unstemmed IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO.
title_sort IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO.
author Fernandes, Rodrigo Emanoel
author_facet Fernandes, Rodrigo Emanoel
Rodrigues de Amorim, Antonio Carlos
author_role author
author2 Rodrigues de Amorim, Antonio Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Rodrigo Emanoel
Rodrigues de Amorim, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv fotografia
filosofia
ciberespaço.
topic fotografia
filosofia
ciberespaço.
description As redes sociais digitais nos tomam de assalto com uma avalanche constante de imagens e palavras, num processo que pode ser descrito, num sentido deleuziano, como um esgotamento das potências da imagem, estancando a criação de novos possíveis. Ao retomar a função do conceito de punctum para Roland Barthes na relação com imagens digitais que circulam no ciberespaço, este ensaio teórico se propõe e explorar a potência do invisível, do “espaço-entre” não afirmativo na experiência do dia a dia nas redes sociais como qualidades educativas contemporâneas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ensaio Teórico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4247
10.17564/2316-3828.2017v6n1p177-188
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4247
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2017v6n1p177-188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4247/2424
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 177-188
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2017v6n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613857509376