IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4247 |
Resumo: | As redes sociais digitais nos tomam de assalto com uma avalanche constante de imagens e palavras, num processo que pode ser descrito, num sentido deleuziano, como um esgotamento das potências da imagem, estancando a criação de novos possíveis. Ao retomar a função do conceito de punctum para Roland Barthes na relação com imagens digitais que circulam no ciberespaço, este ensaio teórico se propõe e explorar a potência do invisível, do “espaço-entre” não afirmativo na experiência do dia a dia nas redes sociais como qualidades educativas contemporâneas. |
id |
UNIT-2_3a2c3cf7fce28ef08d91f307eae3e976 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4247 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO.fotografiafilosofiaciberespaço.As redes sociais digitais nos tomam de assalto com uma avalanche constante de imagens e palavras, num processo que pode ser descrito, num sentido deleuziano, como um esgotamento das potências da imagem, estancando a criação de novos possíveis. Ao retomar a função do conceito de punctum para Roland Barthes na relação com imagens digitais que circulam no ciberespaço, este ensaio teórico se propõe e explorar a potência do invisível, do “espaço-entre” não afirmativo na experiência do dia a dia nas redes sociais como qualidades educativas contemporâneas.Editora Universitária Tiradentes2017-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio Teóricoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/424710.17564/2316-3828.2017v6n1p177-188EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 177-1882316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v6n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4247/2424Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Rodrigo EmanoelRodrigues de Amorim, Antonio Carlos2020-11-18T20:57:39Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4247Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:58.718487Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO. |
title |
IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO. |
spellingShingle |
IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO. Fernandes, Rodrigo Emanoel fotografia filosofia ciberespaço. |
title_short |
IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO. |
title_full |
IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO. |
title_fullStr |
IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO. |
title_full_unstemmed |
IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO. |
title_sort |
IMAGENS FOTOGRÁFICAS NAS REDES SOCIAIS: ENTRE FLUXOS, ESGOTAMENTOS E CRIAÇÃO. |
author |
Fernandes, Rodrigo Emanoel |
author_facet |
Fernandes, Rodrigo Emanoel Rodrigues de Amorim, Antonio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues de Amorim, Antonio Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Rodrigo Emanoel Rodrigues de Amorim, Antonio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fotografia filosofia ciberespaço. |
topic |
fotografia filosofia ciberespaço. |
description |
As redes sociais digitais nos tomam de assalto com uma avalanche constante de imagens e palavras, num processo que pode ser descrito, num sentido deleuziano, como um esgotamento das potências da imagem, estancando a criação de novos possíveis. Ao retomar a função do conceito de punctum para Roland Barthes na relação com imagens digitais que circulam no ciberespaço, este ensaio teórico se propõe e explorar a potência do invisível, do “espaço-entre” não afirmativo na experiência do dia a dia nas redes sociais como qualidades educativas contemporâneas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ensaio Teórico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4247 10.17564/2316-3828.2017v6n1p177-188 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4247 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2017v6n1p177-188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4247/2424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 177-188 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2017v6n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613857509376 |