A PRODUÇÃO DE SABERES NUMA ERA DE TÉCNICA E CIBERCULTURA: DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4410 |
Resumo: | A proposta inscreve-se nos debates sobre Educação, Tecnologias da Informação e Prática Pedagógica. Seu objetivo é analisar, à luz das contribuições Filosóficas e Pedagógicas de Gabriel Marcel, o papel do educador numa era da técnica e cibercultura. Neste sentido, Marcel procura problematizar as diferenças entre as concepções técnica-funcional e humano-relacional, por compreender que elas representam as tendências que reconhecem o conceito de formabilidade como o princípio que caracteriza a educação numa determinada época, como ato de produzir ou deixar desenvolver do humano/educando, para atingir o fim que se encontra essencialmente nele ou que foi pretendido em suas possibilidades. Refletir sobre; quais as implicações que o modelo educativo da técnica, em torno do qual se foi erigindo a educação contemporânea, infunde sobre as relações humanas e os desdobramentos das propostas e dos processos educacionais? O que o educador e a própria Pedagogia podem apreender dos estímulos dos ciberespaços? Do ponto de vista metodológico, optamos pela reflexão hermenêutico-ontológica, por compreendermos que a mesma está voltada para o tratamento interpretativo das informações e contribuições teóricas, à medida que visa desvelar as estruturas do desenvolvimento da existência do Ser e estabelecer uma íntima relação entre o sujeito pesquisador e sua pesquisa. Recorremos a estas inquietações, no âmbito de uma sociedade marcada pelo primado dos meios de comunicação de massa sobre o humano, do ter sobre o ser e da reprodução de saberes sobre o desvelamento do que é o homem e suas possibilidades. Palavras - chave: Ensino, Cibercultura, Prática Docente, Gabriel Marcel. |
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A PRODUÇÃO DE SABERES NUMA ERA DE TÉCNICA E CIBERCULTURA: DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTEEnsinoCiberculturaPrática DocenteGabriel Marcel.A proposta inscreve-se nos debates sobre Educação, Tecnologias da Informação e Prática Pedagógica. Seu objetivo é analisar, à luz das contribuições Filosóficas e Pedagógicas de Gabriel Marcel, o papel do educador numa era da técnica e cibercultura. Neste sentido, Marcel procura problematizar as diferenças entre as concepções técnica-funcional e humano-relacional, por compreender que elas representam as tendências que reconhecem o conceito de formabilidade como o princípio que caracteriza a educação numa determinada época, como ato de produzir ou deixar desenvolver do humano/educando, para atingir o fim que se encontra essencialmente nele ou que foi pretendido em suas possibilidades. Refletir sobre; quais as implicações que o modelo educativo da técnica, em torno do qual se foi erigindo a educação contemporânea, infunde sobre as relações humanas e os desdobramentos das propostas e dos processos educacionais? O que o educador e a própria Pedagogia podem apreender dos estímulos dos ciberespaços? Do ponto de vista metodológico, optamos pela reflexão hermenêutico-ontológica, por compreendermos que a mesma está voltada para o tratamento interpretativo das informações e contribuições teóricas, à medida que visa desvelar as estruturas do desenvolvimento da existência do Ser e estabelecer uma íntima relação entre o sujeito pesquisador e sua pesquisa. Recorremos a estas inquietações, no âmbito de uma sociedade marcada pelo primado dos meios de comunicação de massa sobre o humano, do ter sobre o ser e da reprodução de saberes sobre o desvelamento do que é o homem e suas possibilidades. Palavras - chave: Ensino, Cibercultura, Prática Docente, Gabriel Marcel.Editora Universitária Tiradentes2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo téóricoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/441010.17564/2316-3828.2018v6n3p63-72EDUCAÇÃO; v. 6 n. 3 (2018); 63-722316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2018v6n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4410/2849Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ezir George2020-11-18T20:45:58Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4410Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:59.446397Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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