O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Carla Chagas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vieira, José Jairo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8369
Resumo: As políticas públicas educacionais surgem com o propósito de naturalizar fenômenos sociais com consentido pelo Estado. Logo, são políticas que buscam não uma revolução social, mas que buscam amenizar crises que são produzidas, muitas vezes pelo próprio sistema político e ideológico que nos baseia. Assim, este artigo objetivou analisar o que o silêncio sobre a temática gênero na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem a nos dizer. Para alcançarmos este objetivo, utilizamos como metodologia a análise documental, nos embasamos naia BNCC. Alcançamos como resultados a confirmação da ausência da temática sobre a estrutura de gênero na sociedade na BNCC, mas confirmamos que este silêncio não significa um negligenciamento sobre o assunto, e sim uma confirmação e apoio para a naturalização das estruturas atuais sobre as desigualdades de gênero. Confirmando como essas desigualdades baseiam e fortificam a nossa sociedade capitalista, que tem como propósito a exploração de uma classe ou grupo de pessoas sobre outras. Concluímos que esta visão das questões de gênero deve ser enaltecida e ampliada, com o intuito de um olhar panorâmico sem segmentações sobre gênero e as demais estruturas sociais.
id UNIT-2_5724b914c476f1c441c2dce02b0b64ef
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8369
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNEROGêneroPolíticas Públicas EducacionaisSociedadeAs políticas públicas educacionais surgem com o propósito de naturalizar fenômenos sociais com consentido pelo Estado. Logo, são políticas que buscam não uma revolução social, mas que buscam amenizar crises que são produzidas, muitas vezes pelo próprio sistema político e ideológico que nos baseia. Assim, este artigo objetivou analisar o que o silêncio sobre a temática gênero na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem a nos dizer. Para alcançarmos este objetivo, utilizamos como metodologia a análise documental, nos embasamos naia BNCC. Alcançamos como resultados a confirmação da ausência da temática sobre a estrutura de gênero na sociedade na BNCC, mas confirmamos que este silêncio não significa um negligenciamento sobre o assunto, e sim uma confirmação e apoio para a naturalização das estruturas atuais sobre as desigualdades de gênero. Confirmando como essas desigualdades baseiam e fortificam a nossa sociedade capitalista, que tem como propósito a exploração de uma classe ou grupo de pessoas sobre outras. Concluímos que esta visão das questões de gênero deve ser enaltecida e ampliada, com o intuito de um olhar panorâmico sem segmentações sobre gênero e as demais estruturas sociais.Editora Universitária Tiradentes2020-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionponto de vistaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/836910.17564/2316-3828.2020v8n3p483-496EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 483-4962316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8369/4123Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamalho, Carla ChagasVieira, José Jairo2020-11-18T19:40:43Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8369Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:07.762346Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO
title O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO
spellingShingle O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO
Ramalho, Carla Chagas
Gênero
Políticas Públicas Educacionais
Sociedade
title_short O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO
title_full O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO
title_fullStr O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO
title_full_unstemmed O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO
title_sort O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO
author Ramalho, Carla Chagas
author_facet Ramalho, Carla Chagas
Vieira, José Jairo
author_role author
author2 Vieira, José Jairo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Carla Chagas
Vieira, José Jairo
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Políticas Públicas Educacionais
Sociedade
topic Gênero
Políticas Públicas Educacionais
Sociedade
description As políticas públicas educacionais surgem com o propósito de naturalizar fenômenos sociais com consentido pelo Estado. Logo, são políticas que buscam não uma revolução social, mas que buscam amenizar crises que são produzidas, muitas vezes pelo próprio sistema político e ideológico que nos baseia. Assim, este artigo objetivou analisar o que o silêncio sobre a temática gênero na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem a nos dizer. Para alcançarmos este objetivo, utilizamos como metodologia a análise documental, nos embasamos naia BNCC. Alcançamos como resultados a confirmação da ausência da temática sobre a estrutura de gênero na sociedade na BNCC, mas confirmamos que este silêncio não significa um negligenciamento sobre o assunto, e sim uma confirmação e apoio para a naturalização das estruturas atuais sobre as desigualdades de gênero. Confirmando como essas desigualdades baseiam e fortificam a nossa sociedade capitalista, que tem como propósito a exploração de uma classe ou grupo de pessoas sobre outras. Concluímos que esta visão das questões de gênero deve ser enaltecida e ampliada, com o intuito de um olhar panorâmico sem segmentações sobre gênero e as demais estruturas sociais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ponto de vista
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8369
10.17564/2316-3828.2020v8n3p483-496
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8369
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n3p483-496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8369/4123
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 483-496
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614834782208