O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8369 |
Resumo: | As políticas públicas educacionais surgem com o propósito de naturalizar fenômenos sociais com consentido pelo Estado. Logo, são políticas que buscam não uma revolução social, mas que buscam amenizar crises que são produzidas, muitas vezes pelo próprio sistema político e ideológico que nos baseia. Assim, este artigo objetivou analisar o que o silêncio sobre a temática gênero na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem a nos dizer. Para alcançarmos este objetivo, utilizamos como metodologia a análise documental, nos embasamos naia BNCC. Alcançamos como resultados a confirmação da ausência da temática sobre a estrutura de gênero na sociedade na BNCC, mas confirmamos que este silêncio não significa um negligenciamento sobre o assunto, e sim uma confirmação e apoio para a naturalização das estruturas atuais sobre as desigualdades de gênero. Confirmando como essas desigualdades baseiam e fortificam a nossa sociedade capitalista, que tem como propósito a exploração de uma classe ou grupo de pessoas sobre outras. Concluímos que esta visão das questões de gênero deve ser enaltecida e ampliada, com o intuito de um olhar panorâmico sem segmentações sobre gênero e as demais estruturas sociais. |
id |
UNIT-2_5724b914c476f1c441c2dce02b0b64ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8369 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNEROGêneroPolíticas Públicas EducacionaisSociedadeAs políticas públicas educacionais surgem com o propósito de naturalizar fenômenos sociais com consentido pelo Estado. Logo, são políticas que buscam não uma revolução social, mas que buscam amenizar crises que são produzidas, muitas vezes pelo próprio sistema político e ideológico que nos baseia. Assim, este artigo objetivou analisar o que o silêncio sobre a temática gênero na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem a nos dizer. Para alcançarmos este objetivo, utilizamos como metodologia a análise documental, nos embasamos naia BNCC. Alcançamos como resultados a confirmação da ausência da temática sobre a estrutura de gênero na sociedade na BNCC, mas confirmamos que este silêncio não significa um negligenciamento sobre o assunto, e sim uma confirmação e apoio para a naturalização das estruturas atuais sobre as desigualdades de gênero. Confirmando como essas desigualdades baseiam e fortificam a nossa sociedade capitalista, que tem como propósito a exploração de uma classe ou grupo de pessoas sobre outras. Concluímos que esta visão das questões de gênero deve ser enaltecida e ampliada, com o intuito de um olhar panorâmico sem segmentações sobre gênero e as demais estruturas sociais.Editora Universitária Tiradentes2020-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionponto de vistaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/836910.17564/2316-3828.2020v8n3p483-496EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 483-4962316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8369/4123Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamalho, Carla ChagasVieira, José Jairo2020-11-18T19:40:43Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8369Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:07.762346Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO |
title |
O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO |
spellingShingle |
O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO Ramalho, Carla Chagas Gênero Políticas Públicas Educacionais Sociedade |
title_short |
O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO |
title_full |
O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO |
title_fullStr |
O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO |
title_full_unstemmed |
O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO |
title_sort |
O ESCUTAR DO SILÊNCIO – O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO |
author |
Ramalho, Carla Chagas |
author_facet |
Ramalho, Carla Chagas Vieira, José Jairo |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, José Jairo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramalho, Carla Chagas Vieira, José Jairo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Políticas Públicas Educacionais Sociedade |
topic |
Gênero Políticas Públicas Educacionais Sociedade |
description |
As políticas públicas educacionais surgem com o propósito de naturalizar fenômenos sociais com consentido pelo Estado. Logo, são políticas que buscam não uma revolução social, mas que buscam amenizar crises que são produzidas, muitas vezes pelo próprio sistema político e ideológico que nos baseia. Assim, este artigo objetivou analisar o que o silêncio sobre a temática gênero na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem a nos dizer. Para alcançarmos este objetivo, utilizamos como metodologia a análise documental, nos embasamos naia BNCC. Alcançamos como resultados a confirmação da ausência da temática sobre a estrutura de gênero na sociedade na BNCC, mas confirmamos que este silêncio não significa um negligenciamento sobre o assunto, e sim uma confirmação e apoio para a naturalização das estruturas atuais sobre as desigualdades de gênero. Confirmando como essas desigualdades baseiam e fortificam a nossa sociedade capitalista, que tem como propósito a exploração de uma classe ou grupo de pessoas sobre outras. Concluímos que esta visão das questões de gênero deve ser enaltecida e ampliada, com o intuito de um olhar panorâmico sem segmentações sobre gênero e as demais estruturas sociais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion ponto de vista |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8369 10.17564/2316-3828.2020v8n3p483-496 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8369 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v8n3p483-496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8369/4123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 483-496 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v8n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614834782208 |