JORNALISMO COLABORATIVO E CIBERCULTURA: FOTOGRAFIA COMO FONTE DE PERTENCIMENTO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3942 |
Resumo: | Na contemporaneidade, as tecnologias da informação e comunicação (TICs), potencializadas pela internet, contribuem para a troca de saberes, ao criar teias de colaboração e relacionamento. Nesse contexto, os canais oficiais das instituições de ensino na rede, especialmente, o Facebook, tornam-se fonte de identidade individual e coletiva, sobretudo se levarmos em consideração o poder das fotografias como elementos de integração dos sujeitos. Ao trazer teorias no diálogo com as práticas cotidianas do Núcleo de Comunicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Seabra, com foco no gerenciamento da rede social supracitada, este artigo se propõe a contribuir com o debate acerca da relação entre Jornalismo Colaborativo e Cibercultura, focando nos registros fotográficos como meios para o sentimento de pertença e o fortalecimento de identidades sociais. |
id |
UNIT-2_5d47d72c615ea23425a2c940690605b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3942 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
JORNALISMO COLABORATIVO E CIBERCULTURA: FOTOGRAFIA COMO FONTE DE PERTENCIMENTO EM UMA COMUNIDADE ESCOLARJornalismo ColaborativoCiberculturaFotografiaPertencimentoComunidade EscolarNa contemporaneidade, as tecnologias da informação e comunicação (TICs), potencializadas pela internet, contribuem para a troca de saberes, ao criar teias de colaboração e relacionamento. Nesse contexto, os canais oficiais das instituições de ensino na rede, especialmente, o Facebook, tornam-se fonte de identidade individual e coletiva, sobretudo se levarmos em consideração o poder das fotografias como elementos de integração dos sujeitos. Ao trazer teorias no diálogo com as práticas cotidianas do Núcleo de Comunicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Seabra, com foco no gerenciamento da rede social supracitada, este artigo se propõe a contribuir com o debate acerca da relação entre Jornalismo Colaborativo e Cibercultura, focando nos registros fotográficos como meios para o sentimento de pertença e o fortalecimento de identidades sociais.Editora Universitária Tiradentes2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/394210.17564/2316-3828.2018v6n3p53-62EDUCAÇÃO; v. 6 n. 3 (2018); 53-622316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2018v6n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3942/2848Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sá, Verusa Pinho2020-11-18T20:46:22Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3942Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:57.797507Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JORNALISMO COLABORATIVO E CIBERCULTURA: FOTOGRAFIA COMO FONTE DE PERTENCIMENTO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR |
title |
JORNALISMO COLABORATIVO E CIBERCULTURA: FOTOGRAFIA COMO FONTE DE PERTENCIMENTO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR |
spellingShingle |
JORNALISMO COLABORATIVO E CIBERCULTURA: FOTOGRAFIA COMO FONTE DE PERTENCIMENTO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR de Sá, Verusa Pinho Jornalismo Colaborativo Cibercultura Fotografia Pertencimento Comunidade Escolar |
title_short |
JORNALISMO COLABORATIVO E CIBERCULTURA: FOTOGRAFIA COMO FONTE DE PERTENCIMENTO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR |
title_full |
JORNALISMO COLABORATIVO E CIBERCULTURA: FOTOGRAFIA COMO FONTE DE PERTENCIMENTO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR |
title_fullStr |
JORNALISMO COLABORATIVO E CIBERCULTURA: FOTOGRAFIA COMO FONTE DE PERTENCIMENTO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
JORNALISMO COLABORATIVO E CIBERCULTURA: FOTOGRAFIA COMO FONTE DE PERTENCIMENTO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR |
title_sort |
JORNALISMO COLABORATIVO E CIBERCULTURA: FOTOGRAFIA COMO FONTE DE PERTENCIMENTO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR |
author |
de Sá, Verusa Pinho |
author_facet |
de Sá, Verusa Pinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sá, Verusa Pinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Colaborativo Cibercultura Fotografia Pertencimento Comunidade Escolar |
topic |
Jornalismo Colaborativo Cibercultura Fotografia Pertencimento Comunidade Escolar |
description |
Na contemporaneidade, as tecnologias da informação e comunicação (TICs), potencializadas pela internet, contribuem para a troca de saberes, ao criar teias de colaboração e relacionamento. Nesse contexto, os canais oficiais das instituições de ensino na rede, especialmente, o Facebook, tornam-se fonte de identidade individual e coletiva, sobretudo se levarmos em consideração o poder das fotografias como elementos de integração dos sujeitos. Ao trazer teorias no diálogo com as práticas cotidianas do Núcleo de Comunicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Seabra, com foco no gerenciamento da rede social supracitada, este artigo se propõe a contribuir com o debate acerca da relação entre Jornalismo Colaborativo e Cibercultura, focando nos registros fotográficos como meios para o sentimento de pertença e o fortalecimento de identidades sociais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3942 10.17564/2316-3828.2018v6n3p53-62 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3942 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2018v6n3p53-62 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3942/2848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 6 n. 3 (2018); 53-62 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2018v6n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613829197824 |