AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Graça Regina Armond Matias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Matias, Lorena Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8770
Resumo: Com a difusão do conhecimento, e a ressignificação da cultura digital, na atualidade, o ambiente escolar como espaço formador da cidadania, precisa repensar as práticas pedagógicas, visto que observamos os artefatos interativos cada vez mais presentes no cotidiano dos educandos. Neste contexto, com a diversidade das Tecnologias Digitais em Rede (TDR), dentre elas o Skype, a presente pesquisa objetivou relatar uma experiência de ampliação da sala de aula, apropriando-se desse artefato para dialogar e promover uma aula interativa. Com esse propósito os estudantes realizaram uma entrevista com profissional que se encontrava distante geograficamente da aula do Ensino Fundamental I. Concluímos que muitas são as contribuições da utilização de tecnologias para a docência, dentre elas: a melhor utilização do tempo e espaço na sala de aula e a transformação do ambiente de aprendizagem.
id UNIT-2_5d6e1b3b26ec3298ac52eeb1aea867eb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8770
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTALCiberculturaLetramento científicoMetodologias AtivasSkype .Com a difusão do conhecimento, e a ressignificação da cultura digital, na atualidade, o ambiente escolar como espaço formador da cidadania, precisa repensar as práticas pedagógicas, visto que observamos os artefatos interativos cada vez mais presentes no cotidiano dos educandos. Neste contexto, com a diversidade das Tecnologias Digitais em Rede (TDR), dentre elas o Skype, a presente pesquisa objetivou relatar uma experiência de ampliação da sala de aula, apropriando-se desse artefato para dialogar e promover uma aula interativa. Com esse propósito os estudantes realizaram uma entrevista com profissional que se encontrava distante geograficamente da aula do Ensino Fundamental I. Concluímos que muitas são as contribuições da utilização de tecnologias para a docência, dentre elas: a melhor utilização do tempo e espaço na sala de aula e a transformação do ambiente de aprendizagem.Editora Universitária Tiradentes2020-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/877010.17564/2316-3828.2020v10n2p95-109EDUCAÇÃO; v. 10 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - As provocações atuais da Cibercultura nas redes educativas; 95-1092316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v10n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8770/4323Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Graça Regina Armond MatiasMatias, Lorena Andrade2020-11-17T18:31:53Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8770Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:09.979580Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL
title AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ferreira, Graça Regina Armond Matias
Cibercultura
Letramento científico
Metodologias Ativas
Skype .
title_short AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL
author Ferreira, Graça Regina Armond Matias
author_facet Ferreira, Graça Regina Armond Matias
Matias, Lorena Andrade
author_role author
author2 Matias, Lorena Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Graça Regina Armond Matias
Matias, Lorena Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Cibercultura
Letramento científico
Metodologias Ativas
Skype .
topic Cibercultura
Letramento científico
Metodologias Ativas
Skype .
description Com a difusão do conhecimento, e a ressignificação da cultura digital, na atualidade, o ambiente escolar como espaço formador da cidadania, precisa repensar as práticas pedagógicas, visto que observamos os artefatos interativos cada vez mais presentes no cotidiano dos educandos. Neste contexto, com a diversidade das Tecnologias Digitais em Rede (TDR), dentre elas o Skype, a presente pesquisa objetivou relatar uma experiência de ampliação da sala de aula, apropriando-se desse artefato para dialogar e promover uma aula interativa. Com esse propósito os estudantes realizaram uma entrevista com profissional que se encontrava distante geograficamente da aula do Ensino Fundamental I. Concluímos que muitas são as contribuições da utilização de tecnologias para a docência, dentre elas: a melhor utilização do tempo e espaço na sala de aula e a transformação do ambiente de aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8770
10.17564/2316-3828.2020v10n2p95-109
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8770
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v10n2p95-109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8770/4323
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 10 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - As provocações atuais da Cibercultura nas redes educativas; 95-109
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v10n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614900842496