AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8770 |
Resumo: | Com a difusão do conhecimento, e a ressignificação da cultura digital, na atualidade, o ambiente escolar como espaço formador da cidadania, precisa repensar as práticas pedagógicas, visto que observamos os artefatos interativos cada vez mais presentes no cotidiano dos educandos. Neste contexto, com a diversidade das Tecnologias Digitais em Rede (TDR), dentre elas o Skype, a presente pesquisa objetivou relatar uma experiência de ampliação da sala de aula, apropriando-se desse artefato para dialogar e promover uma aula interativa. Com esse propósito os estudantes realizaram uma entrevista com profissional que se encontrava distante geograficamente da aula do Ensino Fundamental I. Concluímos que muitas são as contribuições da utilização de tecnologias para a docência, dentre elas: a melhor utilização do tempo e espaço na sala de aula e a transformação do ambiente de aprendizagem. |
id |
UNIT-2_5d6e1b3b26ec3298ac52eeb1aea867eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8770 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTALCiberculturaLetramento científicoMetodologias AtivasSkype .Com a difusão do conhecimento, e a ressignificação da cultura digital, na atualidade, o ambiente escolar como espaço formador da cidadania, precisa repensar as práticas pedagógicas, visto que observamos os artefatos interativos cada vez mais presentes no cotidiano dos educandos. Neste contexto, com a diversidade das Tecnologias Digitais em Rede (TDR), dentre elas o Skype, a presente pesquisa objetivou relatar uma experiência de ampliação da sala de aula, apropriando-se desse artefato para dialogar e promover uma aula interativa. Com esse propósito os estudantes realizaram uma entrevista com profissional que se encontrava distante geograficamente da aula do Ensino Fundamental I. Concluímos que muitas são as contribuições da utilização de tecnologias para a docência, dentre elas: a melhor utilização do tempo e espaço na sala de aula e a transformação do ambiente de aprendizagem.Editora Universitária Tiradentes2020-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/877010.17564/2316-3828.2020v10n2p95-109EDUCAÇÃO; v. 10 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - As provocações atuais da Cibercultura nas redes educativas; 95-1092316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v10n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8770/4323Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Graça Regina Armond MatiasMatias, Lorena Andrade2020-11-17T18:31:53Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8770Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:09.979580Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL Ferreira, Graça Regina Armond Matias Cibercultura Letramento científico Metodologias Ativas Skype . |
title_short |
AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
AMPLIANDO A SALA DE AULA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: EXPERIÊNCIA COM O USO DO SKYPE NO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Ferreira, Graça Regina Armond Matias |
author_facet |
Ferreira, Graça Regina Armond Matias Matias, Lorena Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Matias, Lorena Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Graça Regina Armond Matias Matias, Lorena Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cibercultura Letramento científico Metodologias Ativas Skype . |
topic |
Cibercultura Letramento científico Metodologias Ativas Skype . |
description |
Com a difusão do conhecimento, e a ressignificação da cultura digital, na atualidade, o ambiente escolar como espaço formador da cidadania, precisa repensar as práticas pedagógicas, visto que observamos os artefatos interativos cada vez mais presentes no cotidiano dos educandos. Neste contexto, com a diversidade das Tecnologias Digitais em Rede (TDR), dentre elas o Skype, a presente pesquisa objetivou relatar uma experiência de ampliação da sala de aula, apropriando-se desse artefato para dialogar e promover uma aula interativa. Com esse propósito os estudantes realizaram uma entrevista com profissional que se encontrava distante geograficamente da aula do Ensino Fundamental I. Concluímos que muitas são as contribuições da utilização de tecnologias para a docência, dentre elas: a melhor utilização do tempo e espaço na sala de aula e a transformação do ambiente de aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8770 10.17564/2316-3828.2020v10n2p95-109 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8770 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v10n2p95-109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8770/4323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 10 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - As provocações atuais da Cibercultura nas redes educativas; 95-109 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v10n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614900842496 |