ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE: CAMINHOS PERCORRIDOS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Andrea Karla Ferreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: LIma, Emerson dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6142
Resumo: Este artigo tem o objetivo de evidenciar a importância da educação a distância na formação técnica profissionalizante, e pretende, especificamente, traçar o caminho do ensino técnico profissionalizante, abordando fatos, desde as primeiras leis até chegar na educação a distância, e apresentar dados que comprovam as contribuições da EAD para o ensino técnico profissionalizante. Para tanto, foi feita uma busca em bibliografias pertinentes, que o classifica como resultado de uma pesquisa bibliográfica; além de consultas em leis e decretos que abordam sobre a temática aqui abordada, dando a este artigo o viés da pesquisa documental. Com base nos dados coletados, através dos documentos e bibliografias consulados, conclui-se que a educação a distância tornou-se grande aliada no processo de formação técnica dos estudantes brasileiros e altamente relevante para o avanço dos cursos técnicos profissionalizantes, visto que cresce a oferta e a procura por cursos nesta modalidade.
id UNIT-2_639feea929754a252a8f5a5e9ec1667e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6142
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE: CAMINHOS PERCORRIDOS EM TERRITÓRIO BRASILEIROCursos Profissionalizantes. Educação a Distância. Formação Técnica. Leis.Este artigo tem o objetivo de evidenciar a importância da educação a distância na formação técnica profissionalizante, e pretende, especificamente, traçar o caminho do ensino técnico profissionalizante, abordando fatos, desde as primeiras leis até chegar na educação a distância, e apresentar dados que comprovam as contribuições da EAD para o ensino técnico profissionalizante. Para tanto, foi feita uma busca em bibliografias pertinentes, que o classifica como resultado de uma pesquisa bibliográfica; além de consultas em leis e decretos que abordam sobre a temática aqui abordada, dando a este artigo o viés da pesquisa documental. Com base nos dados coletados, através dos documentos e bibliografias consulados, conclui-se que a educação a distância tornou-se grande aliada no processo de formação técnica dos estudantes brasileiros e altamente relevante para o avanço dos cursos técnicos profissionalizantes, visto que cresce a oferta e a procura por cursos nesta modalidade.Editora Universitária Tiradentes2019-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/614210.17564/2316-3828.2019v7n3p155-168EDUCAÇÃO; v. 7 n. 3 (2019): Publicação Contínua; 155-1682316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2019v7n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6142/3510Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Andrea Karla FerreiraLIma, Emerson dos Santos2020-11-18T20:22:19Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6142Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:03.128243Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE: CAMINHOS PERCORRIDOS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO
title ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE: CAMINHOS PERCORRIDOS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO
spellingShingle ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE: CAMINHOS PERCORRIDOS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO
Nunes, Andrea Karla Ferreira
Cursos Profissionalizantes. Educação a Distância. Formação Técnica. Leis.
title_short ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE: CAMINHOS PERCORRIDOS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO
title_full ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE: CAMINHOS PERCORRIDOS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO
title_fullStr ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE: CAMINHOS PERCORRIDOS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO
title_full_unstemmed ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE: CAMINHOS PERCORRIDOS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO
title_sort ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE: CAMINHOS PERCORRIDOS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO
author Nunes, Andrea Karla Ferreira
author_facet Nunes, Andrea Karla Ferreira
LIma, Emerson dos Santos
author_role author
author2 LIma, Emerson dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Andrea Karla Ferreira
LIma, Emerson dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Cursos Profissionalizantes. Educação a Distância. Formação Técnica. Leis.
topic Cursos Profissionalizantes. Educação a Distância. Formação Técnica. Leis.
description Este artigo tem o objetivo de evidenciar a importância da educação a distância na formação técnica profissionalizante, e pretende, especificamente, traçar o caminho do ensino técnico profissionalizante, abordando fatos, desde as primeiras leis até chegar na educação a distância, e apresentar dados que comprovam as contribuições da EAD para o ensino técnico profissionalizante. Para tanto, foi feita uma busca em bibliografias pertinentes, que o classifica como resultado de uma pesquisa bibliográfica; além de consultas em leis e decretos que abordam sobre a temática aqui abordada, dando a este artigo o viés da pesquisa documental. Com base nos dados coletados, através dos documentos e bibliografias consulados, conclui-se que a educação a distância tornou-se grande aliada no processo de formação técnica dos estudantes brasileiros e altamente relevante para o avanço dos cursos técnicos profissionalizantes, visto que cresce a oferta e a procura por cursos nesta modalidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6142
10.17564/2316-3828.2019v7n3p155-168
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6142
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2019v7n3p155-168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6142/3510
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 7 n. 3 (2019): Publicação Contínua; 155-168
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2019v7n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614333562880