Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de Plataformização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8760 |
Resumo: | O contínuo desenvolvimento de tecnologias conversacionais, como os aplicativos de assistentes pessoais e os assistentes virtuais utilizados em sites web e telefonia, tem exigido a observação sobre como os metadados utilizados por essas tecnologias têm contribuído para o aprofundamento de preconceitos em diferentes níveis. O presente artigo traz elementos de uma investigação sobre estereótipos e enviesamentos de gênero na cultura digital. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória que pretende contribuir para o debate sobre a relação entre gênero e tecnologias infocomunicacionais, a partir do diálogo teórico com autores e autoras como Butler (2019), Haraway (1995, 2004), Leurs e Shepherd (2017), Wajcman (2009), Lemos (2020), Dijck, Poell e Waal (2018), Casilli e Posada (2018). |
id |
UNIT-2_69dfbd02c663e47bfef6821787491d89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8760 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de PlataformizaçãoComunicaçãoTecnologiasGêneroPlataformização.O contínuo desenvolvimento de tecnologias conversacionais, como os aplicativos de assistentes pessoais e os assistentes virtuais utilizados em sites web e telefonia, tem exigido a observação sobre como os metadados utilizados por essas tecnologias têm contribuído para o aprofundamento de preconceitos em diferentes níveis. O presente artigo traz elementos de uma investigação sobre estereótipos e enviesamentos de gênero na cultura digital. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória que pretende contribuir para o debate sobre a relação entre gênero e tecnologias infocomunicacionais, a partir do diálogo teórico com autores e autoras como Butler (2019), Haraway (1995, 2004), Leurs e Shepherd (2017), Wajcman (2009), Lemos (2020), Dijck, Poell e Waal (2018), Casilli e Posada (2018).Editora Universitária Tiradentes2020-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfica e exploratóriaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/876010.17564/2316-3828.2020v10n2p165-178EDUCAÇÃO; v. 10 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - As provocações atuais da Cibercultura nas redes educativas; 165-1782316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v10n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8760/4328Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Amanda Nogueirade Araujo, Nayra Veras2020-11-17T18:31:43Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8760Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:09.932509Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de Plataformização |
title |
Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de Plataformização |
spellingShingle |
Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de Plataformização de Oliveira, Amanda Nogueira Comunicação Tecnologias Gênero Plataformização. |
title_short |
Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de Plataformização |
title_full |
Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de Plataformização |
title_fullStr |
Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de Plataformização |
title_full_unstemmed |
Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de Plataformização |
title_sort |
Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de Plataformização |
author |
de Oliveira, Amanda Nogueira |
author_facet |
de Oliveira, Amanda Nogueira de Araujo, Nayra Veras |
author_role |
author |
author2 |
de Araujo, Nayra Veras |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Amanda Nogueira de Araujo, Nayra Veras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Tecnologias Gênero Plataformização. |
topic |
Comunicação Tecnologias Gênero Plataformização. |
description |
O contínuo desenvolvimento de tecnologias conversacionais, como os aplicativos de assistentes pessoais e os assistentes virtuais utilizados em sites web e telefonia, tem exigido a observação sobre como os metadados utilizados por essas tecnologias têm contribuído para o aprofundamento de preconceitos em diferentes níveis. O presente artigo traz elementos de uma investigação sobre estereótipos e enviesamentos de gênero na cultura digital. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória que pretende contribuir para o debate sobre a relação entre gênero e tecnologias infocomunicacionais, a partir do diálogo teórico com autores e autoras como Butler (2019), Haraway (1995, 2004), Leurs e Shepherd (2017), Wajcman (2009), Lemos (2020), Dijck, Poell e Waal (2018), Casilli e Posada (2018). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica e exploratória |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8760 10.17564/2316-3828.2020v10n2p165-178 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8760 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v10n2p165-178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8760/4328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 10 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - As provocações atuais da Cibercultura nas redes educativas; 165-178 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v10n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614899793920 |