Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de Plataformização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Amanda Nogueira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Araujo, Nayra Veras
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8760
Resumo: O contínuo desenvolvimento de tecnologias conversacionais, como os aplicativos de assistentes pessoais e os assistentes virtuais utilizados em sites web e telefonia, tem exigido a observação sobre como os metadados utilizados por essas tecnologias têm contribuído para o aprofundamento de preconceitos em diferentes níveis. O presente artigo traz elementos de uma investigação sobre estereótipos e enviesamentos de gênero na cultura digital. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória que pretende contribuir para o debate sobre a relação entre gênero e tecnologias infocomunicacionais, a partir do diálogo teórico com autores e autoras como Butler (2019), Haraway (1995, 2004), Leurs e Shepherd (2017), Wajcman (2009), Lemos (2020), Dijck, Poell e Waal (2018), Casilli e Posada (2018).
id UNIT-2_69dfbd02c663e47bfef6821787491d89
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8760
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de PlataformizaçãoComunicaçãoTecnologiasGêneroPlataformização.O contínuo desenvolvimento de tecnologias conversacionais, como os aplicativos de assistentes pessoais e os assistentes virtuais utilizados em sites web e telefonia, tem exigido a observação sobre como os metadados utilizados por essas tecnologias têm contribuído para o aprofundamento de preconceitos em diferentes níveis. O presente artigo traz elementos de uma investigação sobre estereótipos e enviesamentos de gênero na cultura digital. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória que pretende contribuir para o debate sobre a relação entre gênero e tecnologias infocomunicacionais, a partir do diálogo teórico com autores e autoras como Butler (2019), Haraway (1995, 2004), Leurs e Shepherd (2017), Wajcman (2009), Lemos (2020), Dijck, Poell e Waal (2018), Casilli e Posada (2018).Editora Universitária Tiradentes2020-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfica e exploratóriaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/876010.17564/2316-3828.2020v10n2p165-178EDUCAÇÃO; v. 10 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - As provocações atuais da Cibercultura nas redes educativas; 165-1782316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v10n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8760/4328Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Amanda Nogueirade Araujo, Nayra Veras2020-11-17T18:31:43Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8760Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:09.932509Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de Plataformização
title Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de Plataformização
spellingShingle Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de Plataformização
de Oliveira, Amanda Nogueira
Comunicação
Tecnologias
Gênero
Plataformização.
title_short Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de Plataformização
title_full Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de Plataformização
title_fullStr Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de Plataformização
title_full_unstemmed Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de Plataformização
title_sort Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de Plataformização
author de Oliveira, Amanda Nogueira
author_facet de Oliveira, Amanda Nogueira
de Araujo, Nayra Veras
author_role author
author2 de Araujo, Nayra Veras
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Amanda Nogueira
de Araujo, Nayra Veras
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Tecnologias
Gênero
Plataformização.
topic Comunicação
Tecnologias
Gênero
Plataformização.
description O contínuo desenvolvimento de tecnologias conversacionais, como os aplicativos de assistentes pessoais e os assistentes virtuais utilizados em sites web e telefonia, tem exigido a observação sobre como os metadados utilizados por essas tecnologias têm contribuído para o aprofundamento de preconceitos em diferentes níveis. O presente artigo traz elementos de uma investigação sobre estereótipos e enviesamentos de gênero na cultura digital. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória que pretende contribuir para o debate sobre a relação entre gênero e tecnologias infocomunicacionais, a partir do diálogo teórico com autores e autoras como Butler (2019), Haraway (1995, 2004), Leurs e Shepherd (2017), Wajcman (2009), Lemos (2020), Dijck, Poell e Waal (2018), Casilli e Posada (2018).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica e exploratória
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8760
10.17564/2316-3828.2020v10n2p165-178
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8760
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v10n2p165-178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8760/4328
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 10 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - As provocações atuais da Cibercultura nas redes educativas; 165-178
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v10n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614899793920