PRINCÍPIOS E FINALIDADES DA ESCOLA PRIMÁRIA E COMUM: A PERSPECTIVA DE ALMEIDA JÚNIOR (1940-1950)
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5115 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo apresentar na perspectiva do educador Antonio Ferreira de Almeida Júnior (1892-1971), os princípios e finalidades da escola primária brasileira. Seus ideais vão além do ensinar a ler, escrever e contar, pois deveria ser uma escola comum que abrangesse aspectos culturais, políticos, biológicos e sociais na formação da criança. O texto tem como pressuposto que a educação está intimamente relacionada ao modo de produção da sociedade, portanto, ela varia de acordo com o momento histórico e os objetivos sociais circunscritos. Em especial, ao se tratar da educação, o ensino primário ocupou destaque na história da educação brasileira, de forma singular. Dessa forma, os intelectuais colocaram o tema no centro das discussões e debates. É nessa conjuntura que elegemos Almeida Júnior como intelectual que defendia uma escola de ensino primário baseada no princípio de unidade formativa, comum, de caráter democrático e de tempo integral. Para ele, a escola era tida como base essencial para o desenvolvimento do ensino secundário e do superior. Os princípios e finalidades da escola primária, tidos pelo educador e observados nas décadas de 1940 a 1950, seriam essenciais para o desenvolvimento da sociedade e da formação humana. Por essa razão, possibilitaria a construção do projeto de nação brasileira que se almejava pelo país. Palavras-chave: História da Educação. Almeida Júnior. Educação Primária. Educação Comum. |
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PRINCÍPIOS E FINALIDADES DA ESCOLA PRIMÁRIA E COMUM: A PERSPECTIVA DE ALMEIDA JÚNIOR (1940-1950)História da EducaçãoAlmeida JúniorEducação PrimáriaEducação Comum.O artigo tem como objetivo apresentar na perspectiva do educador Antonio Ferreira de Almeida Júnior (1892-1971), os princípios e finalidades da escola primária brasileira. Seus ideais vão além do ensinar a ler, escrever e contar, pois deveria ser uma escola comum que abrangesse aspectos culturais, políticos, biológicos e sociais na formação da criança. O texto tem como pressuposto que a educação está intimamente relacionada ao modo de produção da sociedade, portanto, ela varia de acordo com o momento histórico e os objetivos sociais circunscritos. Em especial, ao se tratar da educação, o ensino primário ocupou destaque na história da educação brasileira, de forma singular. Dessa forma, os intelectuais colocaram o tema no centro das discussões e debates. É nessa conjuntura que elegemos Almeida Júnior como intelectual que defendia uma escola de ensino primário baseada no princípio de unidade formativa, comum, de caráter democrático e de tempo integral. Para ele, a escola era tida como base essencial para o desenvolvimento do ensino secundário e do superior. Os princípios e finalidades da escola primária, tidos pelo educador e observados nas décadas de 1940 a 1950, seriam essenciais para o desenvolvimento da sociedade e da formação humana. Por essa razão, possibilitaria a construção do projeto de nação brasileira que se almejava pelo país. Palavras-chave: História da Educação. Almeida Júnior. Educação Primária. Educação Comum.Editora Universitária Tiradentes2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/511510.17564/2316-3828.2018v6n3p161-170EDUCAÇÃO; v. 6 n. 3 (2018); 161-1702316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2018v6n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5115/2855Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaziero Giraldelli, Taís RenataGomes Machado, Maria CristinaSilva Mélo, Cristiane2020-11-18T20:42:41Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5115Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:01.760248Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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