DIÁRIOS DE AULA VIRTUAL E A (AUTO)FORMAÇÃO NA PESQUISA EM REDES COLABORATIVAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8717 |
Resumo: | O presente artigo objetiva apresentar a experiência do uso do diário de aula virtual no componente curricular Pesquisa Aplicada à Educação II – PAE II em um Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. A cartografia como método utilizado se constitui de pistas a partir de narrativas de discentes e docentes e da revisão bibliográfica embasada em Santos e Weber (2018); Ribeiro e Barbosa (2018); Monteiro e Mendes (2018) e Marcuschi (2001). Evidencia-se por meio das pistas o potencial do diário de aula virtual como dispositivo (auto)formativo de educadores/as pesquisadores/as. Tendo o ethos da confiança como móvel da rede rizomática, os diários vivificam experiências que articulam formação, heteroformação e conformação por meio do compartilhamento de sentidos, de modo horizontalizado, que reverberam no (e para além) do processo de ensino e de aprendizagem. Os dados emergentes das narrativas apontam que os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser concebidos como expansões do espaço da sala de aula presencial que possibilitam a ampliação do tempo-espaço formativo e a horizontalização dos processos de ensinar e aprender, bem como potencializa a autoria e inventividade. |
id |
UNIT-2_6da528747c2e185c9b95fcc4462d8a57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8717 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIÁRIOS DE AULA VIRTUAL E A (AUTO)FORMAÇÃO NA PESQUISA EM REDES COLABORATIVASdiário de aula virtualformaçãorede colaborativarizomaplataforma Trello.O presente artigo objetiva apresentar a experiência do uso do diário de aula virtual no componente curricular Pesquisa Aplicada à Educação II – PAE II em um Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. A cartografia como método utilizado se constitui de pistas a partir de narrativas de discentes e docentes e da revisão bibliográfica embasada em Santos e Weber (2018); Ribeiro e Barbosa (2018); Monteiro e Mendes (2018) e Marcuschi (2001). Evidencia-se por meio das pistas o potencial do diário de aula virtual como dispositivo (auto)formativo de educadores/as pesquisadores/as. Tendo o ethos da confiança como móvel da rede rizomática, os diários vivificam experiências que articulam formação, heteroformação e conformação por meio do compartilhamento de sentidos, de modo horizontalizado, que reverberam no (e para além) do processo de ensino e de aprendizagem. Os dados emergentes das narrativas apontam que os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser concebidos como expansões do espaço da sala de aula presencial que possibilitam a ampliação do tempo-espaço formativo e a horizontalização dos processos de ensinar e aprender, bem como potencializa a autoria e inventividade.Editora Universitária Tiradentes2020-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo; método cartográfico; experiênciaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/871710.17564/2316-3828.2020v10n2p110-123EDUCAÇÃO; v. 10 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - As provocações atuais da Cibercultura nas redes educativas; 110-1232316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v10n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8717/4324Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Ana Lúcia GomesAbreu, Laís Oliveirade Souza, Vaneza Oliveira2021-02-22T12:19:16Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8717Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:09.187752Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIÁRIOS DE AULA VIRTUAL E A (AUTO)FORMAÇÃO NA PESQUISA EM REDES COLABORATIVAS |
title |
DIÁRIOS DE AULA VIRTUAL E A (AUTO)FORMAÇÃO NA PESQUISA EM REDES COLABORATIVAS |
spellingShingle |
DIÁRIOS DE AULA VIRTUAL E A (AUTO)FORMAÇÃO NA PESQUISA EM REDES COLABORATIVAS da Silva, Ana Lúcia Gomes diário de aula virtual formação rede colaborativa rizoma plataforma Trello. |
title_short |
DIÁRIOS DE AULA VIRTUAL E A (AUTO)FORMAÇÃO NA PESQUISA EM REDES COLABORATIVAS |
title_full |
DIÁRIOS DE AULA VIRTUAL E A (AUTO)FORMAÇÃO NA PESQUISA EM REDES COLABORATIVAS |
title_fullStr |
DIÁRIOS DE AULA VIRTUAL E A (AUTO)FORMAÇÃO NA PESQUISA EM REDES COLABORATIVAS |
title_full_unstemmed |
DIÁRIOS DE AULA VIRTUAL E A (AUTO)FORMAÇÃO NA PESQUISA EM REDES COLABORATIVAS |
title_sort |
DIÁRIOS DE AULA VIRTUAL E A (AUTO)FORMAÇÃO NA PESQUISA EM REDES COLABORATIVAS |
author |
da Silva, Ana Lúcia Gomes |
author_facet |
da Silva, Ana Lúcia Gomes Abreu, Laís Oliveira de Souza, Vaneza Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Abreu, Laís Oliveira de Souza, Vaneza Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Ana Lúcia Gomes Abreu, Laís Oliveira de Souza, Vaneza Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diário de aula virtual formação rede colaborativa rizoma plataforma Trello. |
topic |
diário de aula virtual formação rede colaborativa rizoma plataforma Trello. |
description |
O presente artigo objetiva apresentar a experiência do uso do diário de aula virtual no componente curricular Pesquisa Aplicada à Educação II – PAE II em um Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. A cartografia como método utilizado se constitui de pistas a partir de narrativas de discentes e docentes e da revisão bibliográfica embasada em Santos e Weber (2018); Ribeiro e Barbosa (2018); Monteiro e Mendes (2018) e Marcuschi (2001). Evidencia-se por meio das pistas o potencial do diário de aula virtual como dispositivo (auto)formativo de educadores/as pesquisadores/as. Tendo o ethos da confiança como móvel da rede rizomática, os diários vivificam experiências que articulam formação, heteroformação e conformação por meio do compartilhamento de sentidos, de modo horizontalizado, que reverberam no (e para além) do processo de ensino e de aprendizagem. Os dados emergentes das narrativas apontam que os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser concebidos como expansões do espaço da sala de aula presencial que possibilitam a ampliação do tempo-espaço formativo e a horizontalização dos processos de ensinar e aprender, bem como potencializa a autoria e inventividade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artigo; método cartográfico; experiência |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8717 10.17564/2316-3828.2020v10n2p110-123 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8717 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v10n2p110-123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8717/4324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 10 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - As provocações atuais da Cibercultura nas redes educativas; 110-123 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v10n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1787715360854638592 |