REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1886 |
Resumo: | Partindo da premissa de que em cada época e lugar, tem se constituído um tipo de sociedade, de educação e indivíduo, objetivamos nesse artigo, tecer algumas reflexões que se fazem necessárias para compreender o processo histórico da constituição do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina a fim de entender a sua natureza histórica tendo como parâmetro as influências do modelo econômico e pedagógico brasileiro da década de 1930 até os dias atuais. Na busca de recuperar a trajetória histórica da criação dos Colégios de Aplicação no Brasil e especificamente do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, a pesquisa bibliográfica e à análise documental formaram o conjunto de procedimentos investigativos. Tendo como parâmetro o Plano Decenal de Educação Para Todos (BRASIL, 2003) pode-se constatar que a criação dos Colégios de Aplicação enquanto campo de experimentação para se pensar em novas metodologias didáticas, possibilitando a articulação entre ensino superior e educação básica, teve como influencia as teorias de Rousseau e Dewey. |
id |
UNIT-2_7120352e48dfeccbb3d2c9a671ae8720 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1886 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTUROEducação. Colégio de Aplicação. Formação de Professor. Universidade.Partindo da premissa de que em cada época e lugar, tem se constituído um tipo de sociedade, de educação e indivíduo, objetivamos nesse artigo, tecer algumas reflexões que se fazem necessárias para compreender o processo histórico da constituição do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina a fim de entender a sua natureza histórica tendo como parâmetro as influências do modelo econômico e pedagógico brasileiro da década de 1930 até os dias atuais. Na busca de recuperar a trajetória histórica da criação dos Colégios de Aplicação no Brasil e especificamente do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, a pesquisa bibliográfica e à análise documental formaram o conjunto de procedimentos investigativos. Tendo como parâmetro o Plano Decenal de Educação Para Todos (BRASIL, 2003) pode-se constatar que a criação dos Colégios de Aplicação enquanto campo de experimentação para se pensar em novas metodologias didáticas, possibilitando a articulação entre ensino superior e educação básica, teve como influencia as teorias de Rousseau e Dewey.Editora Universitária Tiradentes2015-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliograficaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/188610.17564/2316-3828.2015v4n1p47-56EDUCAÇÃO; v. 4 n. 1 (2015); 47-562316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2015v4n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1886/1435Santos, Adriana Regina de JesusOliveira, Marta Regina FurlanSilva, Fabio Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:35:35Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1886Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:54.127175Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO |
title |
REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO |
spellingShingle |
REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO Santos, Adriana Regina de Jesus Educação. Colégio de Aplicação. Formação de Professor. Universidade. |
title_short |
REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO |
title_full |
REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO |
title_fullStr |
REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO |
title_full_unstemmed |
REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO |
title_sort |
REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO |
author |
Santos, Adriana Regina de Jesus |
author_facet |
Santos, Adriana Regina de Jesus Oliveira, Marta Regina Furlan Silva, Fabio Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marta Regina Furlan Silva, Fabio Luiz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Adriana Regina de Jesus Oliveira, Marta Regina Furlan Silva, Fabio Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Colégio de Aplicação. Formação de Professor. Universidade. |
topic |
Educação. Colégio de Aplicação. Formação de Professor. Universidade. |
description |
Partindo da premissa de que em cada época e lugar, tem se constituído um tipo de sociedade, de educação e indivíduo, objetivamos nesse artigo, tecer algumas reflexões que se fazem necessárias para compreender o processo histórico da constituição do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina a fim de entender a sua natureza histórica tendo como parâmetro as influências do modelo econômico e pedagógico brasileiro da década de 1930 até os dias atuais. Na busca de recuperar a trajetória histórica da criação dos Colégios de Aplicação no Brasil e especificamente do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, a pesquisa bibliográfica e à análise documental formaram o conjunto de procedimentos investigativos. Tendo como parâmetro o Plano Decenal de Educação Para Todos (BRASIL, 2003) pode-se constatar que a criação dos Colégios de Aplicação enquanto campo de experimentação para se pensar em novas metodologias didáticas, possibilitando a articulação entre ensino superior e educação básica, teve como influencia as teorias de Rousseau e Dewey. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Bibliografica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1886 10.17564/2316-3828.2015v4n1p47-56 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1886 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2015v4n1p47-56 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1886/1435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 4 n. 1 (2015); 47-56 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2015v4n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613341609984 |