REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adriana Regina de Jesus
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Marta Regina Furlan, Silva, Fabio Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1886
Resumo: Partindo da premissa de que em cada época e lugar, tem se constituído um tipo de sociedade, de educação e indivíduo, objetivamos nesse artigo, tecer algumas reflexões que se fazem necessárias para compreender o processo histórico da constituição do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina a fim de entender a sua natureza histórica tendo como parâmetro as influências do modelo econômico e pedagógico brasileiro da década de 1930 até os dias atuais. Na busca de recuperar a trajetória histórica da criação dos Colégios de Aplicação no Brasil e especificamente do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, a pesquisa bibliográfica e à análise documental formaram o conjunto de procedimentos investigativos. Tendo como parâmetro o Plano Decenal de Educação Para Todos (BRASIL, 2003) pode-se constatar que a criação dos Colégios de Aplicação enquanto campo de experimentação para se pensar em novas metodologias didáticas, possibilitando a articulação entre ensino superior e educação básica, teve como influencia as teorias de Rousseau e Dewey.
id UNIT-2_7120352e48dfeccbb3d2c9a671ae8720
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1886
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTUROEducação. Colégio de Aplicação. Formação de Professor. Universidade.Partindo da premissa de que em cada época e lugar, tem se constituído um tipo de sociedade, de educação e indivíduo, objetivamos nesse artigo, tecer algumas reflexões que se fazem necessárias para compreender o processo histórico da constituição do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina a fim de entender a sua natureza histórica tendo como parâmetro as influências do modelo econômico e pedagógico brasileiro da década de 1930 até os dias atuais. Na busca de recuperar a trajetória histórica da criação dos Colégios de Aplicação no Brasil e especificamente do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, a pesquisa bibliográfica e à análise documental formaram o conjunto de procedimentos investigativos. Tendo como parâmetro o Plano Decenal de Educação Para Todos (BRASIL, 2003) pode-se constatar que a criação dos Colégios de Aplicação enquanto campo de experimentação para se pensar em novas metodologias didáticas, possibilitando a articulação entre ensino superior e educação básica, teve como influencia as teorias de Rousseau e Dewey.Editora Universitária Tiradentes2015-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliograficaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/188610.17564/2316-3828.2015v4n1p47-56EDUCAÇÃO; v. 4 n. 1 (2015); 47-562316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2015v4n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1886/1435Santos, Adriana Regina de JesusOliveira, Marta Regina FurlanSilva, Fabio Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:35:35Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1886Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:54.127175Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO
title REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO
spellingShingle REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO
Santos, Adriana Regina de Jesus
Educação. Colégio de Aplicação. Formação de Professor. Universidade.
title_short REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO
title_full REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO
title_fullStr REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO
title_full_unstemmed REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO
title_sort REVENDO A HISTÓRIA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO
author Santos, Adriana Regina de Jesus
author_facet Santos, Adriana Regina de Jesus
Oliveira, Marta Regina Furlan
Silva, Fabio Luiz
author_role author
author2 Oliveira, Marta Regina Furlan
Silva, Fabio Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adriana Regina de Jesus
Oliveira, Marta Regina Furlan
Silva, Fabio Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Colégio de Aplicação. Formação de Professor. Universidade.
topic Educação. Colégio de Aplicação. Formação de Professor. Universidade.
description Partindo da premissa de que em cada época e lugar, tem se constituído um tipo de sociedade, de educação e indivíduo, objetivamos nesse artigo, tecer algumas reflexões que se fazem necessárias para compreender o processo histórico da constituição do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina a fim de entender a sua natureza histórica tendo como parâmetro as influências do modelo econômico e pedagógico brasileiro da década de 1930 até os dias atuais. Na busca de recuperar a trajetória histórica da criação dos Colégios de Aplicação no Brasil e especificamente do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, a pesquisa bibliográfica e à análise documental formaram o conjunto de procedimentos investigativos. Tendo como parâmetro o Plano Decenal de Educação Para Todos (BRASIL, 2003) pode-se constatar que a criação dos Colégios de Aplicação enquanto campo de experimentação para se pensar em novas metodologias didáticas, possibilitando a articulação entre ensino superior e educação básica, teve como influencia as teorias de Rousseau e Dewey.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Bibliografica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1886
10.17564/2316-3828.2015v4n1p47-56
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1886
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2015v4n1p47-56
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1886/1435
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 4 n. 1 (2015); 47-56
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2015v4n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613341609984