DESCOLONIZR A EDUCAÇÃO: Os Mestres dos Saberes Populares e Tradicionais no contexto da formação cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1946 |
Resumo: | O texto problematiza a importância dos diálogos estabelecidos entre as esferas formais e não-formais no processo de formação cultural. Para tanto, entende a valorização e introdução dos saberes dos mestres da cultura popular como um desafio posto às instituições escolares. Aos nossos dias ainda vigora, em larga medida, um modelo de formação escolar baseado numa tradição livresca de cuja matriz epistemológica foi herdada, sobretudo de países europeus. Neste sentido, o artigo provoca-nos a pensar sobre os novos desafios postos à educação contemporânea à medida que discute a falência do modelo de formação acadêmica seja no âmbito da Escola Básica ou como praticado na maior parte das faculdades e universidades brasileiras que ao não valorizar os saberes populares locais, subalterniza-os, contribuindo na perpetuação de uma hierarquia entre conhecimento e sabedoria. |
id |
UNIT-2_71608dc99c6e16afb6ee83d5ee262fc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1946 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESCOLONIZR A EDUCAÇÃO: Os Mestres dos Saberes Populares e Tradicionais no contexto da formação culturalescolaensinointerculturalidadeepistemologias.O texto problematiza a importância dos diálogos estabelecidos entre as esferas formais e não-formais no processo de formação cultural. Para tanto, entende a valorização e introdução dos saberes dos mestres da cultura popular como um desafio posto às instituições escolares. Aos nossos dias ainda vigora, em larga medida, um modelo de formação escolar baseado numa tradição livresca de cuja matriz epistemológica foi herdada, sobretudo de países europeus. Neste sentido, o artigo provoca-nos a pensar sobre os novos desafios postos à educação contemporânea à medida que discute a falência do modelo de formação acadêmica seja no âmbito da Escola Básica ou como praticado na maior parte das faculdades e universidades brasileiras que ao não valorizar os saberes populares locais, subalterniza-os, contribuindo na perpetuação de uma hierarquia entre conhecimento e sabedoria.Editora Universitária Tiradentes2016-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/194610.17564/2316-3828.2016v4n3p31-42EDUCAÇÃO; v. 4 n. 3 (2016); 31-422316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2016v4n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1946/1817Nunes Neto, Francisco Antônioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:21:59Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1946Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:54.377067Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESCOLONIZR A EDUCAÇÃO: Os Mestres dos Saberes Populares e Tradicionais no contexto da formação cultural |
title |
DESCOLONIZR A EDUCAÇÃO: Os Mestres dos Saberes Populares e Tradicionais no contexto da formação cultural |
spellingShingle |
DESCOLONIZR A EDUCAÇÃO: Os Mestres dos Saberes Populares e Tradicionais no contexto da formação cultural Nunes Neto, Francisco Antônio escola ensino interculturalidade epistemologias. |
title_short |
DESCOLONIZR A EDUCAÇÃO: Os Mestres dos Saberes Populares e Tradicionais no contexto da formação cultural |
title_full |
DESCOLONIZR A EDUCAÇÃO: Os Mestres dos Saberes Populares e Tradicionais no contexto da formação cultural |
title_fullStr |
DESCOLONIZR A EDUCAÇÃO: Os Mestres dos Saberes Populares e Tradicionais no contexto da formação cultural |
title_full_unstemmed |
DESCOLONIZR A EDUCAÇÃO: Os Mestres dos Saberes Populares e Tradicionais no contexto da formação cultural |
title_sort |
DESCOLONIZR A EDUCAÇÃO: Os Mestres dos Saberes Populares e Tradicionais no contexto da formação cultural |
author |
Nunes Neto, Francisco Antônio |
author_facet |
Nunes Neto, Francisco Antônio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes Neto, Francisco Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escola ensino interculturalidade epistemologias. |
topic |
escola ensino interculturalidade epistemologias. |
description |
O texto problematiza a importância dos diálogos estabelecidos entre as esferas formais e não-formais no processo de formação cultural. Para tanto, entende a valorização e introdução dos saberes dos mestres da cultura popular como um desafio posto às instituições escolares. Aos nossos dias ainda vigora, em larga medida, um modelo de formação escolar baseado numa tradição livresca de cuja matriz epistemológica foi herdada, sobretudo de países europeus. Neste sentido, o artigo provoca-nos a pensar sobre os novos desafios postos à educação contemporânea à medida que discute a falência do modelo de formação acadêmica seja no âmbito da Escola Básica ou como praticado na maior parte das faculdades e universidades brasileiras que ao não valorizar os saberes populares locais, subalterniza-os, contribuindo na perpetuação de uma hierarquia entre conhecimento e sabedoria. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1946 10.17564/2316-3828.2016v4n3p31-42 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1946 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2016v4n3p31-42 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1946/1817 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 4 n. 3 (2016); 31-42 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2016v4n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613347901441 |