A docência sob suspeita: as representações de gênero no campo da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Alfrancio Ferreira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cruz, Maria Helena Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1142
Resumo: Este artigo aborda as representações de gênero no campo da educação, destacando as experiências de socialização do trabalho docente a partir das trajetórias escolares, familiares e profissionais, o sentido e significado do trabalho na perspectiva dos/as docentes e o trabalho como uma categoria central e imaterial na vida dos/as docentes. A metodologia utilizada neste trabalho apoia-se em análises de fontes bibliográficas e em resultados de pesquisas de campo com diferentes dimensões metodológicas. Infere-se que os/as docentes vivenciam as mudanças das relações no interior do trabalho e na família, atribuindo sentidos ao trabalho que realizam a partir de suas identificações como professores/as e homens/mulheres, construídas no decorrer de suas trajetórias.  
id UNIT-2_79089479dc0f18574ca11e89c7baea88
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1142
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling A docência sob suspeita: as representações de gênero no campo da educaçãoTrabalho docenteRelações de GêneroSentido do Trabalho Este artigo aborda as representações de gênero no campo da educação, destacando as experiências de socialização do trabalho docente a partir das trajetórias escolares, familiares e profissionais, o sentido e significado do trabalho na perspectiva dos/as docentes e o trabalho como uma categoria central e imaterial na vida dos/as docentes. A metodologia utilizada neste trabalho apoia-se em análises de fontes bibliográficas e em resultados de pesquisas de campo com diferentes dimensões metodológicas. Infere-se que os/as docentes vivenciam as mudanças das relações no interior do trabalho e na família, atribuindo sentidos ao trabalho que realizam a partir de suas identificações como professores/as e homens/mulheres, construídas no decorrer de suas trajetórias.   Editora Universitária Tiradentes2014-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/114210.17564/2316-3828.2014v2n2p93-110EDUCAÇÃO; v. 2 n. 2 (2014); 93-1102316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2014v2n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1142/684Dias, Alfrancio FerreiraCruz, Maria Helena Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1142Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:50.983738Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv A docência sob suspeita: as representações de gênero no campo da educação
title A docência sob suspeita: as representações de gênero no campo da educação
spellingShingle A docência sob suspeita: as representações de gênero no campo da educação
Dias, Alfrancio Ferreira
Trabalho docente
Relações de Gênero
Sentido do Trabalho
title_short A docência sob suspeita: as representações de gênero no campo da educação
title_full A docência sob suspeita: as representações de gênero no campo da educação
title_fullStr A docência sob suspeita: as representações de gênero no campo da educação
title_full_unstemmed A docência sob suspeita: as representações de gênero no campo da educação
title_sort A docência sob suspeita: as representações de gênero no campo da educação
author Dias, Alfrancio Ferreira
author_facet Dias, Alfrancio Ferreira
Cruz, Maria Helena Santana
author_role author
author2 Cruz, Maria Helena Santana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Alfrancio Ferreira
Cruz, Maria Helena Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Relações de Gênero
Sentido do Trabalho
topic Trabalho docente
Relações de Gênero
Sentido do Trabalho
description Este artigo aborda as representações de gênero no campo da educação, destacando as experiências de socialização do trabalho docente a partir das trajetórias escolares, familiares e profissionais, o sentido e significado do trabalho na perspectiva dos/as docentes e o trabalho como uma categoria central e imaterial na vida dos/as docentes. A metodologia utilizada neste trabalho apoia-se em análises de fontes bibliográficas e em resultados de pesquisas de campo com diferentes dimensões metodológicas. Infere-se que os/as docentes vivenciam as mudanças das relações no interior do trabalho e na família, atribuindo sentidos ao trabalho que realizam a partir de suas identificações como professores/as e homens/mulheres, construídas no decorrer de suas trajetórias.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1142
10.17564/2316-3828.2014v2n2p93-110
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1142
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2014v2n2p93-110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1142/684
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 2 n. 2 (2014); 93-110
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2014v2n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612888625152