A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1542 |
Resumo: | Piotr Kropotkin (1842-1921) e Elisée Reclus (1830-1905) foram geógrafos e anarquistas com importantes trabalhos nas áreas de geomorfologia, geografia urbana e ensino de geografia, sendo, ambos, agraciados com importantes distinções acadêmicas.Muito embora Kropotkin e Reclus ainda sejam quase desconhecidos na Geografia brasileira, tendo-se, inclusive, pouquíssimas citações a respeito deles em artigos sobre ensino, no final do século XIX eram constantemente convidados para encontros nas principais sociedades geográficas da Europa.Ao analisarmos esses autores, procuramos apontar que as críticas ao ensino de Geografia postuladas por Reclus e Kropotkin, ainda são válidas, muito embora se referenciassem ao século XIX, e não tenham vivenciadas as mudanças trazidas pela geografia radical norte-americana ou pela geografia crítica francesa. |
id |
UNIT-2_7fc30f6f7e342d040d72511c91dfe672 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1542 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX.geografiaanarquismoeducaçãoPiotr Kropotkin (1842-1921) e Elisée Reclus (1830-1905) foram geógrafos e anarquistas com importantes trabalhos nas áreas de geomorfologia, geografia urbana e ensino de geografia, sendo, ambos, agraciados com importantes distinções acadêmicas.Muito embora Kropotkin e Reclus ainda sejam quase desconhecidos na Geografia brasileira, tendo-se, inclusive, pouquíssimas citações a respeito deles em artigos sobre ensino, no final do século XIX eram constantemente convidados para encontros nas principais sociedades geográficas da Europa.Ao analisarmos esses autores, procuramos apontar que as críticas ao ensino de Geografia postuladas por Reclus e Kropotkin, ainda são válidas, muito embora se referenciassem ao século XIX, e não tenham vivenciadas as mudanças trazidas pela geografia radical norte-americana ou pela geografia crítica francesa.Editora Universitária Tiradentes2015-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/154210.17564/2316-3828.2015v3n3p9-21EDUCAÇÃO; v. 3 n. 3 (2015); 9-212316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2015v3n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1542/1320DE PAULA, AMIR DE PAULA EL HAKIMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:41:47Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1542Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:52.442681Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX. |
title |
A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX. |
spellingShingle |
A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX. DE PAULA, AMIR DE PAULA EL HAKIM geografia anarquismo educação |
title_short |
A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX. |
title_full |
A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX. |
title_fullStr |
A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX. |
title_full_unstemmed |
A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX. |
title_sort |
A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX. |
author |
DE PAULA, AMIR DE PAULA EL HAKIM |
author_facet |
DE PAULA, AMIR DE PAULA EL HAKIM |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DE PAULA, AMIR DE PAULA EL HAKIM |
dc.subject.por.fl_str_mv |
geografia anarquismo educação |
topic |
geografia anarquismo educação |
description |
Piotr Kropotkin (1842-1921) e Elisée Reclus (1830-1905) foram geógrafos e anarquistas com importantes trabalhos nas áreas de geomorfologia, geografia urbana e ensino de geografia, sendo, ambos, agraciados com importantes distinções acadêmicas.Muito embora Kropotkin e Reclus ainda sejam quase desconhecidos na Geografia brasileira, tendo-se, inclusive, pouquíssimas citações a respeito deles em artigos sobre ensino, no final do século XIX eram constantemente convidados para encontros nas principais sociedades geográficas da Europa.Ao analisarmos esses autores, procuramos apontar que as críticas ao ensino de Geografia postuladas por Reclus e Kropotkin, ainda são válidas, muito embora se referenciassem ao século XIX, e não tenham vivenciadas as mudanças trazidas pela geografia radical norte-americana ou pela geografia crítica francesa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1542 10.17564/2316-3828.2015v3n3p9-21 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1542 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2015v3n3p9-21 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1542/1320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 3 n. 3 (2015); 9-21 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2015v3n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220612794253312 |