A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE PAULA, AMIR DE PAULA EL HAKIM
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1542
Resumo: Piotr Kropotkin (1842-1921) e Elisée Reclus (1830-1905) foram geógrafos e anarquistas com importantes trabalhos nas áreas de geomorfologia, geografia urbana e ensino de geografia, sendo, ambos, agraciados com importantes distinções acadêmicas.Muito embora Kropotkin e Reclus ainda sejam quase desconhecidos na Geografia brasileira, tendo-se, inclusive, pouquíssimas citações a respeito deles em artigos sobre ensino, no final do século XIX eram constantemente convidados para encontros nas principais sociedades geográficas da Europa.Ao analisarmos esses autores, procuramos apontar que as críticas ao ensino de Geografia postuladas por Reclus e Kropotkin, ainda são válidas, muito embora se referenciassem ao século XIX, e não tenham vivenciadas as mudanças trazidas pela geografia radical norte-americana ou pela geografia crítica francesa.
id UNIT-2_7fc30f6f7e342d040d72511c91dfe672
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1542
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX.geografiaanarquismoeducaçãoPiotr Kropotkin (1842-1921) e Elisée Reclus (1830-1905) foram geógrafos e anarquistas com importantes trabalhos nas áreas de geomorfologia, geografia urbana e ensino de geografia, sendo, ambos, agraciados com importantes distinções acadêmicas.Muito embora Kropotkin e Reclus ainda sejam quase desconhecidos na Geografia brasileira, tendo-se, inclusive, pouquíssimas citações a respeito deles em artigos sobre ensino, no final do século XIX eram constantemente convidados para encontros nas principais sociedades geográficas da Europa.Ao analisarmos esses autores, procuramos apontar que as críticas ao ensino de Geografia postuladas por Reclus e Kropotkin, ainda são válidas, muito embora se referenciassem ao século XIX, e não tenham vivenciadas as mudanças trazidas pela geografia radical norte-americana ou pela geografia crítica francesa.Editora Universitária Tiradentes2015-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/154210.17564/2316-3828.2015v3n3p9-21EDUCAÇÃO; v. 3 n. 3 (2015); 9-212316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2015v3n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1542/1320DE PAULA, AMIR DE PAULA EL HAKIMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:41:47Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1542Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:52.442681Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX.
title A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX.
spellingShingle A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX.
DE PAULA, AMIR DE PAULA EL HAKIM
geografia
anarquismo
educação
title_short A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX.
title_full A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX.
title_fullStr A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX.
title_full_unstemmed A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX.
title_sort A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX.
author DE PAULA, AMIR DE PAULA EL HAKIM
author_facet DE PAULA, AMIR DE PAULA EL HAKIM
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE PAULA, AMIR DE PAULA EL HAKIM
dc.subject.por.fl_str_mv geografia
anarquismo
educação
topic geografia
anarquismo
educação
description Piotr Kropotkin (1842-1921) e Elisée Reclus (1830-1905) foram geógrafos e anarquistas com importantes trabalhos nas áreas de geomorfologia, geografia urbana e ensino de geografia, sendo, ambos, agraciados com importantes distinções acadêmicas.Muito embora Kropotkin e Reclus ainda sejam quase desconhecidos na Geografia brasileira, tendo-se, inclusive, pouquíssimas citações a respeito deles em artigos sobre ensino, no final do século XIX eram constantemente convidados para encontros nas principais sociedades geográficas da Europa.Ao analisarmos esses autores, procuramos apontar que as críticas ao ensino de Geografia postuladas por Reclus e Kropotkin, ainda são válidas, muito embora se referenciassem ao século XIX, e não tenham vivenciadas as mudanças trazidas pela geografia radical norte-americana ou pela geografia crítica francesa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1542
10.17564/2316-3828.2015v3n3p9-21
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1542
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2015v3n3p9-21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1542/1320
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 3 n. 3 (2015); 9-21
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2015v3n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612794253312