CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Marta Hiromi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Langhi, Celi, Peterossi, Helena Gemignani, Rubim, Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8743
Resumo: Este artigo apresenta material conceitual e bibliográfico a respeito da Aprendizagem baseada em Projetos, ou Project Based Learning (PBL ou PJBL) e alguns conceitos propostos por John Dewey sobre a experiência. Por meio de uma pesquisa bibliográfica buscou-se conceituar o que é PBL e seus desafios, desenvolvendo uma análise crítica sobre seu uso no processo de ensino-aprendizagem à luz das orientações de John Dewey. Os resultados ressaltam a importância da associação que o aluno deve fazer dos conceitos por meio dos desafios propostos pelos projetos com sua experiência profissional, transferindo de forma mais rápida seu aprendizado para a vida profissional, aplicando quase que instantaneamente os conceitos estudados.
id UNIT-2_87fd78b1924a17884066bb903317e008
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8743
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEYEducação Profissional. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). Metodologia de Ensino e Aprendizagem. John Dewey.Este artigo apresenta material conceitual e bibliográfico a respeito da Aprendizagem baseada em Projetos, ou Project Based Learning (PBL ou PJBL) e alguns conceitos propostos por John Dewey sobre a experiência. Por meio de uma pesquisa bibliográfica buscou-se conceituar o que é PBL e seus desafios, desenvolvendo uma análise crítica sobre seu uso no processo de ensino-aprendizagem à luz das orientações de John Dewey. Os resultados ressaltam a importância da associação que o aluno deve fazer dos conceitos por meio dos desafios propostos pelos projetos com sua experiência profissional, transferindo de forma mais rápida seu aprendizado para a vida profissional, aplicando quase que instantaneamente os conceitos estudados.Editora Universitária Tiradentes2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBibliográficoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/874310.17564/2316-3828.2020v9n1p161-170EDUCAÇÃO; v. 9 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 161-1702316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v9n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8743/3988Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Marta HiromiLanghi, CeliPeterossi, Helena GemignaniRubim, Leandro2020-11-18T19:58:28Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8743Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:09.665797Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY
title CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY
spellingShingle CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY
Mendes, Marta Hiromi
Educação Profissional. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). Metodologia de Ensino e Aprendizagem. John Dewey.
title_short CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY
title_full CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY
title_fullStr CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY
title_full_unstemmed CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY
title_sort CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY
author Mendes, Marta Hiromi
author_facet Mendes, Marta Hiromi
Langhi, Celi
Peterossi, Helena Gemignani
Rubim, Leandro
author_role author
author2 Langhi, Celi
Peterossi, Helena Gemignani
Rubim, Leandro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Marta Hiromi
Langhi, Celi
Peterossi, Helena Gemignani
Rubim, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). Metodologia de Ensino e Aprendizagem. John Dewey.
topic Educação Profissional. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). Metodologia de Ensino e Aprendizagem. John Dewey.
description Este artigo apresenta material conceitual e bibliográfico a respeito da Aprendizagem baseada em Projetos, ou Project Based Learning (PBL ou PJBL) e alguns conceitos propostos por John Dewey sobre a experiência. Por meio de uma pesquisa bibliográfica buscou-se conceituar o que é PBL e seus desafios, desenvolvendo uma análise crítica sobre seu uso no processo de ensino-aprendizagem à luz das orientações de John Dewey. Os resultados ressaltam a importância da associação que o aluno deve fazer dos conceitos por meio dos desafios propostos pelos projetos com sua experiência profissional, transferindo de forma mais rápida seu aprendizado para a vida profissional, aplicando quase que instantaneamente os conceitos estudados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Bibliográfico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8743
10.17564/2316-3828.2020v9n1p161-170
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8743
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v9n1p161-170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8743/3988
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 9 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 161-170
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v9n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614892453888