CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8743 |
Resumo: | Este artigo apresenta material conceitual e bibliográfico a respeito da Aprendizagem baseada em Projetos, ou Project Based Learning (PBL ou PJBL) e alguns conceitos propostos por John Dewey sobre a experiência. Por meio de uma pesquisa bibliográfica buscou-se conceituar o que é PBL e seus desafios, desenvolvendo uma análise crítica sobre seu uso no processo de ensino-aprendizagem à luz das orientações de John Dewey. Os resultados ressaltam a importância da associação que o aluno deve fazer dos conceitos por meio dos desafios propostos pelos projetos com sua experiência profissional, transferindo de forma mais rápida seu aprendizado para a vida profissional, aplicando quase que instantaneamente os conceitos estudados. |
id |
UNIT-2_87fd78b1924a17884066bb903317e008 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8743 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEYEducação Profissional. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). Metodologia de Ensino e Aprendizagem. John Dewey.Este artigo apresenta material conceitual e bibliográfico a respeito da Aprendizagem baseada em Projetos, ou Project Based Learning (PBL ou PJBL) e alguns conceitos propostos por John Dewey sobre a experiência. Por meio de uma pesquisa bibliográfica buscou-se conceituar o que é PBL e seus desafios, desenvolvendo uma análise crítica sobre seu uso no processo de ensino-aprendizagem à luz das orientações de John Dewey. Os resultados ressaltam a importância da associação que o aluno deve fazer dos conceitos por meio dos desafios propostos pelos projetos com sua experiência profissional, transferindo de forma mais rápida seu aprendizado para a vida profissional, aplicando quase que instantaneamente os conceitos estudados.Editora Universitária Tiradentes2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBibliográficoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/874310.17564/2316-3828.2020v9n1p161-170EDUCAÇÃO; v. 9 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 161-1702316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v9n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8743/3988Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Marta HiromiLanghi, CeliPeterossi, Helena GemignaniRubim, Leandro2020-11-18T19:58:28Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8743Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:09.665797Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY |
title |
CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY |
spellingShingle |
CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY Mendes, Marta Hiromi Educação Profissional. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). Metodologia de Ensino e Aprendizagem. John Dewey. |
title_short |
CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY |
title_full |
CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY |
title_fullStr |
CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY |
title_full_unstemmed |
CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY |
title_sort |
CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY |
author |
Mendes, Marta Hiromi |
author_facet |
Mendes, Marta Hiromi Langhi, Celi Peterossi, Helena Gemignani Rubim, Leandro |
author_role |
author |
author2 |
Langhi, Celi Peterossi, Helena Gemignani Rubim, Leandro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Marta Hiromi Langhi, Celi Peterossi, Helena Gemignani Rubim, Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). Metodologia de Ensino e Aprendizagem. John Dewey. |
topic |
Educação Profissional. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). Metodologia de Ensino e Aprendizagem. John Dewey. |
description |
Este artigo apresenta material conceitual e bibliográfico a respeito da Aprendizagem baseada em Projetos, ou Project Based Learning (PBL ou PJBL) e alguns conceitos propostos por John Dewey sobre a experiência. Por meio de uma pesquisa bibliográfica buscou-se conceituar o que é PBL e seus desafios, desenvolvendo uma análise crítica sobre seu uso no processo de ensino-aprendizagem à luz das orientações de John Dewey. Os resultados ressaltam a importância da associação que o aluno deve fazer dos conceitos por meio dos desafios propostos pelos projetos com sua experiência profissional, transferindo de forma mais rápida seu aprendizado para a vida profissional, aplicando quase que instantaneamente os conceitos estudados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Bibliográfico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8743 10.17564/2316-3828.2020v9n1p161-170 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8743 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v9n1p161-170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8743/3988 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 9 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 161-170 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v9n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614892453888 |