BULYING NAS ESCOLAS: DISCRIMINAÇÃO CONTRA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4000 |
Resumo: | Muito se tem discutido a respeito da agressividade observada no cotidiano escolar, o chamado Bullying tem despertando a atenção tanto de autoridades como da sociedade em geral. Os atos associados à prática do Bullying incluem em seu repertório agressões físicas, verbais, manipulação social, entre outros; causando sérios danos tanto às vítimas como aos agressores. Esse cenário se torna mais tenebroso quando indivíduos portadores de necessidades especiais ocupam o papel de vítimas de tais atos. No presente trabalho buscou-se delinear o perfil dos envolvidos nas práticas de Bullying, com especial atenção a esse grupo minoritário e ainda carecendo de maior respaldo legal e social em sua defesa. Pode-se perceber, ao longo do estudo, que, de fato, alunos com necessidades especiais acabam tornando-se alvos corriqueiros de atos de Bullying, sofrendo tanto com o preconceito ainda renitente, como com as agressões advindas desses atos; e que tanto a escola como os professores ainda estão despreparados para lidar com tal problemática, tornando as políticas públicas de inclusão falhas e carentes de melhores mecanismos de proteção e real inserção a esse grupo. |
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BULYING NAS ESCOLAS: DISCRIMINAÇÃO CONTRA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAISMuito se tem discutido a respeito da agressividade observada no cotidiano escolar, o chamado Bullying tem despertando a atenção tanto de autoridades como da sociedade em geral. Os atos associados à prática do Bullying incluem em seu repertório agressões físicas, verbais, manipulação social, entre outros; causando sérios danos tanto às vítimas como aos agressores. Esse cenário se torna mais tenebroso quando indivíduos portadores de necessidades especiais ocupam o papel de vítimas de tais atos. No presente trabalho buscou-se delinear o perfil dos envolvidos nas práticas de Bullying, com especial atenção a esse grupo minoritário e ainda carecendo de maior respaldo legal e social em sua defesa. Pode-se perceber, ao longo do estudo, que, de fato, alunos com necessidades especiais acabam tornando-se alvos corriqueiros de atos de Bullying, sofrendo tanto com o preconceito ainda renitente, como com as agressões advindas desses atos; e que tanto a escola como os professores ainda estão despreparados para lidar com tal problemática, tornando as políticas públicas de inclusão falhas e carentes de melhores mecanismos de proteção e real inserção a esse grupo.Editora Universitária Tiradentes2019-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/400010.17564/2316-3828.2019v8n1p75-90EDUCAÇÃO; v. 8 n. 1 (2019); 75-902316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2019v8n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4000/3731Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, FabioCampos, Eulália2021-03-17T13:06:20Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4000Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:57.930515Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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