“ANTEPASSADOS MEUS COM OS ACONTECIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS”: ISABEL GONDIM E A ESCRITA DA REVOLUÇÃO DE 1817

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ane Luise Silva Mecenas
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferronato, Cristiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/10525
Resumo: ABSTRACT: This article aims to analyze the work Sedition from 1817 by primary teacher Isabel Urbana Carneiro de Albuquerque Gondim (1839-1933). She is an intellectual who, through her teaching practice and bibliographical production, stood out with the production of plays, poetry and history books. This work aims to analyze a book the historical method adopted by the author, as well as her mobilization of narrative for the written production of the nation's past, especially in Rio Grande do Norte, in an intelligible and sensitive way for students. The work “Sedition of 1817” and newspapers that deal with this production were listed as central sources. This book mobilizes a reconfiguration of the methodology of history, in which family memories are listed as a resource for the construction of “historical truth”. Keywords: Isabel Gondim, 1817 Sedition, Memory, Writing of History.
id UNIT-2_899dddd6993af283f0650b43eb748634
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/10525
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling “ANTEPASSADOS MEUS COM OS ACONTECIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS”: ISABEL GONDIM E A ESCRITA DA REVOLUÇÃO DE 1817ABSTRACT: This article aims to analyze the work Sedition from 1817 by primary teacher Isabel Urbana Carneiro de Albuquerque Gondim (1839-1933). She is an intellectual who, through her teaching practice and bibliographical production, stood out with the production of plays, poetry and history books. This work aims to analyze a book the historical method adopted by the author, as well as her mobilization of narrative for the written production of the nation's past, especially in Rio Grande do Norte, in an intelligible and sensitive way for students. The work “Sedition of 1817” and newspapers that deal with this production were listed as central sources. This book mobilizes a reconfiguration of the methodology of history, in which family memories are listed as a resource for the construction of “historical truth”. Keywords: Isabel Gondim, 1817 Sedition, Memory, Writing of History.ABSTRACTO: Este artículo tiene como objetivo analizar la obra Sedición de 1817 de la maestra de primaria Isabel Urbana Carneiro de Albuquerque Gondim (1839-1933). Es una intelectual que, a través de su práctica docente y producción bibliográfica, se destacó con la producción de obras de teatro, poesía e historia. Este trabajo tiene como objetivo analizar en un libro el método histórico adoptado por la autora, así como su movilización de la narrativa para la producción escrita del pasado de la nación, especialmente en Rio Grande do Norte, de manera inteligible y sensible para los estudiantes. La obra “Sedición de 1817” y los periódicos que se ocupan de esta producción se enumeran como fuentes centrales. Este libro moviliza una reconfiguración de la metodología de la historia, en la que se enumeran los recuerdos familiares como recurso para la construcción de la “verdad histórica”. Palabras clave: Isabel Gondim, sedición 1817, memoria, escritura de la historia.Este artigo objetivo analisar a obra Sedição de 1817 de autoria da professora primária Isabel Urbana Carneiro de Albuquerque Gondim (1839-1933). Trata-se de uma intelectual que por meio exercício do magistério e pela produção bibliográfica se destacou com a produção de peças teatrais, poesias e livros de história. Esse trabalho visa analisar um livro o método histórico adotado pela autora, bem como a sua mobilização da narrativa para a produção escrita passado da nação, em especial do Rio Grande do Norte, de forma inteligível e sensível para os alunos. Foram elencados como fontes centrais a obra “Sedição de 1817” e jornais que versam acerca da dessa produção. Tal livro mobiliza uma reconfiguração da metodologia da história, na qual as memórias familiares são elencadas como recurso para a construção da “verdade histórica”.Editora Universitária Tiradentes2022-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1052510.17564/2316-3828.2022v11n2p59-68EDUCAÇÃO; v. 11 n. 2 (2022): Número temático - Mulheres e educação no espaço Luso-Brasileiro; 59-682316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2022v11n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/10525/4880Copyright (c) 2022 EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ane Luise Silva MecenasFerronato, Cristiano2022-02-11T02:53:39Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/10525Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:13.456157Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv “ANTEPASSADOS MEUS COM OS ACONTECIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS”: ISABEL GONDIM E A ESCRITA DA REVOLUÇÃO DE 1817
title “ANTEPASSADOS MEUS COM OS ACONTECIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS”: ISABEL GONDIM E A ESCRITA DA REVOLUÇÃO DE 1817
spellingShingle “ANTEPASSADOS MEUS COM OS ACONTECIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS”: ISABEL GONDIM E A ESCRITA DA REVOLUÇÃO DE 1817
Santos, Ane Luise Silva Mecenas
title_short “ANTEPASSADOS MEUS COM OS ACONTECIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS”: ISABEL GONDIM E A ESCRITA DA REVOLUÇÃO DE 1817
title_full “ANTEPASSADOS MEUS COM OS ACONTECIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS”: ISABEL GONDIM E A ESCRITA DA REVOLUÇÃO DE 1817
title_fullStr “ANTEPASSADOS MEUS COM OS ACONTECIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS”: ISABEL GONDIM E A ESCRITA DA REVOLUÇÃO DE 1817
title_full_unstemmed “ANTEPASSADOS MEUS COM OS ACONTECIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS”: ISABEL GONDIM E A ESCRITA DA REVOLUÇÃO DE 1817
title_sort “ANTEPASSADOS MEUS COM OS ACONTECIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS”: ISABEL GONDIM E A ESCRITA DA REVOLUÇÃO DE 1817
author Santos, Ane Luise Silva Mecenas
author_facet Santos, Ane Luise Silva Mecenas
Ferronato, Cristiano
author_role author
author2 Ferronato, Cristiano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ane Luise Silva Mecenas
Ferronato, Cristiano
description ABSTRACT: This article aims to analyze the work Sedition from 1817 by primary teacher Isabel Urbana Carneiro de Albuquerque Gondim (1839-1933). She is an intellectual who, through her teaching practice and bibliographical production, stood out with the production of plays, poetry and history books. This work aims to analyze a book the historical method adopted by the author, as well as her mobilization of narrative for the written production of the nation's past, especially in Rio Grande do Norte, in an intelligible and sensitive way for students. The work “Sedition of 1817” and newspapers that deal with this production were listed as central sources. This book mobilizes a reconfiguration of the methodology of history, in which family memories are listed as a resource for the construction of “historical truth”. Keywords: Isabel Gondim, 1817 Sedition, Memory, Writing of History.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/10525
10.17564/2316-3828.2022v11n2p59-68
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/10525
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2022v11n2p59-68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/10525/4880
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 11 n. 2 (2022): Número temático - Mulheres e educação no espaço Luso-Brasileiro; 59-68
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2022v11n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220615394721792