LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3029 |
Resumo: | A par da necessidade de estudar os documentos norteadoresdo ensino de leitura no Brasil e a relaçãoque estes mantêm com os recursos utilizados em salade aula, este artigo busca observar como a ProvinhaBrasil segue as diretrizes relacionadas ao ensino deleitura, sugeridas nos textos oficiais concernentes àsséries iniciais. Para tanto, descreve os objetivos, ospressupostos teóricos e a metodologia da ProvinhaBrasil e analisa as questões dos testes 1 e 2 da edição2013. A análise ratifica a ideia de que a ProvinhaBrasil concebe a leitura como prática social, que vaialém da decodificação, abrangendo especificidadesda alfabetização e do letramento. |
id |
UNIT-2_8d9f18880e6d2a98af28a10593a82147 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3029 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA A par da necessidade de estudar os documentos norteadoresdo ensino de leitura no Brasil e a relaçãoque estes mantêm com os recursos utilizados em salade aula, este artigo busca observar como a ProvinhaBrasil segue as diretrizes relacionadas ao ensino deleitura, sugeridas nos textos oficiais concernentes àsséries iniciais. Para tanto, descreve os objetivos, ospressupostos teóricos e a metodologia da ProvinhaBrasil e analisa as questões dos testes 1 e 2 da edição2013. A análise ratifica a ideia de que a ProvinhaBrasil concebe a leitura como prática social, que vaialém da decodificação, abrangendo especificidadesda alfabetização e do letramento.Editora Universitária Tiradentes2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/302910.17564/2316-3828.2016v4n2p97-106EDUCAÇÃO; v. 4 n. 2 (2016); 97-1062316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2016v4n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3029/1639dos Santos, SolangeSilva, Leilane Ramos dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:26:34Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3029Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:56.695328Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA |
title |
LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA |
spellingShingle |
LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA dos Santos, Solange |
title_short |
LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA |
title_full |
LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA |
title_fullStr |
LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA |
title_full_unstemmed |
LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA |
title_sort |
LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA |
author |
dos Santos, Solange |
author_facet |
dos Santos, Solange Silva, Leilane Ramos da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Leilane Ramos da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Solange Silva, Leilane Ramos da |
description |
A par da necessidade de estudar os documentos norteadoresdo ensino de leitura no Brasil e a relaçãoque estes mantêm com os recursos utilizados em salade aula, este artigo busca observar como a ProvinhaBrasil segue as diretrizes relacionadas ao ensino deleitura, sugeridas nos textos oficiais concernentes àsséries iniciais. Para tanto, descreve os objetivos, ospressupostos teóricos e a metodologia da ProvinhaBrasil e analisa as questões dos testes 1 e 2 da edição2013. A análise ratifica a ideia de que a ProvinhaBrasil concebe a leitura como prática social, que vaialém da decodificação, abrangendo especificidadesda alfabetização e do letramento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3029 10.17564/2316-3828.2016v4n2p97-106 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3029 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2016v4n2p97-106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3029/1639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 4 n. 2 (2016); 97-106 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2016v4n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613409767424 |