LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Solange
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Leilane Ramos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3029
Resumo:  A par da necessidade de estudar os documentos norteadoresdo ensino de leitura no Brasil e a relaçãoque estes mantêm com os recursos utilizados em salade aula, este artigo busca observar como a ProvinhaBrasil segue as diretrizes relacionadas ao ensino deleitura, sugeridas nos textos oficiais concernentes àsséries iniciais. Para tanto, descreve os objetivos, ospressupostos teóricos e a metodologia da ProvinhaBrasil e analisa as questões dos testes 1 e 2 da edição2013. A análise ratifica a ideia de que a ProvinhaBrasil concebe a leitura como prática social, que vaialém da decodificação, abrangendo especificidadesda alfabetização e do letramento.
id UNIT-2_8d9f18880e6d2a98af28a10593a82147
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3029
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA A par da necessidade de estudar os documentos norteadoresdo ensino de leitura no Brasil e a relaçãoque estes mantêm com os recursos utilizados em salade aula, este artigo busca observar como a ProvinhaBrasil segue as diretrizes relacionadas ao ensino deleitura, sugeridas nos textos oficiais concernentes àsséries iniciais. Para tanto, descreve os objetivos, ospressupostos teóricos e a metodologia da ProvinhaBrasil e analisa as questões dos testes 1 e 2 da edição2013. A análise ratifica a ideia de que a ProvinhaBrasil concebe a leitura como prática social, que vaialém da decodificação, abrangendo especificidadesda alfabetização e do letramento.Editora Universitária Tiradentes2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/302910.17564/2316-3828.2016v4n2p97-106EDUCAÇÃO; v. 4 n. 2 (2016); 97-1062316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2016v4n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3029/1639dos Santos, SolangeSilva, Leilane Ramos dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:26:34Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3029Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:56.695328Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA
title LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA
spellingShingle LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA
dos Santos, Solange
title_short LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA
title_full LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA
title_fullStr LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA
title_full_unstemmed LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA
title_sort LEITURA, TEXTOS OFICIAIS E PROVINHA BRASIL: REFLEXÕES SOBRE UM MESMO TEMA
author dos Santos, Solange
author_facet dos Santos, Solange
Silva, Leilane Ramos da
author_role author
author2 Silva, Leilane Ramos da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Solange
Silva, Leilane Ramos da
description  A par da necessidade de estudar os documentos norteadoresdo ensino de leitura no Brasil e a relaçãoque estes mantêm com os recursos utilizados em salade aula, este artigo busca observar como a ProvinhaBrasil segue as diretrizes relacionadas ao ensino deleitura, sugeridas nos textos oficiais concernentes àsséries iniciais. Para tanto, descreve os objetivos, ospressupostos teóricos e a metodologia da ProvinhaBrasil e analisa as questões dos testes 1 e 2 da edição2013. A análise ratifica a ideia de que a ProvinhaBrasil concebe a leitura como prática social, que vaialém da decodificação, abrangendo especificidadesda alfabetização e do letramento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3029
10.17564/2316-3828.2016v4n2p97-106
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3029
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2016v4n2p97-106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3029/1639
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 4 n. 2 (2016); 97-106
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2016v4n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613409767424