A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Amaral, Tatiana Platzer Platzer
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Silva, Celia Regina, Peres, Ana Paula Torres, Prado, Douglas Gustavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8734
Resumo: O presente artigo tem como proposta realizar apontamentos sobre a brinquedoteca, enquanto laboratório didático, na formação do pedagogo. Sobre a brinquedoteca e as políticas públicas em educação para formação do pedagogo destaca-se que os documentos oficiais, como diretrizes curriculares e instrumentos de avaliação de curso, apresentam informações superficiais sobre a função da brinquedoteca. Para se construir uma proposta de brinquedoteca universitária, minimamente, comprometida é preciso analisar os documentos oficiais que embasam as práticas na Educação Infantil a fim de se compreender a concepção de infância. Aliada a essa questão verificou-se a ausência de referência ou classificação dos tipos de brinquedoteca, bem como de uma concepção comum. A partir dos dados da pesquisa apresentada foi reforçada a ideia de que a relação entre brinquedoteca e formação do pedagogo ainda está em processo de construção. Finalizando, as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural evidenciam a importância da brincadeira para desenvolvimento como atividade central no processo de formação do psiquismo infantil.
id UNIT-2_904a3f723368e36894c92b03c731302e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8734
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOSBrinquedoteca. Formação Pedagogo. Educação Infantil.O presente artigo tem como proposta realizar apontamentos sobre a brinquedoteca, enquanto laboratório didático, na formação do pedagogo. Sobre a brinquedoteca e as políticas públicas em educação para formação do pedagogo destaca-se que os documentos oficiais, como diretrizes curriculares e instrumentos de avaliação de curso, apresentam informações superficiais sobre a função da brinquedoteca. Para se construir uma proposta de brinquedoteca universitária, minimamente, comprometida é preciso analisar os documentos oficiais que embasam as práticas na Educação Infantil a fim de se compreender a concepção de infância. Aliada a essa questão verificou-se a ausência de referência ou classificação dos tipos de brinquedoteca, bem como de uma concepção comum. A partir dos dados da pesquisa apresentada foi reforçada a ideia de que a relação entre brinquedoteca e formação do pedagogo ainda está em processo de construção. Finalizando, as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural evidenciam a importância da brincadeira para desenvolvimento como atividade central no processo de formação do psiquismo infantil.Editora Universitária Tiradentes2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBibliográficoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/873410.17564/2316-3828.2020v9n1p15-28EDUCAÇÃO; v. 9 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 15-282316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v9n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8734/3980Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Amaral, Tatiana Platzer Platzerda Silva, Celia ReginaPeres, Ana Paula TorresPrado, Douglas Gustavo2020-11-18T20:01:34Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8734Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:09.282814Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS
title A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS
spellingShingle A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS
do Amaral, Tatiana Platzer Platzer
Brinquedoteca. Formação Pedagogo. Educação Infantil.
title_short A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS
title_full A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS
title_fullStr A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS
title_full_unstemmed A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS
title_sort A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS
author do Amaral, Tatiana Platzer Platzer
author_facet do Amaral, Tatiana Platzer Platzer
da Silva, Celia Regina
Peres, Ana Paula Torres
Prado, Douglas Gustavo
author_role author
author2 da Silva, Celia Regina
Peres, Ana Paula Torres
Prado, Douglas Gustavo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Amaral, Tatiana Platzer Platzer
da Silva, Celia Regina
Peres, Ana Paula Torres
Prado, Douglas Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Brinquedoteca. Formação Pedagogo. Educação Infantil.
topic Brinquedoteca. Formação Pedagogo. Educação Infantil.
description O presente artigo tem como proposta realizar apontamentos sobre a brinquedoteca, enquanto laboratório didático, na formação do pedagogo. Sobre a brinquedoteca e as políticas públicas em educação para formação do pedagogo destaca-se que os documentos oficiais, como diretrizes curriculares e instrumentos de avaliação de curso, apresentam informações superficiais sobre a função da brinquedoteca. Para se construir uma proposta de brinquedoteca universitária, minimamente, comprometida é preciso analisar os documentos oficiais que embasam as práticas na Educação Infantil a fim de se compreender a concepção de infância. Aliada a essa questão verificou-se a ausência de referência ou classificação dos tipos de brinquedoteca, bem como de uma concepção comum. A partir dos dados da pesquisa apresentada foi reforçada a ideia de que a relação entre brinquedoteca e formação do pedagogo ainda está em processo de construção. Finalizando, as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural evidenciam a importância da brincadeira para desenvolvimento como atividade central no processo de formação do psiquismo infantil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Bibliográfico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8734
10.17564/2316-3828.2020v9n1p15-28
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8734
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v9n1p15-28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8734/3980
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 9 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 15-28
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v9n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614879870976