A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8734 |
Resumo: | O presente artigo tem como proposta realizar apontamentos sobre a brinquedoteca, enquanto laboratório didático, na formação do pedagogo. Sobre a brinquedoteca e as políticas públicas em educação para formação do pedagogo destaca-se que os documentos oficiais, como diretrizes curriculares e instrumentos de avaliação de curso, apresentam informações superficiais sobre a função da brinquedoteca. Para se construir uma proposta de brinquedoteca universitária, minimamente, comprometida é preciso analisar os documentos oficiais que embasam as práticas na Educação Infantil a fim de se compreender a concepção de infância. Aliada a essa questão verificou-se a ausência de referência ou classificação dos tipos de brinquedoteca, bem como de uma concepção comum. A partir dos dados da pesquisa apresentada foi reforçada a ideia de que a relação entre brinquedoteca e formação do pedagogo ainda está em processo de construção. Finalizando, as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural evidenciam a importância da brincadeira para desenvolvimento como atividade central no processo de formação do psiquismo infantil. |
id |
UNIT-2_904a3f723368e36894c92b03c731302e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8734 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOSBrinquedoteca. Formação Pedagogo. Educação Infantil.O presente artigo tem como proposta realizar apontamentos sobre a brinquedoteca, enquanto laboratório didático, na formação do pedagogo. Sobre a brinquedoteca e as políticas públicas em educação para formação do pedagogo destaca-se que os documentos oficiais, como diretrizes curriculares e instrumentos de avaliação de curso, apresentam informações superficiais sobre a função da brinquedoteca. Para se construir uma proposta de brinquedoteca universitária, minimamente, comprometida é preciso analisar os documentos oficiais que embasam as práticas na Educação Infantil a fim de se compreender a concepção de infância. Aliada a essa questão verificou-se a ausência de referência ou classificação dos tipos de brinquedoteca, bem como de uma concepção comum. A partir dos dados da pesquisa apresentada foi reforçada a ideia de que a relação entre brinquedoteca e formação do pedagogo ainda está em processo de construção. Finalizando, as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural evidenciam a importância da brincadeira para desenvolvimento como atividade central no processo de formação do psiquismo infantil.Editora Universitária Tiradentes2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBibliográficoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/873410.17564/2316-3828.2020v9n1p15-28EDUCAÇÃO; v. 9 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 15-282316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v9n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8734/3980Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Amaral, Tatiana Platzer Platzerda Silva, Celia ReginaPeres, Ana Paula TorresPrado, Douglas Gustavo2020-11-18T20:01:34Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8734Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:09.282814Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS |
title |
A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS |
spellingShingle |
A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS do Amaral, Tatiana Platzer Platzer Brinquedoteca. Formação Pedagogo. Educação Infantil. |
title_short |
A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS |
title_full |
A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS |
title_fullStr |
A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS |
title_full_unstemmed |
A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS |
title_sort |
A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS |
author |
do Amaral, Tatiana Platzer Platzer |
author_facet |
do Amaral, Tatiana Platzer Platzer da Silva, Celia Regina Peres, Ana Paula Torres Prado, Douglas Gustavo |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Celia Regina Peres, Ana Paula Torres Prado, Douglas Gustavo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Amaral, Tatiana Platzer Platzer da Silva, Celia Regina Peres, Ana Paula Torres Prado, Douglas Gustavo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brinquedoteca. Formação Pedagogo. Educação Infantil. |
topic |
Brinquedoteca. Formação Pedagogo. Educação Infantil. |
description |
O presente artigo tem como proposta realizar apontamentos sobre a brinquedoteca, enquanto laboratório didático, na formação do pedagogo. Sobre a brinquedoteca e as políticas públicas em educação para formação do pedagogo destaca-se que os documentos oficiais, como diretrizes curriculares e instrumentos de avaliação de curso, apresentam informações superficiais sobre a função da brinquedoteca. Para se construir uma proposta de brinquedoteca universitária, minimamente, comprometida é preciso analisar os documentos oficiais que embasam as práticas na Educação Infantil a fim de se compreender a concepção de infância. Aliada a essa questão verificou-se a ausência de referência ou classificação dos tipos de brinquedoteca, bem como de uma concepção comum. A partir dos dados da pesquisa apresentada foi reforçada a ideia de que a relação entre brinquedoteca e formação do pedagogo ainda está em processo de construção. Finalizando, as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural evidenciam a importância da brincadeira para desenvolvimento como atividade central no processo de formação do psiquismo infantil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Bibliográfico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8734 10.17564/2316-3828.2020v9n1p15-28 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8734 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v9n1p15-28 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8734/3980 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 9 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 15-28 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v9n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614879870976 |