A CONVERSA ONLINE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO NA PESQUISA COM MASCULINIDADES DISSIDENTES NA CIBERCULTURA: NOTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruani, Ruann Moutinho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Couto Junior, Dilton Ribeiro, Amaro, Ivan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7697
Resumo: Este trabalho é parte das reflexões que vêm sendo desenvolvidas em pesquisa de mestrado em educação em andamento. A pesquisa, ainda em fase inicial, apresenta como objetivo investigar como as normas regulatórias de gênero e sexo agem na constituição das masculinidades de pessoas autoproclamadas gays usuárias de aplicativos de pegação/namoro. Este texto, de cunho teórico, é um recorte desta pesquisa e se propõe a apresentar notas teórico-metodológicas que evidenciam alguns dos desafios da produção de conhecimento no campo de estudos de gênero e sexualidade no contexto das dinâmicas ciberculturais. Mais especificamente, nosso foco é discutir sobre a importância da conversa online como procedimento metodológico na pesquisa que adota o ciberespaço para o desenvolvimento do trabalho de campo. Ao longo do trabalho, buscamos ressignificar o papel dos sujeitos participantes das pesquisas, entendendo-os como coautores no processo de construção do conhecimento, e refletindo também sobre as especificidades do digital em rede nos estudos de gênero. Nossa aposta, durante o trabalho de campo da pesquisa, vem sendo reconhecer a conversa online como procedimento metodológico alinhado com uma dimensão dialógica e de alteridade que prima pela horizontalidade das vozes na interação com homens gays que performatizam masculinidades dissidentes.
id UNIT-2_a1b36dec4302d0aadc987f03b30dacf7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7697
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling A CONVERSA ONLINE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO NA PESQUISA COM MASCULINIDADES DISSIDENTES NA CIBERCULTURA: NOTAS TEÓRICO-METODOLÓGICASmasculinidadesciberculturametodologiaconversa online.Este trabalho é parte das reflexões que vêm sendo desenvolvidas em pesquisa de mestrado em educação em andamento. A pesquisa, ainda em fase inicial, apresenta como objetivo investigar como as normas regulatórias de gênero e sexo agem na constituição das masculinidades de pessoas autoproclamadas gays usuárias de aplicativos de pegação/namoro. Este texto, de cunho teórico, é um recorte desta pesquisa e se propõe a apresentar notas teórico-metodológicas que evidenciam alguns dos desafios da produção de conhecimento no campo de estudos de gênero e sexualidade no contexto das dinâmicas ciberculturais. Mais especificamente, nosso foco é discutir sobre a importância da conversa online como procedimento metodológico na pesquisa que adota o ciberespaço para o desenvolvimento do trabalho de campo. Ao longo do trabalho, buscamos ressignificar o papel dos sujeitos participantes das pesquisas, entendendo-os como coautores no processo de construção do conhecimento, e refletindo também sobre as especificidades do digital em rede nos estudos de gênero. Nossa aposta, durante o trabalho de campo da pesquisa, vem sendo reconhecer a conversa online como procedimento metodológico alinhado com uma dimensão dialógica e de alteridade que prima pela horizontalidade das vozes na interação com homens gays que performatizam masculinidades dissidentes.Editora Universitária Tiradentes2020-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/769710.17564/2316-3828.2020v8n2p205-218EDUCAÇÃO; v. 8 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 205-2182316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7697/3809Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRuani, Ruann MoutinhoCouto Junior, Dilton RibeiroAmaro, Ivan2020-11-18T20:09:20Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7697Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:05.593467Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONVERSA ONLINE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO NA PESQUISA COM MASCULINIDADES DISSIDENTES NA CIBERCULTURA: NOTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS
title A CONVERSA ONLINE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO NA PESQUISA COM MASCULINIDADES DISSIDENTES NA CIBERCULTURA: NOTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS
spellingShingle A CONVERSA ONLINE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO NA PESQUISA COM MASCULINIDADES DISSIDENTES NA CIBERCULTURA: NOTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS
Ruani, Ruann Moutinho
masculinidades
cibercultura
metodologia
conversa online.
title_short A CONVERSA ONLINE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO NA PESQUISA COM MASCULINIDADES DISSIDENTES NA CIBERCULTURA: NOTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS
title_full A CONVERSA ONLINE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO NA PESQUISA COM MASCULINIDADES DISSIDENTES NA CIBERCULTURA: NOTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS
title_fullStr A CONVERSA ONLINE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO NA PESQUISA COM MASCULINIDADES DISSIDENTES NA CIBERCULTURA: NOTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS
title_full_unstemmed A CONVERSA ONLINE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO NA PESQUISA COM MASCULINIDADES DISSIDENTES NA CIBERCULTURA: NOTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS
title_sort A CONVERSA ONLINE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO NA PESQUISA COM MASCULINIDADES DISSIDENTES NA CIBERCULTURA: NOTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS
author Ruani, Ruann Moutinho
author_facet Ruani, Ruann Moutinho
Couto Junior, Dilton Ribeiro
Amaro, Ivan
author_role author
author2 Couto Junior, Dilton Ribeiro
Amaro, Ivan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruani, Ruann Moutinho
Couto Junior, Dilton Ribeiro
Amaro, Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv masculinidades
cibercultura
metodologia
conversa online.
topic masculinidades
cibercultura
metodologia
conversa online.
description Este trabalho é parte das reflexões que vêm sendo desenvolvidas em pesquisa de mestrado em educação em andamento. A pesquisa, ainda em fase inicial, apresenta como objetivo investigar como as normas regulatórias de gênero e sexo agem na constituição das masculinidades de pessoas autoproclamadas gays usuárias de aplicativos de pegação/namoro. Este texto, de cunho teórico, é um recorte desta pesquisa e se propõe a apresentar notas teórico-metodológicas que evidenciam alguns dos desafios da produção de conhecimento no campo de estudos de gênero e sexualidade no contexto das dinâmicas ciberculturais. Mais especificamente, nosso foco é discutir sobre a importância da conversa online como procedimento metodológico na pesquisa que adota o ciberespaço para o desenvolvimento do trabalho de campo. Ao longo do trabalho, buscamos ressignificar o papel dos sujeitos participantes das pesquisas, entendendo-os como coautores no processo de construção do conhecimento, e refletindo também sobre as especificidades do digital em rede nos estudos de gênero. Nossa aposta, durante o trabalho de campo da pesquisa, vem sendo reconhecer a conversa online como procedimento metodológico alinhado com uma dimensão dialógica e de alteridade que prima pela horizontalidade das vozes na interação com homens gays que performatizam masculinidades dissidentes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7697
10.17564/2316-3828.2020v8n2p205-218
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7697
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n2p205-218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7697/3809
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 205-218
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614409060352