A ESCRITA DE FÃS NO CONTEXTO TRANSMIDIÁTICO: implicações das fanfics no processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Daniella de Jesus
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8642
Resumo: O estudo investiga as possibilidades de aprendizagem por meio da autoria na produção de fanfics. A pesquisa tem como objetivo investigar como os sujeitos imersos na cultura digital, por meio da autoria em rede, do ponto de vista da transmidiação marcada nas fanfics, aprendem a partir das produções e colaborações. A metodologia contempla a abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica e netnográfica. Os dados foram coletados a partir dos registros feitos por meio da observação participante e da análise dos questionários aplicados aos participantes da pesquisa, beta readers do site Spirit Fanfics e Histórias. Com isso, foi elucidado que por meio da liberdade, da autoria e coautoria em rede e da colaboração os sujeitos engajam-se na produção de narrativas ficcionais. E, uma vez que precisam apropriar-se de conteúdos específicos que são tratados nas histórias, quando são tratados, constroem conhecimento de forma autônoma.
id UNIT-2_a7bf5f9d5751493b6cd264a02ee89f33
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8642
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling A ESCRITA DE FÃS NO CONTEXTO TRANSMIDIÁTICO: implicações das fanfics no processo de aprendizagemCultura digitalAutoria em redeNarrativa transmídiaFanfics.O estudo investiga as possibilidades de aprendizagem por meio da autoria na produção de fanfics. A pesquisa tem como objetivo investigar como os sujeitos imersos na cultura digital, por meio da autoria em rede, do ponto de vista da transmidiação marcada nas fanfics, aprendem a partir das produções e colaborações. A metodologia contempla a abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica e netnográfica. Os dados foram coletados a partir dos registros feitos por meio da observação participante e da análise dos questionários aplicados aos participantes da pesquisa, beta readers do site Spirit Fanfics e Histórias. Com isso, foi elucidado que por meio da liberdade, da autoria e coautoria em rede e da colaboração os sujeitos engajam-se na produção de narrativas ficcionais. E, uma vez que precisam apropriar-se de conteúdos específicos que são tratados nas histórias, quando são tratados, constroem conhecimento de forma autônoma.Editora Universitária Tiradentes2020-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/864210.17564/2316-3828.2020v10n2p50-65EDUCAÇÃO; v. 10 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - As provocações atuais da Cibercultura nas redes educativas; 50-652316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v10n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8642/4320Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Daniella de JesusMercado, Luis Paulo Leopoldo2020-11-17T18:32:11Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8642Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:08.839207Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESCRITA DE FÃS NO CONTEXTO TRANSMIDIÁTICO: implicações das fanfics no processo de aprendizagem
title A ESCRITA DE FÃS NO CONTEXTO TRANSMIDIÁTICO: implicações das fanfics no processo de aprendizagem
spellingShingle A ESCRITA DE FÃS NO CONTEXTO TRANSMIDIÁTICO: implicações das fanfics no processo de aprendizagem
Lima, Daniella de Jesus
Cultura digital
Autoria em rede
Narrativa transmídia
Fanfics.
title_short A ESCRITA DE FÃS NO CONTEXTO TRANSMIDIÁTICO: implicações das fanfics no processo de aprendizagem
title_full A ESCRITA DE FÃS NO CONTEXTO TRANSMIDIÁTICO: implicações das fanfics no processo de aprendizagem
title_fullStr A ESCRITA DE FÃS NO CONTEXTO TRANSMIDIÁTICO: implicações das fanfics no processo de aprendizagem
title_full_unstemmed A ESCRITA DE FÃS NO CONTEXTO TRANSMIDIÁTICO: implicações das fanfics no processo de aprendizagem
title_sort A ESCRITA DE FÃS NO CONTEXTO TRANSMIDIÁTICO: implicações das fanfics no processo de aprendizagem
author Lima, Daniella de Jesus
author_facet Lima, Daniella de Jesus
Mercado, Luis Paulo Leopoldo
author_role author
author2 Mercado, Luis Paulo Leopoldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Daniella de Jesus
Mercado, Luis Paulo Leopoldo
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura digital
Autoria em rede
Narrativa transmídia
Fanfics.
topic Cultura digital
Autoria em rede
Narrativa transmídia
Fanfics.
description O estudo investiga as possibilidades de aprendizagem por meio da autoria na produção de fanfics. A pesquisa tem como objetivo investigar como os sujeitos imersos na cultura digital, por meio da autoria em rede, do ponto de vista da transmidiação marcada nas fanfics, aprendem a partir das produções e colaborações. A metodologia contempla a abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica e netnográfica. Os dados foram coletados a partir dos registros feitos por meio da observação participante e da análise dos questionários aplicados aos participantes da pesquisa, beta readers do site Spirit Fanfics e Histórias. Com isso, foi elucidado que por meio da liberdade, da autoria e coautoria em rede e da colaboração os sujeitos engajam-se na produção de narrativas ficcionais. E, uma vez que precisam apropriar-se de conteúdos específicos que são tratados nas histórias, quando são tratados, constroem conhecimento de forma autônoma.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8642
10.17564/2316-3828.2020v10n2p50-65
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8642
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v10n2p50-65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8642/4320
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 10 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - As provocações atuais da Cibercultura nas redes educativas; 50-65
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v10n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614866239488