AS PRÁTICAS ESCOLARES DE CIVILIZAÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS POVOS DA COLÔNIA PORTUGUESA E SEUS DOMÍNIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariângela Dias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1490
Resumo: O estudo em foco pretende analisar o Tratado Filosófico “Apontamentos para a educação de um menino nobre (1734)” de Martinho de Mendonça de Pina e Proença. A escolha desse Tratado se deu por ser uma fonte de pesquisa que apresenta a educação como foco principal, pois especifica uma prática educacional e social determinada pelas exemplificações que a legislação empreendia naquela época. Esse Tratado mostra-se voltado para a educação preceptoral, de caráter privado, destinado a modelar a nobreza conforme princípios morais formadores do homem virtuoso. Nessa investigação foi utilizada a pesquisa bibliográfica e quantitativa, recorrendo às seguintes fontes: livros, revistas científicas e legislação. Convém ressaltar que foram analisadas como as práticas intelectuais e educativas implicaram no estabelecimento de estratégias na aprendizagem dos saberes elementares no período setecentista estendidas nos manuais desses intelectuais e nas formas de execução dessas práticas. “Apontamentos” trouxe um discurso frente as práticas com relação a civilização e a educação dos povos da Colônia Portuguesa e seus Domínios. Concluo afirmando que o pensamento iluminista foi permeado nesse período com o papel de redentor da educação, de sua capacidade de promover a regeneração e a emancipação dos indivíduos e das intituições educativas como lugares previlegiados para a formação dos sujeitos em conformidade a modernidade.
id UNIT-2_a8ad5780ef588323d382c007394d5fd7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1490
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling AS PRÁTICAS ESCOLARES DE CIVILIZAÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS POVOS DA COLÔNIA PORTUGUESA E SEUS DOMÍNIOSMartinho de Pina e ProençaSaberes ElementaresLegislação Educacional.O estudo em foco pretende analisar o Tratado Filosófico “Apontamentos para a educação de um menino nobre (1734)” de Martinho de Mendonça de Pina e Proença. A escolha desse Tratado se deu por ser uma fonte de pesquisa que apresenta a educação como foco principal, pois especifica uma prática educacional e social determinada pelas exemplificações que a legislação empreendia naquela época. Esse Tratado mostra-se voltado para a educação preceptoral, de caráter privado, destinado a modelar a nobreza conforme princípios morais formadores do homem virtuoso. Nessa investigação foi utilizada a pesquisa bibliográfica e quantitativa, recorrendo às seguintes fontes: livros, revistas científicas e legislação. Convém ressaltar que foram analisadas como as práticas intelectuais e educativas implicaram no estabelecimento de estratégias na aprendizagem dos saberes elementares no período setecentista estendidas nos manuais desses intelectuais e nas formas de execução dessas práticas. “Apontamentos” trouxe um discurso frente as práticas com relação a civilização e a educação dos povos da Colônia Portuguesa e seus Domínios. Concluo afirmando que o pensamento iluminista foi permeado nesse período com o papel de redentor da educação, de sua capacidade de promover a regeneração e a emancipação dos indivíduos e das intituições educativas como lugares previlegiados para a formação dos sujeitos em conformidade a modernidade.Editora Universitária Tiradentes2015-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/149010.17564/2316-3828.2015v3n2p137-149EDUCAÇÃO; v. 3 n. 2 (2015); 137-1492316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2015v3n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1490/1131Santos, Mariângela Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:48:15Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1490Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:52.216626Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv AS PRÁTICAS ESCOLARES DE CIVILIZAÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS POVOS DA COLÔNIA PORTUGUESA E SEUS DOMÍNIOS
title AS PRÁTICAS ESCOLARES DE CIVILIZAÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS POVOS DA COLÔNIA PORTUGUESA E SEUS DOMÍNIOS
spellingShingle AS PRÁTICAS ESCOLARES DE CIVILIZAÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS POVOS DA COLÔNIA PORTUGUESA E SEUS DOMÍNIOS
Santos, Mariângela Dias
Martinho de Pina e Proença
Saberes Elementares
Legislação Educacional.
title_short AS PRÁTICAS ESCOLARES DE CIVILIZAÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS POVOS DA COLÔNIA PORTUGUESA E SEUS DOMÍNIOS
title_full AS PRÁTICAS ESCOLARES DE CIVILIZAÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS POVOS DA COLÔNIA PORTUGUESA E SEUS DOMÍNIOS
title_fullStr AS PRÁTICAS ESCOLARES DE CIVILIZAÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS POVOS DA COLÔNIA PORTUGUESA E SEUS DOMÍNIOS
title_full_unstemmed AS PRÁTICAS ESCOLARES DE CIVILIZAÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS POVOS DA COLÔNIA PORTUGUESA E SEUS DOMÍNIOS
title_sort AS PRÁTICAS ESCOLARES DE CIVILIZAÇÃO E A EDUCAÇÃO DOS POVOS DA COLÔNIA PORTUGUESA E SEUS DOMÍNIOS
author Santos, Mariângela Dias
author_facet Santos, Mariângela Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mariângela Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Martinho de Pina e Proença
Saberes Elementares
Legislação Educacional.
topic Martinho de Pina e Proença
Saberes Elementares
Legislação Educacional.
description O estudo em foco pretende analisar o Tratado Filosófico “Apontamentos para a educação de um menino nobre (1734)” de Martinho de Mendonça de Pina e Proença. A escolha desse Tratado se deu por ser uma fonte de pesquisa que apresenta a educação como foco principal, pois especifica uma prática educacional e social determinada pelas exemplificações que a legislação empreendia naquela época. Esse Tratado mostra-se voltado para a educação preceptoral, de caráter privado, destinado a modelar a nobreza conforme princípios morais formadores do homem virtuoso. Nessa investigação foi utilizada a pesquisa bibliográfica e quantitativa, recorrendo às seguintes fontes: livros, revistas científicas e legislação. Convém ressaltar que foram analisadas como as práticas intelectuais e educativas implicaram no estabelecimento de estratégias na aprendizagem dos saberes elementares no período setecentista estendidas nos manuais desses intelectuais e nas formas de execução dessas práticas. “Apontamentos” trouxe um discurso frente as práticas com relação a civilização e a educação dos povos da Colônia Portuguesa e seus Domínios. Concluo afirmando que o pensamento iluminista foi permeado nesse período com o papel de redentor da educação, de sua capacidade de promover a regeneração e a emancipação dos indivíduos e das intituições educativas como lugares previlegiados para a formação dos sujeitos em conformidade a modernidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1490
10.17564/2316-3828.2015v3n2p137-149
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1490
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2015v3n2p137-149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1490/1131
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 3 n. 2 (2015); 137-149
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2015v3n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612786913280