EM TEMPOS DE CIBERCULTURA, UM PORTAL À MEMÓRIA INSTITUCIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Medeiros Neta, Olívia Morais de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4415
Resumo: Diante da popularização da informática, a cibercultura, ou seja, a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais, emerge como uma nova forma de guarda. Neste sentido, o artigo visa compreender o Portal da Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) como um lugar de memória institucional. Para tanto, tomamos à analise elementos presentes no Portal, entendendo-os como fontes e os relacionamos com possíveis temas de estudo em história da educação profissional. História das instituições educativas, cultura escolar, currículo e organização escolar, arquitetura e cultura material escolar e sociabilidades constituíram-se como temas possíveis de investigação a partir do Portal da Memória do IFRN. Nesses termos, destacamos que as fontes presentes no Portal da Memória não falam per se, mas que essas trazem ao Portal a possibilidade de acesso às dimensões da história e da memória da educação institucional. Por isso, o Portal da Memória em sua dimensão da cibercultura é um portal à memória institucional do IFRN.
id UNIT-2_ac235096b5069d5c33746239bb1afec8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4415
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling EM TEMPOS DE CIBERCULTURA, UM PORTAL À MEMÓRIA INSTITUCIONALCibercultura. Memória. História da educação.Diante da popularização da informática, a cibercultura, ou seja, a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais, emerge como uma nova forma de guarda. Neste sentido, o artigo visa compreender o Portal da Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) como um lugar de memória institucional. Para tanto, tomamos à analise elementos presentes no Portal, entendendo-os como fontes e os relacionamos com possíveis temas de estudo em história da educação profissional. História das instituições educativas, cultura escolar, currículo e organização escolar, arquitetura e cultura material escolar e sociabilidades constituíram-se como temas possíveis de investigação a partir do Portal da Memória do IFRN. Nesses termos, destacamos que as fontes presentes no Portal da Memória não falam per se, mas que essas trazem ao Portal a possibilidade de acesso às dimensões da história e da memória da educação institucional. Por isso, o Portal da Memória em sua dimensão da cibercultura é um portal à memória institucional do IFRN.Editora Universitária Tiradentes2020-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/441510.17564/2316-3828.2020v8n3p218-230EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 218-2302316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4415/4001Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSOUZA, FRANCISCO DAS CHAGAS SILVAMedeiros Neta, Olívia Morais de2020-11-18T19:56:36Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4415Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:59.490274Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv EM TEMPOS DE CIBERCULTURA, UM PORTAL À MEMÓRIA INSTITUCIONAL
title EM TEMPOS DE CIBERCULTURA, UM PORTAL À MEMÓRIA INSTITUCIONAL
spellingShingle EM TEMPOS DE CIBERCULTURA, UM PORTAL À MEMÓRIA INSTITUCIONAL
SOUZA, FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA
Cibercultura. Memória. História da educação.
title_short EM TEMPOS DE CIBERCULTURA, UM PORTAL À MEMÓRIA INSTITUCIONAL
title_full EM TEMPOS DE CIBERCULTURA, UM PORTAL À MEMÓRIA INSTITUCIONAL
title_fullStr EM TEMPOS DE CIBERCULTURA, UM PORTAL À MEMÓRIA INSTITUCIONAL
title_full_unstemmed EM TEMPOS DE CIBERCULTURA, UM PORTAL À MEMÓRIA INSTITUCIONAL
title_sort EM TEMPOS DE CIBERCULTURA, UM PORTAL À MEMÓRIA INSTITUCIONAL
author SOUZA, FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA
author_facet SOUZA, FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA
Medeiros Neta, Olívia Morais de
author_role author
author2 Medeiros Neta, Olívia Morais de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA
Medeiros Neta, Olívia Morais de
dc.subject.por.fl_str_mv Cibercultura. Memória. História da educação.
topic Cibercultura. Memória. História da educação.
description Diante da popularização da informática, a cibercultura, ou seja, a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais, emerge como uma nova forma de guarda. Neste sentido, o artigo visa compreender o Portal da Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) como um lugar de memória institucional. Para tanto, tomamos à analise elementos presentes no Portal, entendendo-os como fontes e os relacionamos com possíveis temas de estudo em história da educação profissional. História das instituições educativas, cultura escolar, currículo e organização escolar, arquitetura e cultura material escolar e sociabilidades constituíram-se como temas possíveis de investigação a partir do Portal da Memória do IFRN. Nesses termos, destacamos que as fontes presentes no Portal da Memória não falam per se, mas que essas trazem ao Portal a possibilidade de acesso às dimensões da história e da memória da educação institucional. Por isso, o Portal da Memória em sua dimensão da cibercultura é um portal à memória institucional do IFRN.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4415
10.17564/2316-3828.2020v8n3p218-230
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4415
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n3p218-230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4415/4001
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 218-230
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613879529472