Historiografia didática e ensino de história: nação e identidade nas narrativas sobre a história do Brasil (1843-1861)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tole, Maria Aparecida de Leopoldino Tursi
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1315
Resumo: O principal objetivo deste escrito é refletir sobre as relações que historicamente vieram sendo tecidas entre História e ensino na perspectiva relacional de dois campos de conhecimentos: a Educação e a História, a fim de compreender melhor a novidade das questões que habitam em nosso presente quando se trata de pensar os aspectos pedagógicos dessa disciplina escolar no cenário da educação escolar brasileira contemporaneamente. O leitor encontrará nas reflexões aqui desenvolvidas a problematização da trajetória assumida pela história como disciplina escolar no caminho de sua afirmação como saber socialmente necessário no decorrer do século XIX. A escolha metodológica desse caminho se justifica por entender que, como parte dos interesses pedagógicos, é necessário, na discussão sobre História e ensino de História, pensar o ensino tradicional por meio de pelo menos dois aspectos que são centrais nessa questão: a tradição historiográfica (entendida como escrita da história) e sua relação com a historiografia didática (a escrita da história escolar) que inaugura um método específico de ensinar o passado no decorrer do século XIX, mais especificamente por intermédio de duas obras historiográficas de referência do período – Como se deve escrever a história do Brasil, de Martius (1843) – e Lições de História do Brasil, de Joaquim Manoel de Macedo (1861).
id UNIT-2_cc4397668297f469b3f4e28ed85892e4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1315
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling Historiografia didática e ensino de história: nação e identidade nas narrativas sobre a história do Brasil (1843-1861)historiografia didáticaensino de HistóriaidentidadenaçãoO principal objetivo deste escrito é refletir sobre as relações que historicamente vieram sendo tecidas entre História e ensino na perspectiva relacional de dois campos de conhecimentos: a Educação e a História, a fim de compreender melhor a novidade das questões que habitam em nosso presente quando se trata de pensar os aspectos pedagógicos dessa disciplina escolar no cenário da educação escolar brasileira contemporaneamente. O leitor encontrará nas reflexões aqui desenvolvidas a problematização da trajetória assumida pela história como disciplina escolar no caminho de sua afirmação como saber socialmente necessário no decorrer do século XIX. A escolha metodológica desse caminho se justifica por entender que, como parte dos interesses pedagógicos, é necessário, na discussão sobre História e ensino de História, pensar o ensino tradicional por meio de pelo menos dois aspectos que são centrais nessa questão: a tradição historiográfica (entendida como escrita da história) e sua relação com a historiografia didática (a escrita da história escolar) que inaugura um método específico de ensinar o passado no decorrer do século XIX, mais especificamente por intermédio de duas obras historiográficas de referência do período – Como se deve escrever a história do Brasil, de Martius (1843) – e Lições de História do Brasil, de Joaquim Manoel de Macedo (1861).Editora Universitária Tiradentes2014-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhistória das disciplinas escolaresapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/131510.17564/2316-3828.2014v2n3p243-256EDUCAÇÃO; v. 2 n. 3 (2014); 243-2562316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2014v2n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1315/897Tole, Maria Aparecida de Leopoldino Tursiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:54:47Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1315Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:51.373596Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv Historiografia didática e ensino de história: nação e identidade nas narrativas sobre a história do Brasil (1843-1861)
title Historiografia didática e ensino de história: nação e identidade nas narrativas sobre a história do Brasil (1843-1861)
spellingShingle Historiografia didática e ensino de história: nação e identidade nas narrativas sobre a história do Brasil (1843-1861)
Tole, Maria Aparecida de Leopoldino Tursi
historiografia didática
ensino de História
identidade
nação
title_short Historiografia didática e ensino de história: nação e identidade nas narrativas sobre a história do Brasil (1843-1861)
title_full Historiografia didática e ensino de história: nação e identidade nas narrativas sobre a história do Brasil (1843-1861)
title_fullStr Historiografia didática e ensino de história: nação e identidade nas narrativas sobre a história do Brasil (1843-1861)
title_full_unstemmed Historiografia didática e ensino de história: nação e identidade nas narrativas sobre a história do Brasil (1843-1861)
title_sort Historiografia didática e ensino de história: nação e identidade nas narrativas sobre a história do Brasil (1843-1861)
author Tole, Maria Aparecida de Leopoldino Tursi
author_facet Tole, Maria Aparecida de Leopoldino Tursi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tole, Maria Aparecida de Leopoldino Tursi
dc.subject.por.fl_str_mv historiografia didática
ensino de História
identidade
nação
topic historiografia didática
ensino de História
identidade
nação
description O principal objetivo deste escrito é refletir sobre as relações que historicamente vieram sendo tecidas entre História e ensino na perspectiva relacional de dois campos de conhecimentos: a Educação e a História, a fim de compreender melhor a novidade das questões que habitam em nosso presente quando se trata de pensar os aspectos pedagógicos dessa disciplina escolar no cenário da educação escolar brasileira contemporaneamente. O leitor encontrará nas reflexões aqui desenvolvidas a problematização da trajetória assumida pela história como disciplina escolar no caminho de sua afirmação como saber socialmente necessário no decorrer do século XIX. A escolha metodológica desse caminho se justifica por entender que, como parte dos interesses pedagógicos, é necessário, na discussão sobre História e ensino de História, pensar o ensino tradicional por meio de pelo menos dois aspectos que são centrais nessa questão: a tradição historiográfica (entendida como escrita da história) e sua relação com a historiografia didática (a escrita da história escolar) que inaugura um método específico de ensinar o passado no decorrer do século XIX, mais especificamente por intermédio de duas obras historiográficas de referência do período – Como se deve escrever a história do Brasil, de Martius (1843) – e Lições de História do Brasil, de Joaquim Manoel de Macedo (1861).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
história das disciplinas escolares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1315
10.17564/2316-3828.2014v2n3p243-256
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1315
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2014v2n3p243-256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1315/897
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 2 n. 3 (2014); 243-256
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2014v2n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613302812672