ASPECTOS HISTÓRICOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PRIMEIROS JARDINS DE INFÂNCIA NO ESTADO DO PARANÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2153 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi conhecer, registrar e analisar a criação e organização do trabalho pedagógico dos primeiros Jardins de Infância paranaenses. A metodologia utilizada pautou-se no Método Histórico pois, por meio desse foi possível compreender os aspectos sociais, econômicos e políticos que atravessava o Brasil e o Estado do Paraná naquele momento histórico. Os resultados da pesquisa apontam que embora esse estado seja pioneiro na criação do primeiro Jardim de Infância, não oficial, do Brasil Império no ano de 1862; somente na República duas novas instituições foram criadas pelo poder público; uma no ano de 1906, intitulada “Maria de Miranda”, que adotou os princípios froebelianos que priorizava as brincadeiras no desenvolvimento do trabalho, e a outra em 1911, chamada “Emília Ericksen”, que buscou como referencial a metodologia de Maria Montessori que propunha uma organização curricular de acordo com o desenvolvimento infantil. Apesar de divergentes, ambas configuraram-se como ambientes de aprendizagens e valorizaram a originalidade do seu pensamento infantil. |
id |
UNIT-2_da36497fd95546bed9cff7faaa2147dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/2153 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ASPECTOS HISTÓRICOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PRIMEIROS JARDINS DE INFÂNCIA NO ESTADO DO PARANÁO objetivo deste estudo foi conhecer, registrar e analisar a criação e organização do trabalho pedagógico dos primeiros Jardins de Infância paranaenses. A metodologia utilizada pautou-se no Método Histórico pois, por meio desse foi possível compreender os aspectos sociais, econômicos e políticos que atravessava o Brasil e o Estado do Paraná naquele momento histórico. Os resultados da pesquisa apontam que embora esse estado seja pioneiro na criação do primeiro Jardim de Infância, não oficial, do Brasil Império no ano de 1862; somente na República duas novas instituições foram criadas pelo poder público; uma no ano de 1906, intitulada “Maria de Miranda”, que adotou os princípios froebelianos que priorizava as brincadeiras no desenvolvimento do trabalho, e a outra em 1911, chamada “Emília Ericksen”, que buscou como referencial a metodologia de Maria Montessori que propunha uma organização curricular de acordo com o desenvolvimento infantil. Apesar de divergentes, ambas configuraram-se como ambientes de aprendizagens e valorizaram a originalidade do seu pensamento infantil.Editora Universitária Tiradentes2015-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/215310.17564/2316-3828.2015v4n1p67-76EDUCAÇÃO; v. 4 n. 1 (2015); 67-762316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2015v4n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2153/1437Paschoal, Jaqueline DelgadoMachado, Maria Cristina Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:34:12Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/2153Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:55.104772Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ASPECTOS HISTÓRICOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PRIMEIROS JARDINS DE INFÂNCIA NO ESTADO DO PARANÁ |
title |
ASPECTOS HISTÓRICOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PRIMEIROS JARDINS DE INFÂNCIA NO ESTADO DO PARANÁ |
spellingShingle |
ASPECTOS HISTÓRICOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PRIMEIROS JARDINS DE INFÂNCIA NO ESTADO DO PARANÁ Paschoal, Jaqueline Delgado |
title_short |
ASPECTOS HISTÓRICOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PRIMEIROS JARDINS DE INFÂNCIA NO ESTADO DO PARANÁ |
title_full |
ASPECTOS HISTÓRICOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PRIMEIROS JARDINS DE INFÂNCIA NO ESTADO DO PARANÁ |
title_fullStr |
ASPECTOS HISTÓRICOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PRIMEIROS JARDINS DE INFÂNCIA NO ESTADO DO PARANÁ |
title_full_unstemmed |
ASPECTOS HISTÓRICOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PRIMEIROS JARDINS DE INFÂNCIA NO ESTADO DO PARANÁ |
title_sort |
ASPECTOS HISTÓRICOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PRIMEIROS JARDINS DE INFÂNCIA NO ESTADO DO PARANÁ |
author |
Paschoal, Jaqueline Delgado |
author_facet |
Paschoal, Jaqueline Delgado Machado, Maria Cristina Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Maria Cristina Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paschoal, Jaqueline Delgado Machado, Maria Cristina Gomes |
description |
O objetivo deste estudo foi conhecer, registrar e analisar a criação e organização do trabalho pedagógico dos primeiros Jardins de Infância paranaenses. A metodologia utilizada pautou-se no Método Histórico pois, por meio desse foi possível compreender os aspectos sociais, econômicos e políticos que atravessava o Brasil e o Estado do Paraná naquele momento histórico. Os resultados da pesquisa apontam que embora esse estado seja pioneiro na criação do primeiro Jardim de Infância, não oficial, do Brasil Império no ano de 1862; somente na República duas novas instituições foram criadas pelo poder público; uma no ano de 1906, intitulada “Maria de Miranda”, que adotou os princípios froebelianos que priorizava as brincadeiras no desenvolvimento do trabalho, e a outra em 1911, chamada “Emília Ericksen”, que buscou como referencial a metodologia de Maria Montessori que propunha uma organização curricular de acordo com o desenvolvimento infantil. Apesar de divergentes, ambas configuraram-se como ambientes de aprendizagens e valorizaram a originalidade do seu pensamento infantil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2153 10.17564/2316-3828.2015v4n1p67-76 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2153 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2015v4n1p67-76 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2153/1437 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 4 n. 1 (2015); 67-76 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2015v4n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613368872960 |