FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DE DILEMAS SÓCIO CIENTÍFICOS COM ELEMENTOS DE UBIQUIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Silvar Ferreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pinto, Sonia Maria da Conceicao, Okada, Alexandra Lilavati Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4847
Resumo: Este artigo analisa um processo de formação profissional continuada do professor, que se dá no espaço de atuação profissional e que visa mudanças significativas nas práticas docentes, promovendo reflexões contextualizadas de caráter científico, buscando formas de potencializar a educação. Foi realizado com base em um case real na cidade de Irecê - Bahia - Brasil, valendo-se da metodologia aplicada no Projeto Europeu ENGAGE Europeu, através do uso de dilemas sócio científicos e da abordagem de pesquisa e inovação responsáveis, buscando responder à questão: quais as possibilidades e limites das práticas pedagógicas de formação continuada do professor, numa perspectiva interativo-reflexiva, utilizando-se as tecnologias digitais em rede, dispositivos móveis, elementos da ubiquidade, articulados com atividades presenciais em ambiente real de sala de aula? As analises e discussões de resultados mostraram alto índice de engajamento dos professores ao projeto em todas as suas etapas, interações em horários e localização geográfica dispersas e ubíquas, apontando um grau elevado de aceitação, além de dificuldades de execução em articulação com as atividades regulares da escola. Concluiu-se o estudo com indicações de que este processo de formação apresentou um grande potencial para a implementação de mudanças efetivas no processo de formação continuada de professores com reflexos positivos na sua sala de aula, indicando ainda, aspectos a serem corrigidos para a continuidade desta ação na própria escola ou em outras que possam ser integradas ao projeto.
id UNIT-2_dd055c98e6302f90fad3b02ed34024d3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4847
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DE DILEMAS SÓCIO CIENTÍFICOS COM ELEMENTOS DE UBIQUIDADEFormação Continuada do Professor. Dilemas sócio científicos. Pesquisa e inovação Responsáveis. Projeto ENGAGE. Princípios de Ubiquidade.Este artigo analisa um processo de formação profissional continuada do professor, que se dá no espaço de atuação profissional e que visa mudanças significativas nas práticas docentes, promovendo reflexões contextualizadas de caráter científico, buscando formas de potencializar a educação. Foi realizado com base em um case real na cidade de Irecê - Bahia - Brasil, valendo-se da metodologia aplicada no Projeto Europeu ENGAGE Europeu, através do uso de dilemas sócio científicos e da abordagem de pesquisa e inovação responsáveis, buscando responder à questão: quais as possibilidades e limites das práticas pedagógicas de formação continuada do professor, numa perspectiva interativo-reflexiva, utilizando-se as tecnologias digitais em rede, dispositivos móveis, elementos da ubiquidade, articulados com atividades presenciais em ambiente real de sala de aula? As analises e discussões de resultados mostraram alto índice de engajamento dos professores ao projeto em todas as suas etapas, interações em horários e localização geográfica dispersas e ubíquas, apontando um grau elevado de aceitação, além de dificuldades de execução em articulação com as atividades regulares da escola. Concluiu-se o estudo com indicações de que este processo de formação apresentou um grande potencial para a implementação de mudanças efetivas no processo de formação continuada de professores com reflexos positivos na sua sala de aula, indicando ainda, aspectos a serem corrigidos para a continuidade desta ação na própria escola ou em outras que possam ser integradas ao projeto.Editora Universitária Tiradentes2017-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/484710.17564/2316-3828.2017v6n1p107-124EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 107-1242316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v6n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4847/2431Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Silvar FerreiraPinto, Sonia Maria da ConceicaoOkada, Alexandra Lilavati Pereira2020-11-18T20:55:11Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4847Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:01.070358Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DE DILEMAS SÓCIO CIENTÍFICOS COM ELEMENTOS DE UBIQUIDADE
title FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DE DILEMAS SÓCIO CIENTÍFICOS COM ELEMENTOS DE UBIQUIDADE
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DE DILEMAS SÓCIO CIENTÍFICOS COM ELEMENTOS DE UBIQUIDADE
Ribeiro, Silvar Ferreira
Formação Continuada do Professor. Dilemas sócio científicos. Pesquisa e inovação Responsáveis. Projeto ENGAGE. Princípios de Ubiquidade.
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DE DILEMAS SÓCIO CIENTÍFICOS COM ELEMENTOS DE UBIQUIDADE
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DE DILEMAS SÓCIO CIENTÍFICOS COM ELEMENTOS DE UBIQUIDADE
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DE DILEMAS SÓCIO CIENTÍFICOS COM ELEMENTOS DE UBIQUIDADE
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DE DILEMAS SÓCIO CIENTÍFICOS COM ELEMENTOS DE UBIQUIDADE
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DE DILEMAS SÓCIO CIENTÍFICOS COM ELEMENTOS DE UBIQUIDADE
author Ribeiro, Silvar Ferreira
author_facet Ribeiro, Silvar Ferreira
Pinto, Sonia Maria da Conceicao
Okada, Alexandra Lilavati Pereira
author_role author
author2 Pinto, Sonia Maria da Conceicao
Okada, Alexandra Lilavati Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Silvar Ferreira
Pinto, Sonia Maria da Conceicao
Okada, Alexandra Lilavati Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada do Professor. Dilemas sócio científicos. Pesquisa e inovação Responsáveis. Projeto ENGAGE. Princípios de Ubiquidade.
topic Formação Continuada do Professor. Dilemas sócio científicos. Pesquisa e inovação Responsáveis. Projeto ENGAGE. Princípios de Ubiquidade.
description Este artigo analisa um processo de formação profissional continuada do professor, que se dá no espaço de atuação profissional e que visa mudanças significativas nas práticas docentes, promovendo reflexões contextualizadas de caráter científico, buscando formas de potencializar a educação. Foi realizado com base em um case real na cidade de Irecê - Bahia - Brasil, valendo-se da metodologia aplicada no Projeto Europeu ENGAGE Europeu, através do uso de dilemas sócio científicos e da abordagem de pesquisa e inovação responsáveis, buscando responder à questão: quais as possibilidades e limites das práticas pedagógicas de formação continuada do professor, numa perspectiva interativo-reflexiva, utilizando-se as tecnologias digitais em rede, dispositivos móveis, elementos da ubiquidade, articulados com atividades presenciais em ambiente real de sala de aula? As analises e discussões de resultados mostraram alto índice de engajamento dos professores ao projeto em todas as suas etapas, interações em horários e localização geográfica dispersas e ubíquas, apontando um grau elevado de aceitação, além de dificuldades de execução em articulação com as atividades regulares da escola. Concluiu-se o estudo com indicações de que este processo de formação apresentou um grande potencial para a implementação de mudanças efetivas no processo de formação continuada de professores com reflexos positivos na sua sala de aula, indicando ainda, aspectos a serem corrigidos para a continuidade desta ação na própria escola ou em outras que possam ser integradas ao projeto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4847
10.17564/2316-3828.2017v6n1p107-124
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4847
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2017v6n1p107-124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4847/2431
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 107-124
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2017v6n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613923569664