USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1777 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo apresentar um estudo de caso na elaboração de uma tecnologia educacional universitária. O site “Teoria e Metodologias da História da UFS” insere-se na perspectiva da elaboração de suportes tecnológicos direcionados às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o fomento da aprendizagem do futuro profissional em Museologia. A metodologia utilizou a tecnologia disponível no googlesites para a alocação de textos, filmes e vídeos de apoio, sugestões para a disciplina, lista bibliográfica complementar, atividades extra-sala, papers dos textos debatidos em aula, organização de seminários e eventos da disciplina de Teoria e Metodologias da História. A vinculação do site à disciplina ministrada tornou o aprendizado mais prazeroso, desafiador e abrangente, resultando num índice de acessos por mais 80% dos alunos, com a aprovação de mais de 80% nas avaliações daqueles que fazem uso do site. O desenvolvimento de recursos tecnológicos na área educacional e na área de museus (museus digitais, cibermuseus, sites de museus, dentre outros) aliado ao manuseio da internet como instrumento de mediação das fronteiras do saber traz mais amplitude e eficácia à aprendizagem. |
id |
UNIT-2_ddd2d018fd904459fe402cc629d98c20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1777 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOSTecnologia EducacionalInterdisciplinaridadeMuseologia.Esse artigo tem como objetivo apresentar um estudo de caso na elaboração de uma tecnologia educacional universitária. O site “Teoria e Metodologias da História da UFS” insere-se na perspectiva da elaboração de suportes tecnológicos direcionados às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o fomento da aprendizagem do futuro profissional em Museologia. A metodologia utilizou a tecnologia disponível no googlesites para a alocação de textos, filmes e vídeos de apoio, sugestões para a disciplina, lista bibliográfica complementar, atividades extra-sala, papers dos textos debatidos em aula, organização de seminários e eventos da disciplina de Teoria e Metodologias da História. A vinculação do site à disciplina ministrada tornou o aprendizado mais prazeroso, desafiador e abrangente, resultando num índice de acessos por mais 80% dos alunos, com a aprovação de mais de 80% nas avaliações daqueles que fazem uso do site. O desenvolvimento de recursos tecnológicos na área educacional e na área de museus (museus digitais, cibermuseus, sites de museus, dentre outros) aliado ao manuseio da internet como instrumento de mediação das fronteiras do saber traz mais amplitude e eficácia à aprendizagem.Editora Universitária Tiradentes2015-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionObservação Participante; tecnologia aplicadaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/177710.17564/2316-3828.2015v3n3p109-122EDUCAÇÃO; v. 3 n. 3 (2015); 109-1222316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2015v3n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1777/1329Mello, Janaina Cardoso deSouza, Jean Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:39:01Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1777Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:53.999728Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS |
title |
USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS |
spellingShingle |
USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS Mello, Janaina Cardoso de Tecnologia Educacional Interdisciplinaridade Museologia. |
title_short |
USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS |
title_full |
USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS |
title_fullStr |
USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS |
title_full_unstemmed |
USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS |
title_sort |
USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS |
author |
Mello, Janaina Cardoso de |
author_facet |
Mello, Janaina Cardoso de Souza, Jean Costa |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Jean Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Janaina Cardoso de Souza, Jean Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Educacional Interdisciplinaridade Museologia. |
topic |
Tecnologia Educacional Interdisciplinaridade Museologia. |
description |
Esse artigo tem como objetivo apresentar um estudo de caso na elaboração de uma tecnologia educacional universitária. O site “Teoria e Metodologias da História da UFS” insere-se na perspectiva da elaboração de suportes tecnológicos direcionados às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o fomento da aprendizagem do futuro profissional em Museologia. A metodologia utilizou a tecnologia disponível no googlesites para a alocação de textos, filmes e vídeos de apoio, sugestões para a disciplina, lista bibliográfica complementar, atividades extra-sala, papers dos textos debatidos em aula, organização de seminários e eventos da disciplina de Teoria e Metodologias da História. A vinculação do site à disciplina ministrada tornou o aprendizado mais prazeroso, desafiador e abrangente, resultando num índice de acessos por mais 80% dos alunos, com a aprovação de mais de 80% nas avaliações daqueles que fazem uso do site. O desenvolvimento de recursos tecnológicos na área educacional e na área de museus (museus digitais, cibermuseus, sites de museus, dentre outros) aliado ao manuseio da internet como instrumento de mediação das fronteiras do saber traz mais amplitude e eficácia à aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Observação Participante; tecnologia aplicada |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1777 10.17564/2316-3828.2015v3n3p109-122 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1777 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2015v3n3p109-122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1777/1329 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 3 n. 3 (2015); 109-122 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2015v3n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613337415680 |