USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Janaina Cardoso de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Jean Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1777
Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar um estudo de caso na elaboração de uma tecnologia educacional universitária. O site “Teoria e Metodologias da História da UFS” insere-se na perspectiva da elaboração de suportes tecnológicos direcionados às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o fomento da aprendizagem do futuro profissional em Museologia. A metodologia utilizou a tecnologia disponível no googlesites para a alocação de textos, filmes e vídeos de apoio, sugestões para a disciplina, lista bibliográfica complementar, atividades extra-sala, papers dos textos debatidos em aula, organização de seminários e eventos da disciplina de Teoria e Metodologias da História. A vinculação do site à disciplina ministrada tornou o aprendizado mais prazeroso, desafiador e abrangente, resultando num índice de acessos por mais 80% dos alunos, com a aprovação de mais de 80% nas avaliações daqueles que fazem uso do site. O desenvolvimento de recursos tecnológicos na área educacional e na área de museus (museus digitais, cibermuseus, sites de museus, dentre outros) aliado ao manuseio da internet como instrumento de mediação das fronteiras do saber traz mais amplitude e eficácia à aprendizagem.
id UNIT-2_ddd2d018fd904459fe402cc629d98c20
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1777
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOSTecnologia EducacionalInterdisciplinaridadeMuseologia.Esse artigo tem como objetivo apresentar um estudo de caso na elaboração de uma tecnologia educacional universitária. O site “Teoria e Metodologias da História da UFS” insere-se na perspectiva da elaboração de suportes tecnológicos direcionados às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o fomento da aprendizagem do futuro profissional em Museologia. A metodologia utilizou a tecnologia disponível no googlesites para a alocação de textos, filmes e vídeos de apoio, sugestões para a disciplina, lista bibliográfica complementar, atividades extra-sala, papers dos textos debatidos em aula, organização de seminários e eventos da disciplina de Teoria e Metodologias da História. A vinculação do site à disciplina ministrada tornou o aprendizado mais prazeroso, desafiador e abrangente, resultando num índice de acessos por mais 80% dos alunos, com a aprovação de mais de 80% nas avaliações daqueles que fazem uso do site. O desenvolvimento de recursos tecnológicos na área educacional e na área de museus (museus digitais, cibermuseus, sites de museus, dentre outros) aliado ao manuseio da internet como instrumento de mediação das fronteiras do saber traz mais amplitude e eficácia à aprendizagem.Editora Universitária Tiradentes2015-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionObservação Participante; tecnologia aplicadaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/177710.17564/2316-3828.2015v3n3p109-122EDUCAÇÃO; v. 3 n. 3 (2015); 109-1222316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2015v3n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1777/1329Mello, Janaina Cardoso deSouza, Jean Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:39:01Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1777Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:53.999728Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS
title USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS
spellingShingle USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS
Mello, Janaina Cardoso de
Tecnologia Educacional
Interdisciplinaridade
Museologia.
title_short USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS
title_full USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS
title_fullStr USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS
title_full_unstemmed USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS
title_sort USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS
author Mello, Janaina Cardoso de
author_facet Mello, Janaina Cardoso de
Souza, Jean Costa
author_role author
author2 Souza, Jean Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Janaina Cardoso de
Souza, Jean Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Educacional
Interdisciplinaridade
Museologia.
topic Tecnologia Educacional
Interdisciplinaridade
Museologia.
description Esse artigo tem como objetivo apresentar um estudo de caso na elaboração de uma tecnologia educacional universitária. O site “Teoria e Metodologias da História da UFS” insere-se na perspectiva da elaboração de suportes tecnológicos direcionados às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o fomento da aprendizagem do futuro profissional em Museologia. A metodologia utilizou a tecnologia disponível no googlesites para a alocação de textos, filmes e vídeos de apoio, sugestões para a disciplina, lista bibliográfica complementar, atividades extra-sala, papers dos textos debatidos em aula, organização de seminários e eventos da disciplina de Teoria e Metodologias da História. A vinculação do site à disciplina ministrada tornou o aprendizado mais prazeroso, desafiador e abrangente, resultando num índice de acessos por mais 80% dos alunos, com a aprovação de mais de 80% nas avaliações daqueles que fazem uso do site. O desenvolvimento de recursos tecnológicos na área educacional e na área de museus (museus digitais, cibermuseus, sites de museus, dentre outros) aliado ao manuseio da internet como instrumento de mediação das fronteiras do saber traz mais amplitude e eficácia à aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Observação Participante; tecnologia aplicada
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1777
10.17564/2316-3828.2015v3n3p109-122
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1777
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2015v3n3p109-122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1777/1329
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 3 n. 3 (2015); 109-122
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2015v3n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613337415680