OS ILUSTRES INTELECTUAIS DA MODERNIDADE AGRÍCOLA: A ESTRUTURAÇÃO DO CORPO DOCENTE DA ESCOLA DE AGRONOMIA DO NORDESTE (1934-1950)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burity, Luiz Mário Dantas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6377
Resumo: A Escola de Agronomia do Nordeste foi a primeira instituição de educação superior criada no estado da Paraíba e tinha como propósito dotar a economia regional, hegemonicamente compreendida como essencialmente agrária, dos métodos mais modernos de plantio e domesticação de animais. A seleção dos professores da escola era um quesito fundamental para que esse propósito pudesse ser alcançado. O objetivo desse texto foi discutir a constituição do corpo docente da Escola de Agronomia do Nordeste e os sentidos políticos dessa escolha. Com esse propósito, foram utilizadas as reflexões de Antonio Gramsci (2014[1932]) sobre os intelectuais e as notícias do jornal A União publicadas entre os anos de 1934, quando a escola foi criada, e 1950, quando ela foi federalizada. Além de formar agrônomos, técnicos agrícolas e capatazes rurais, esses sujeitos deveriam se portar como pesquisadores, que precisavam desenvolver e adaptar técnicas agrícolas próprias às condições geográficas locais. Mais do que isso, era importante fazer circular esse conhecimento por meio da publicação de livros, mas principalmente de textos na imprensa periódica, e que alicerçassem políticas públicas de incentivo ao melhoramento das práticas dos agricultores.
id UNIT-2_e0c1d5c8972299924954d66f59f21c9a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6377
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling OS ILUSTRES INTELECTUAIS DA MODERNIDADE AGRÍCOLA: A ESTRUTURAÇÃO DO CORPO DOCENTE DA ESCOLA DE AGRONOMIA DO NORDESTE (1934-1950)AgrônomosEducação SuperiorIntelectuais.A Escola de Agronomia do Nordeste foi a primeira instituição de educação superior criada no estado da Paraíba e tinha como propósito dotar a economia regional, hegemonicamente compreendida como essencialmente agrária, dos métodos mais modernos de plantio e domesticação de animais. A seleção dos professores da escola era um quesito fundamental para que esse propósito pudesse ser alcançado. O objetivo desse texto foi discutir a constituição do corpo docente da Escola de Agronomia do Nordeste e os sentidos políticos dessa escolha. Com esse propósito, foram utilizadas as reflexões de Antonio Gramsci (2014[1932]) sobre os intelectuais e as notícias do jornal A União publicadas entre os anos de 1934, quando a escola foi criada, e 1950, quando ela foi federalizada. Além de formar agrônomos, técnicos agrícolas e capatazes rurais, esses sujeitos deveriam se portar como pesquisadores, que precisavam desenvolver e adaptar técnicas agrícolas próprias às condições geográficas locais. Mais do que isso, era importante fazer circular esse conhecimento por meio da publicação de livros, mas principalmente de textos na imprensa periódica, e que alicerçassem políticas públicas de incentivo ao melhoramento das práticas dos agricultores.Editora Universitária Tiradentes2019-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/637710.17564/2316-3828.2019v7n2p67–74EDUCAÇÃO; v. 7 n. 2 (2019); 67–742316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2019v7n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6377/3204https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6377/3205Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBurity, Luiz Mário Dantas2021-03-08T18:51:27Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6377Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:03.882935Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv OS ILUSTRES INTELECTUAIS DA MODERNIDADE AGRÍCOLA: A ESTRUTURAÇÃO DO CORPO DOCENTE DA ESCOLA DE AGRONOMIA DO NORDESTE (1934-1950)
title OS ILUSTRES INTELECTUAIS DA MODERNIDADE AGRÍCOLA: A ESTRUTURAÇÃO DO CORPO DOCENTE DA ESCOLA DE AGRONOMIA DO NORDESTE (1934-1950)
spellingShingle OS ILUSTRES INTELECTUAIS DA MODERNIDADE AGRÍCOLA: A ESTRUTURAÇÃO DO CORPO DOCENTE DA ESCOLA DE AGRONOMIA DO NORDESTE (1934-1950)
Burity, Luiz Mário Dantas
Agrônomos
Educação Superior
Intelectuais.
title_short OS ILUSTRES INTELECTUAIS DA MODERNIDADE AGRÍCOLA: A ESTRUTURAÇÃO DO CORPO DOCENTE DA ESCOLA DE AGRONOMIA DO NORDESTE (1934-1950)
title_full OS ILUSTRES INTELECTUAIS DA MODERNIDADE AGRÍCOLA: A ESTRUTURAÇÃO DO CORPO DOCENTE DA ESCOLA DE AGRONOMIA DO NORDESTE (1934-1950)
title_fullStr OS ILUSTRES INTELECTUAIS DA MODERNIDADE AGRÍCOLA: A ESTRUTURAÇÃO DO CORPO DOCENTE DA ESCOLA DE AGRONOMIA DO NORDESTE (1934-1950)
title_full_unstemmed OS ILUSTRES INTELECTUAIS DA MODERNIDADE AGRÍCOLA: A ESTRUTURAÇÃO DO CORPO DOCENTE DA ESCOLA DE AGRONOMIA DO NORDESTE (1934-1950)
title_sort OS ILUSTRES INTELECTUAIS DA MODERNIDADE AGRÍCOLA: A ESTRUTURAÇÃO DO CORPO DOCENTE DA ESCOLA DE AGRONOMIA DO NORDESTE (1934-1950)
author Burity, Luiz Mário Dantas
author_facet Burity, Luiz Mário Dantas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Burity, Luiz Mário Dantas
dc.subject.por.fl_str_mv Agrônomos
Educação Superior
Intelectuais.
topic Agrônomos
Educação Superior
Intelectuais.
description A Escola de Agronomia do Nordeste foi a primeira instituição de educação superior criada no estado da Paraíba e tinha como propósito dotar a economia regional, hegemonicamente compreendida como essencialmente agrária, dos métodos mais modernos de plantio e domesticação de animais. A seleção dos professores da escola era um quesito fundamental para que esse propósito pudesse ser alcançado. O objetivo desse texto foi discutir a constituição do corpo docente da Escola de Agronomia do Nordeste e os sentidos políticos dessa escolha. Com esse propósito, foram utilizadas as reflexões de Antonio Gramsci (2014[1932]) sobre os intelectuais e as notícias do jornal A União publicadas entre os anos de 1934, quando a escola foi criada, e 1950, quando ela foi federalizada. Além de formar agrônomos, técnicos agrícolas e capatazes rurais, esses sujeitos deveriam se portar como pesquisadores, que precisavam desenvolver e adaptar técnicas agrícolas próprias às condições geográficas locais. Mais do que isso, era importante fazer circular esse conhecimento por meio da publicação de livros, mas principalmente de textos na imprensa periódica, e que alicerçassem políticas públicas de incentivo ao melhoramento das práticas dos agricultores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6377
10.17564/2316-3828.2019v7n2p67–74
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6377
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2019v7n2p67–74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6377/3204
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6377/3205
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 7 n. 2 (2019); 67–74
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2019v7n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614354534400