UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro Zambrano, Romana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3265
Resumo: Em 2008, com a ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, a Alemanha se comprometeu a estabelecer um sistema educacional inclusivo. Essa decisão política causou um debate polêmico na mídia alemã que continua até hoje. Nesse debate, notam-se diversas conceitualizações da educação inclusiva que, por um lado, refletem a opinião da sociedade e, por outro, influenciam a percepção social da educação inclusiva. O presente estudo propõe uma análise dessas conceitualizações com base na Análise Crítica do Discurso (ACD) e na Linguística Cognitiva (LC). Com isso, visa-se a apontar para algumas problemáticas socioculturais na realização da educação inclusiva.
id UNIT-2_e2a27de403fbcf99d5b23969c5b369a0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3265
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHAEducação inclusivaAlemanhaAnálise Crítica do DiscursoLinguística CognitivaEm 2008, com a ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, a Alemanha se comprometeu a estabelecer um sistema educacional inclusivo. Essa decisão política causou um debate polêmico na mídia alemã que continua até hoje. Nesse debate, notam-se diversas conceitualizações da educação inclusiva que, por um lado, refletem a opinião da sociedade e, por outro, influenciam a percepção social da educação inclusiva. O presente estudo propõe uma análise dessas conceitualizações com base na Análise Crítica do Discurso (ACD) e na Linguística Cognitiva (LC). Com isso, visa-se a apontar para algumas problemáticas socioculturais na realização da educação inclusiva.Editora Universitária Tiradentes2016-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise Crítica do Discursoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/326510.17564/2316-3828.2016v5n1p95-106EDUCAÇÃO; v. 5 n. 1 (2016); 95-1062316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2016v5n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3265/1909Castro Zambrano, Romanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:13:13Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3265Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:57.057049Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA
title UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA
spellingShingle UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA
Castro Zambrano, Romana
Educação inclusiva
Alemanha
Análise Crítica do Discurso
Linguística Cognitiva
title_short UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA
title_full UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA
title_fullStr UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA
title_full_unstemmed UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA
title_sort UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA
author Castro Zambrano, Romana
author_facet Castro Zambrano, Romana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro Zambrano, Romana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Alemanha
Análise Crítica do Discurso
Linguística Cognitiva
topic Educação inclusiva
Alemanha
Análise Crítica do Discurso
Linguística Cognitiva
description Em 2008, com a ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, a Alemanha se comprometeu a estabelecer um sistema educacional inclusivo. Essa decisão política causou um debate polêmico na mídia alemã que continua até hoje. Nesse debate, notam-se diversas conceitualizações da educação inclusiva que, por um lado, refletem a opinião da sociedade e, por outro, influenciam a percepção social da educação inclusiva. O presente estudo propõe uma análise dessas conceitualizações com base na Análise Crítica do Discurso (ACD) e na Linguística Cognitiva (LC). Com isso, visa-se a apontar para algumas problemáticas socioculturais na realização da educação inclusiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise Crítica do Discurso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3265
10.17564/2316-3828.2016v5n1p95-106
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3265
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2016v5n1p95-106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3265/1909
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 5 n. 1 (2016); 95-106
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2016v5n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613807177728