UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3265 |
Resumo: | Em 2008, com a ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, a Alemanha se comprometeu a estabelecer um sistema educacional inclusivo. Essa decisão política causou um debate polêmico na mídia alemã que continua até hoje. Nesse debate, notam-se diversas conceitualizações da educação inclusiva que, por um lado, refletem a opinião da sociedade e, por outro, influenciam a percepção social da educação inclusiva. O presente estudo propõe uma análise dessas conceitualizações com base na Análise Crítica do Discurso (ACD) e na Linguística Cognitiva (LC). Com isso, visa-se a apontar para algumas problemáticas socioculturais na realização da educação inclusiva. |
id |
UNIT-2_e2a27de403fbcf99d5b23969c5b369a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3265 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHAEducação inclusivaAlemanhaAnálise Crítica do DiscursoLinguística CognitivaEm 2008, com a ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, a Alemanha se comprometeu a estabelecer um sistema educacional inclusivo. Essa decisão política causou um debate polêmico na mídia alemã que continua até hoje. Nesse debate, notam-se diversas conceitualizações da educação inclusiva que, por um lado, refletem a opinião da sociedade e, por outro, influenciam a percepção social da educação inclusiva. O presente estudo propõe uma análise dessas conceitualizações com base na Análise Crítica do Discurso (ACD) e na Linguística Cognitiva (LC). Com isso, visa-se a apontar para algumas problemáticas socioculturais na realização da educação inclusiva.Editora Universitária Tiradentes2016-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise Crítica do Discursoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/326510.17564/2316-3828.2016v5n1p95-106EDUCAÇÃO; v. 5 n. 1 (2016); 95-1062316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2016v5n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3265/1909Castro Zambrano, Romanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:13:13Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3265Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:57.057049Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA |
title |
UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA |
spellingShingle |
UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA Castro Zambrano, Romana Educação inclusiva Alemanha Análise Crítica do Discurso Linguística Cognitiva |
title_short |
UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA |
title_full |
UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA |
title_fullStr |
UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA |
title_full_unstemmed |
UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA |
title_sort |
UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA |
author |
Castro Zambrano, Romana |
author_facet |
Castro Zambrano, Romana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro Zambrano, Romana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Alemanha Análise Crítica do Discurso Linguística Cognitiva |
topic |
Educação inclusiva Alemanha Análise Crítica do Discurso Linguística Cognitiva |
description |
Em 2008, com a ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, a Alemanha se comprometeu a estabelecer um sistema educacional inclusivo. Essa decisão política causou um debate polêmico na mídia alemã que continua até hoje. Nesse debate, notam-se diversas conceitualizações da educação inclusiva que, por um lado, refletem a opinião da sociedade e, por outro, influenciam a percepção social da educação inclusiva. O presente estudo propõe uma análise dessas conceitualizações com base na Análise Crítica do Discurso (ACD) e na Linguística Cognitiva (LC). Com isso, visa-se a apontar para algumas problemáticas socioculturais na realização da educação inclusiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise Crítica do Discurso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3265 10.17564/2316-3828.2016v5n1p95-106 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3265 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2016v5n1p95-106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3265/1909 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 5 n. 1 (2016); 95-106 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2016v5n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613807177728 |