Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Mateus
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/558
Resumo: Nos dias atuais qualquer pessoa ligada ao quotidiano, ou as práticas escolares, tem conhecimento sobre a “indisciplina”. Os profissionais da área falam da existência de tal indisciplina, mas não apontam a sua extensão nem as razões exatas. Alguns pais se deparam de muito perto com esta tal indisciplina e o “aluno-problema”, que traz consigo certos distúrbios psicológicos e/ou pedagógicos, de natureza tanto cognitiva quanto comportamental. Ao longo do texto vamos abordar o desenvolvimento da criança e do adolescente, os comportamentos típicos desta fase e terminamos com uma reflexão sobre algumas razões da indisciplina e da agressividade nas escolas. Esperamos com esta reflexão dar o nosso contributo para a compreensão da indisciplina na Escola.  
id UNIT-2_eba48660ba08bbb400351d5d4d88e940
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/558
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesaindisciplinadisciplinaescolaNos dias atuais qualquer pessoa ligada ao quotidiano, ou as práticas escolares, tem conhecimento sobre a “indisciplina”. Os profissionais da área falam da existência de tal indisciplina, mas não apontam a sua extensão nem as razões exatas. Alguns pais se deparam de muito perto com esta tal indisciplina e o “aluno-problema”, que traz consigo certos distúrbios psicológicos e/ou pedagógicos, de natureza tanto cognitiva quanto comportamental. Ao longo do texto vamos abordar o desenvolvimento da criança e do adolescente, os comportamentos típicos desta fase e terminamos com uma reflexão sobre algumas razões da indisciplina e da agressividade nas escolas. Esperamos com esta reflexão dar o nosso contributo para a compreensão da indisciplina na Escola.  Editora Universitária Tiradentes2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReflexãoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/55810.17564/2316-3828.2013v1n3p55-69EDUCAÇÃO; v. 1 n. 3 (2013); 55-692316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2013v1n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/558/411Silva, Ana Mateusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/558Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:49.533920Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesa
title Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesa
spellingShingle Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesa
Silva, Ana Mateus
indisciplina
disciplina
escola
title_short Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesa
title_full Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesa
title_fullStr Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesa
title_full_unstemmed Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesa
title_sort Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesa
author Silva, Ana Mateus
author_facet Silva, Ana Mateus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv indisciplina
disciplina
escola
topic indisciplina
disciplina
escola
description Nos dias atuais qualquer pessoa ligada ao quotidiano, ou as práticas escolares, tem conhecimento sobre a “indisciplina”. Os profissionais da área falam da existência de tal indisciplina, mas não apontam a sua extensão nem as razões exatas. Alguns pais se deparam de muito perto com esta tal indisciplina e o “aluno-problema”, que traz consigo certos distúrbios psicológicos e/ou pedagógicos, de natureza tanto cognitiva quanto comportamental. Ao longo do texto vamos abordar o desenvolvimento da criança e do adolescente, os comportamentos típicos desta fase e terminamos com uma reflexão sobre algumas razões da indisciplina e da agressividade nas escolas. Esperamos com esta reflexão dar o nosso contributo para a compreensão da indisciplina na Escola.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Reflexão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/558
10.17564/2316-3828.2013v1n3p55-69
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/558
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2013v1n3p55-69
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/558/411
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 1 n. 3 (2013); 55-69
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2013v1n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612849827840