Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/558 |
Resumo: | Nos dias atuais qualquer pessoa ligada ao quotidiano, ou as práticas escolares, tem conhecimento sobre a “indisciplina”. Os profissionais da área falam da existência de tal indisciplina, mas não apontam a sua extensão nem as razões exatas. Alguns pais se deparam de muito perto com esta tal indisciplina e o “aluno-problema”, que traz consigo certos distúrbios psicológicos e/ou pedagógicos, de natureza tanto cognitiva quanto comportamental. Ao longo do texto vamos abordar o desenvolvimento da criança e do adolescente, os comportamentos típicos desta fase e terminamos com uma reflexão sobre algumas razões da indisciplina e da agressividade nas escolas. Esperamos com esta reflexão dar o nosso contributo para a compreensão da indisciplina na Escola. |
id |
UNIT-2_eba48660ba08bbb400351d5d4d88e940 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/558 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesaindisciplinadisciplinaescolaNos dias atuais qualquer pessoa ligada ao quotidiano, ou as práticas escolares, tem conhecimento sobre a “indisciplina”. Os profissionais da área falam da existência de tal indisciplina, mas não apontam a sua extensão nem as razões exatas. Alguns pais se deparam de muito perto com esta tal indisciplina e o “aluno-problema”, que traz consigo certos distúrbios psicológicos e/ou pedagógicos, de natureza tanto cognitiva quanto comportamental. Ao longo do texto vamos abordar o desenvolvimento da criança e do adolescente, os comportamentos típicos desta fase e terminamos com uma reflexão sobre algumas razões da indisciplina e da agressividade nas escolas. Esperamos com esta reflexão dar o nosso contributo para a compreensão da indisciplina na Escola. Editora Universitária Tiradentes2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReflexãoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/55810.17564/2316-3828.2013v1n3p55-69EDUCAÇÃO; v. 1 n. 3 (2013); 55-692316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2013v1n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/558/411Silva, Ana Mateusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/558Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:49.533920Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesa |
title |
Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesa |
spellingShingle |
Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesa Silva, Ana Mateus indisciplina disciplina escola |
title_short |
Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesa |
title_full |
Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesa |
title_fullStr |
Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesa |
title_full_unstemmed |
Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesa |
title_sort |
Disciplina na escola: reflexões sobre a realidade portuguesa |
author |
Silva, Ana Mateus |
author_facet |
Silva, Ana Mateus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Mateus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
indisciplina disciplina escola |
topic |
indisciplina disciplina escola |
description |
Nos dias atuais qualquer pessoa ligada ao quotidiano, ou as práticas escolares, tem conhecimento sobre a “indisciplina”. Os profissionais da área falam da existência de tal indisciplina, mas não apontam a sua extensão nem as razões exatas. Alguns pais se deparam de muito perto com esta tal indisciplina e o “aluno-problema”, que traz consigo certos distúrbios psicológicos e/ou pedagógicos, de natureza tanto cognitiva quanto comportamental. Ao longo do texto vamos abordar o desenvolvimento da criança e do adolescente, os comportamentos típicos desta fase e terminamos com uma reflexão sobre algumas razões da indisciplina e da agressividade nas escolas. Esperamos com esta reflexão dar o nosso contributo para a compreensão da indisciplina na Escola. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Reflexão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/558 10.17564/2316-3828.2013v1n3p55-69 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/558 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2013v1n3p55-69 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/558/411 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 1 n. 3 (2013); 55-69 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2013v1n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220612849827840 |