AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORREIA, EANES DOS SANTOS
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: DA SILVA, VELEIDA ANAHI, TAVARES, ARTHUR CESAR DE MELO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2388
Resumo: O ensaio teórico tem o objetivo de discorrer sobre questões voltadas à avaliação da aprendizagem, a metodologia usada foi análise bibliográfica sobre os conceitos de autores que discutem a avaliação da aprendizagem e o ponto de vista de alguns deles sobre objetivos e finalidades desse processo para tomada de ação. A avaliação é usada como forma de intimidação para com os alunos, sem objetivo de aferir a aprendizagem, mas para classificação de rankings das escolas. Neste ensaio verifica que a avaliação deveria ser usada como possibilidade de diagnosticar as dificuldades e facilidade do processo de transmissão do saber, reorientação da aprendizagem, direcionamento para fase subsequente do processo de desenvolvimento do aluno e tomada de decisões do professor após diagnóstico. Percebe-se que a avaliação é um dos assuntos mais problemáticos e importantes quando se refere à aprendizagem. Em primeiro momento pelo fato dos professores não saberem exatamente qual o objetivo da avaliação e qual a finalidade de avaliar; Em segundo momento por utilizar a avaliação como prática de medir conhecimento e classificar alunos em dados estatísticos; e terceiro por usar a avaliação como método de castigar e disciplinar os alunos.
id UNIT-2_eff477219c557197a9cde4fc670fd6e9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/2388
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSORAvaliaçãoEnsino-AprendizagemTomada de decisão.O ensaio teórico tem o objetivo de discorrer sobre questões voltadas à avaliação da aprendizagem, a metodologia usada foi análise bibliográfica sobre os conceitos de autores que discutem a avaliação da aprendizagem e o ponto de vista de alguns deles sobre objetivos e finalidades desse processo para tomada de ação. A avaliação é usada como forma de intimidação para com os alunos, sem objetivo de aferir a aprendizagem, mas para classificação de rankings das escolas. Neste ensaio verifica que a avaliação deveria ser usada como possibilidade de diagnosticar as dificuldades e facilidade do processo de transmissão do saber, reorientação da aprendizagem, direcionamento para fase subsequente do processo de desenvolvimento do aluno e tomada de decisões do professor após diagnóstico. Percebe-se que a avaliação é um dos assuntos mais problemáticos e importantes quando se refere à aprendizagem. Em primeiro momento pelo fato dos professores não saberem exatamente qual o objetivo da avaliação e qual a finalidade de avaliar; Em segundo momento por utilizar a avaliação como prática de medir conhecimento e classificar alunos em dados estatísticos; e terceiro por usar a avaliação como método de castigar e disciplinar os alunos.Editora Universitária Tiradentes2016-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/238810.17564/2316-3828.2016v5n1p21-28EDUCAÇÃO; v. 5 n. 1 (2016); 21-282316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2016v5n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2388/1902CORREIA, EANES DOS SANTOSDA SILVA, VELEIDA ANAHITAVARES, ARTHUR CESAR DE MELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:16:24Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/2388Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:55.391652Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR
title AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR
spellingShingle AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR
CORREIA, EANES DOS SANTOS
Avaliação
Ensino-Aprendizagem
Tomada de decisão.
title_short AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR
title_full AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR
title_fullStr AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR
title_sort AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR
author CORREIA, EANES DOS SANTOS
author_facet CORREIA, EANES DOS SANTOS
DA SILVA, VELEIDA ANAHI
TAVARES, ARTHUR CESAR DE MELO
author_role author
author2 DA SILVA, VELEIDA ANAHI
TAVARES, ARTHUR CESAR DE MELO
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CORREIA, EANES DOS SANTOS
DA SILVA, VELEIDA ANAHI
TAVARES, ARTHUR CESAR DE MELO
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Ensino-Aprendizagem
Tomada de decisão.
topic Avaliação
Ensino-Aprendizagem
Tomada de decisão.
description O ensaio teórico tem o objetivo de discorrer sobre questões voltadas à avaliação da aprendizagem, a metodologia usada foi análise bibliográfica sobre os conceitos de autores que discutem a avaliação da aprendizagem e o ponto de vista de alguns deles sobre objetivos e finalidades desse processo para tomada de ação. A avaliação é usada como forma de intimidação para com os alunos, sem objetivo de aferir a aprendizagem, mas para classificação de rankings das escolas. Neste ensaio verifica que a avaliação deveria ser usada como possibilidade de diagnosticar as dificuldades e facilidade do processo de transmissão do saber, reorientação da aprendizagem, direcionamento para fase subsequente do processo de desenvolvimento do aluno e tomada de decisões do professor após diagnóstico. Percebe-se que a avaliação é um dos assuntos mais problemáticos e importantes quando se refere à aprendizagem. Em primeiro momento pelo fato dos professores não saberem exatamente qual o objetivo da avaliação e qual a finalidade de avaliar; Em segundo momento por utilizar a avaliação como prática de medir conhecimento e classificar alunos em dados estatísticos; e terceiro por usar a avaliação como método de castigar e disciplinar os alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2388
10.17564/2316-3828.2016v5n1p21-28
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2388
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2016v5n1p21-28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2388/1902
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 5 n. 1 (2016); 21-28
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2016v5n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613374115840