AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2388 |
Resumo: | O ensaio teórico tem o objetivo de discorrer sobre questões voltadas à avaliação da aprendizagem, a metodologia usada foi análise bibliográfica sobre os conceitos de autores que discutem a avaliação da aprendizagem e o ponto de vista de alguns deles sobre objetivos e finalidades desse processo para tomada de ação. A avaliação é usada como forma de intimidação para com os alunos, sem objetivo de aferir a aprendizagem, mas para classificação de rankings das escolas. Neste ensaio verifica que a avaliação deveria ser usada como possibilidade de diagnosticar as dificuldades e facilidade do processo de transmissão do saber, reorientação da aprendizagem, direcionamento para fase subsequente do processo de desenvolvimento do aluno e tomada de decisões do professor após diagnóstico. Percebe-se que a avaliação é um dos assuntos mais problemáticos e importantes quando se refere à aprendizagem. Em primeiro momento pelo fato dos professores não saberem exatamente qual o objetivo da avaliação e qual a finalidade de avaliar; Em segundo momento por utilizar a avaliação como prática de medir conhecimento e classificar alunos em dados estatísticos; e terceiro por usar a avaliação como método de castigar e disciplinar os alunos. |
id |
UNIT-2_eff477219c557197a9cde4fc670fd6e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/2388 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSORAvaliaçãoEnsino-AprendizagemTomada de decisão.O ensaio teórico tem o objetivo de discorrer sobre questões voltadas à avaliação da aprendizagem, a metodologia usada foi análise bibliográfica sobre os conceitos de autores que discutem a avaliação da aprendizagem e o ponto de vista de alguns deles sobre objetivos e finalidades desse processo para tomada de ação. A avaliação é usada como forma de intimidação para com os alunos, sem objetivo de aferir a aprendizagem, mas para classificação de rankings das escolas. Neste ensaio verifica que a avaliação deveria ser usada como possibilidade de diagnosticar as dificuldades e facilidade do processo de transmissão do saber, reorientação da aprendizagem, direcionamento para fase subsequente do processo de desenvolvimento do aluno e tomada de decisões do professor após diagnóstico. Percebe-se que a avaliação é um dos assuntos mais problemáticos e importantes quando se refere à aprendizagem. Em primeiro momento pelo fato dos professores não saberem exatamente qual o objetivo da avaliação e qual a finalidade de avaliar; Em segundo momento por utilizar a avaliação como prática de medir conhecimento e classificar alunos em dados estatísticos; e terceiro por usar a avaliação como método de castigar e disciplinar os alunos.Editora Universitária Tiradentes2016-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/238810.17564/2316-3828.2016v5n1p21-28EDUCAÇÃO; v. 5 n. 1 (2016); 21-282316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2016v5n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2388/1902CORREIA, EANES DOS SANTOSDA SILVA, VELEIDA ANAHITAVARES, ARTHUR CESAR DE MELOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:16:24Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/2388Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:55.391652Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR |
title |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR CORREIA, EANES DOS SANTOS Avaliação Ensino-Aprendizagem Tomada de decisão. |
title_short |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR |
title_full |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR |
title_sort |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR |
author |
CORREIA, EANES DOS SANTOS |
author_facet |
CORREIA, EANES DOS SANTOS DA SILVA, VELEIDA ANAHI TAVARES, ARTHUR CESAR DE MELO |
author_role |
author |
author2 |
DA SILVA, VELEIDA ANAHI TAVARES, ARTHUR CESAR DE MELO |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CORREIA, EANES DOS SANTOS DA SILVA, VELEIDA ANAHI TAVARES, ARTHUR CESAR DE MELO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Ensino-Aprendizagem Tomada de decisão. |
topic |
Avaliação Ensino-Aprendizagem Tomada de decisão. |
description |
O ensaio teórico tem o objetivo de discorrer sobre questões voltadas à avaliação da aprendizagem, a metodologia usada foi análise bibliográfica sobre os conceitos de autores que discutem a avaliação da aprendizagem e o ponto de vista de alguns deles sobre objetivos e finalidades desse processo para tomada de ação. A avaliação é usada como forma de intimidação para com os alunos, sem objetivo de aferir a aprendizagem, mas para classificação de rankings das escolas. Neste ensaio verifica que a avaliação deveria ser usada como possibilidade de diagnosticar as dificuldades e facilidade do processo de transmissão do saber, reorientação da aprendizagem, direcionamento para fase subsequente do processo de desenvolvimento do aluno e tomada de decisões do professor após diagnóstico. Percebe-se que a avaliação é um dos assuntos mais problemáticos e importantes quando se refere à aprendizagem. Em primeiro momento pelo fato dos professores não saberem exatamente qual o objetivo da avaliação e qual a finalidade de avaliar; Em segundo momento por utilizar a avaliação como prática de medir conhecimento e classificar alunos em dados estatísticos; e terceiro por usar a avaliação como método de castigar e disciplinar os alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2388 10.17564/2316-3828.2016v5n1p21-28 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2388 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2016v5n1p21-28 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2388/1902 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 5 n. 1 (2016); 21-28 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2016v5n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613374115840 |