O QUE OS ADOLESCENTES ACESSAM NA INTERNET? UM ESTUDO SOBRE USOS DE SMARTPHONES NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana Silva, Laila Gardênia
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Campos Barbosa, Ana Cecília, Boa Sorte, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8757
Resumo: O presente estudo apresenta um recorte de pesquisa desenvolvida com adolescentes sobre as interações realizadas em smartphones nos momentos de intervalo escolar. O aparato ganhou espaço na sociedade e circula entre pessoas de diferentes gerações, contribuindo para a produção de novos sentidos e revolucionando as formas de interação com o próximo e com o mundo. Dentro e fora da escola, é comum observarmos a importância do dispositivo digital entre os adolescentes a partir de olhares concentrados e tempo dedicado às telas em mãos, conectados ao mundo por meio de diferentes possibilidades de interação. Por meio de abordagem qualitativa, o estudo foi desenvolvido a partir de discussões no campo das tecnologias, comunicação (SANTAELLA, 2007; LEMOS, 2007) e cultura da convergência (JENKINS, 2009), além da aplicação de questionário on-line com estudantes adolescentes matriculados no primeiro ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFS - Campus São Cristóvão, no primeiro semestre letivo de 2019. Neste artigo, apresentamos resultados relativos aos interesses desses alunos frente às funcionalidades e possibilidades dos smartphones em diálogo com o contexto escolar.
id UNIT-2_f5fcf4c56c138f03a60ad6f628a57d3a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/8757
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling O QUE OS ADOLESCENTES ACESSAM NA INTERNET? UM ESTUDO SOBRE USOS DE SMARTPHONES NA ESCOLAsmartphonesadolescentesacessointernetescolaO presente estudo apresenta um recorte de pesquisa desenvolvida com adolescentes sobre as interações realizadas em smartphones nos momentos de intervalo escolar. O aparato ganhou espaço na sociedade e circula entre pessoas de diferentes gerações, contribuindo para a produção de novos sentidos e revolucionando as formas de interação com o próximo e com o mundo. Dentro e fora da escola, é comum observarmos a importância do dispositivo digital entre os adolescentes a partir de olhares concentrados e tempo dedicado às telas em mãos, conectados ao mundo por meio de diferentes possibilidades de interação. Por meio de abordagem qualitativa, o estudo foi desenvolvido a partir de discussões no campo das tecnologias, comunicação (SANTAELLA, 2007; LEMOS, 2007) e cultura da convergência (JENKINS, 2009), além da aplicação de questionário on-line com estudantes adolescentes matriculados no primeiro ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFS - Campus São Cristóvão, no primeiro semestre letivo de 2019. Neste artigo, apresentamos resultados relativos aos interesses desses alunos frente às funcionalidades e possibilidades dos smartphones em diálogo com o contexto escolar.Editora Universitária Tiradentes2024-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/875710.17564/2316-3828.2023v12n1p484-496Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 1 (2023): Fluxo Contínuo; 484-4962316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2023v12n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8757/5516Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessViana Silva, Laila GardêniaCampos Barbosa, Ana CecíliaBoa Sorte, Paulo2024-01-17T11:51:10Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/8757Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2024-01-17T11:51:10Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv O QUE OS ADOLESCENTES ACESSAM NA INTERNET? UM ESTUDO SOBRE USOS DE SMARTPHONES NA ESCOLA
title O QUE OS ADOLESCENTES ACESSAM NA INTERNET? UM ESTUDO SOBRE USOS DE SMARTPHONES NA ESCOLA
spellingShingle O QUE OS ADOLESCENTES ACESSAM NA INTERNET? UM ESTUDO SOBRE USOS DE SMARTPHONES NA ESCOLA
Viana Silva, Laila Gardênia
smartphones
adolescentes
acesso
internet
escola
title_short O QUE OS ADOLESCENTES ACESSAM NA INTERNET? UM ESTUDO SOBRE USOS DE SMARTPHONES NA ESCOLA
title_full O QUE OS ADOLESCENTES ACESSAM NA INTERNET? UM ESTUDO SOBRE USOS DE SMARTPHONES NA ESCOLA
title_fullStr O QUE OS ADOLESCENTES ACESSAM NA INTERNET? UM ESTUDO SOBRE USOS DE SMARTPHONES NA ESCOLA
title_full_unstemmed O QUE OS ADOLESCENTES ACESSAM NA INTERNET? UM ESTUDO SOBRE USOS DE SMARTPHONES NA ESCOLA
title_sort O QUE OS ADOLESCENTES ACESSAM NA INTERNET? UM ESTUDO SOBRE USOS DE SMARTPHONES NA ESCOLA
author Viana Silva, Laila Gardênia
author_facet Viana Silva, Laila Gardênia
Campos Barbosa, Ana Cecília
Boa Sorte, Paulo
author_role author
author2 Campos Barbosa, Ana Cecília
Boa Sorte, Paulo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana Silva, Laila Gardênia
Campos Barbosa, Ana Cecília
Boa Sorte, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv smartphones
adolescentes
acesso
internet
escola
topic smartphones
adolescentes
acesso
internet
escola
description O presente estudo apresenta um recorte de pesquisa desenvolvida com adolescentes sobre as interações realizadas em smartphones nos momentos de intervalo escolar. O aparato ganhou espaço na sociedade e circula entre pessoas de diferentes gerações, contribuindo para a produção de novos sentidos e revolucionando as formas de interação com o próximo e com o mundo. Dentro e fora da escola, é comum observarmos a importância do dispositivo digital entre os adolescentes a partir de olhares concentrados e tempo dedicado às telas em mãos, conectados ao mundo por meio de diferentes possibilidades de interação. Por meio de abordagem qualitativa, o estudo foi desenvolvido a partir de discussões no campo das tecnologias, comunicação (SANTAELLA, 2007; LEMOS, 2007) e cultura da convergência (JENKINS, 2009), além da aplicação de questionário on-line com estudantes adolescentes matriculados no primeiro ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFS - Campus São Cristóvão, no primeiro semestre letivo de 2019. Neste artigo, apresentamos resultados relativos aos interesses desses alunos frente às funcionalidades e possibilidades dos smartphones em diálogo com o contexto escolar.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8757
10.17564/2316-3828.2023v12n1p484-496
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8757
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2023v12n1p484-496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8757/5516
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 1 (2023): Fluxo Contínuo; 484-496
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2023v12n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612753358848