O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESTUDO DAS FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wrobel, Fernanda Campos Maia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Direito (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/direito/article/view/1988
Resumo: Resumo: Este artigo analisou a importância da implementação do estudo dos recursos naturais renováveis, como fonte alternativa de energia, nas escolas brasileiras, através da Educação Ambiental. Discutiu-se como a Educação Ambiental pode alterar padrões de comportamentos, e ser vista como degrau para a valorização do meio ambiente, tendo em vista a conexão entre uso da energia e danos ao meio ambiente. Analisou os conceitos e vantagens da utilização dos recursos naturais renováveis e como a educação ambiental surge como agente formador da cidadania ecológica, na medida em que, identifica a importância e a necessidade da utilização desses recursos naturais renováveis como uma nova forma de se pensar o planeta. Analisou o tema educação ambiental sob o ponto de vista do discurso ecológico oficial e o alternativo, bem como as dificuldades de se efetivar o discurso ecológico alternativo dentro do ambiente escolar. Demonstrou como a educação ambiental deve transcender os limites da escola, indo além do currículo, do método e dos anseios do mercado, e atingir todo o espaço social. Considerou a Educação Ambiental como um instrumento formal e informal de educação na busca de se atingir a sustentabilidade. Analisou, também, as formas de se implementar o uso das fontes energéticas renováveis. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, alicerçada em doutrina, artigos científicos, pesquisas relacionada ao tema. O marco teórico é a Lei de Política Nacional de Educação Ambiental, sob o nº 9.795/99, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo nacional, trazendo a permanente avaliação crítica, a adequação dos conteúdos à realidade local e o envolvimentos dos atores em ações concretas para transformação de uma realidade.
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