Metodologias ativas no ensino em administração: desenvolvimento do projeto de intervenção no Mercado de Casa Amarela, Recife-PE
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/4040 |
Resumo: | Resumo O presente artigo a analisa e avalia os resultados da aplicação de uma metodologia de ensino baseada em projetos a estudantes do 8º período do curso de Administração da FACIPE/UNIT. Os alunos foram instados a fazer uma intervenção junto a pequenos comerciantes no Mercado Público de Casa Amarela, Recife-PE, onde realizaram um diagnóstico das principais deficiências, no âmbito da gestão, e organizaram uma jornada com minicursos voltada a atender essas demandas. O projeto denominou-se Administração em Ação e ocorreu durante o período de março a julho de 2016. A metodologia de análise dos resultados do projeto foi, inicialmente, quantitativa, por meio de um questionário aplicado aos participantes do projeto. E, em um segundo momento, após as respostas dos questionários. Após essa etapa, foram realizadas entrevistas com alguns estudantes, visando aprofundar aspectos considerados relevantes à aprendizagem obtida. Os resultados indicaram que a vivência prática do projeto levou-os à compreensão das diversas habilidades e competências necessárias à atividade do administrador. Diante disso, aumentou o interesse de modo significativo no aprofundamento dos conhecimentos das áreas de conhecimento próprias da administração. Evidencia-se, dentre as metodologias citadas, que a PBL e a TBL para o Curso de Administração além de incorporararem todas as características já mencionadas, também contemplam especificidades e inerências típicas do mister profissional do administrador. Quais sejam: a de exigirem atributos que perpassam, transversalmente, as questões relacionadas estritamente ao aprendizado implícito na matriz curricular. Entre eles, a administração de conflitos e a definição e reconhecimento de competências no ambiente organizacional. ABSTRACT This article analyzes and evaluates the results of a project-based teaching methodology applied to students from the 8th period of the FACIPE / UNIT course of Administration. The students were asked to intervene with small merchants in the Casa Amarela Public Market, Recife-PE, where they performed a diagnosis of the main deficiencies in the management area, and organized a mini-course with a focus on the meeting demands. The project was called ‘Administration in Action’ and occurred during the period from March to July 2016. The methodology of analysis results was initially quantitative, through a questionnaire applied to the project participants. And, in a second moment, after the answers of the questionnaires, used a qualitative approach. After this stage, interviews were conducted with some students, aiming to deepen aspects considered relevant to the obtained learning. The results indicated that the practical experience of the project led them to understand the various skills and competencies required for the administrator's activity. As a result, it has significantly increased the interest in deepening the knowledge of the administration's areas of knowledge. It can be seen that, among the aforementioned methodologies, the PBL and TBL for the Administration Course, besides incorporating all the mentioned characteristics, also contemplate specificities and inherent characteristics typical of the professional manager. Which are: to require attributes that cross, transversally, the issues related strictly to the learning implicit in the curriculum matrix. Among them, the administration of conflicts and the definition and recognition of competences in the organizational environment. Keywords: Administration, Teaching, Active methodologies, Innovation, Project practices. RESUMEN El presente artículo la analiza y evalúa los resultados de la aplicación de una metodología de enseñanza basada en proyectos a estudiantes del 8º período del curso de Administración de la FACIPE / UNIT. Los alumnos fueron instados a hacer una intervención junto a pequeños comerciantes en el Mercado Público de Casa Amarilla, Recife-PE, donde realizaron un diagnóstico de las principales deficiencias, en el ámbito de la gestión, y organizaron una jornada con minicursos volcados a atender esas demandas. El proyecto se denominó Administración en Acción y ocurrió durante el período de marzo a julio de 2016. La metodología de análisis de los resultados del proyecto fue, inicialmente, cuantitativa, por medio de un cuestionario aplicado a los participantes del proyecto. Y, en un segundo momento, después de las respuestas de los cuestionarios. Después de esa etapa, se realizaron entrevistas con algunos estudiantes, buscando profundizar aspectos considerados relevantes al aprendizaje obtenido. Los resultados indicaron que la vivencia práctica del proyecto los llevó a la comprensión de las diversas habilidades y competencias necesarias para la actividad del administrador. En consecuencia, aumentó el interés de manera significativa en la profundización de los conocimientos de las áreas de conocimiento propias de la administración. Se evidencia, entre las metodologías citadas, que la PBL y la TBL para el Curso de Administración además de incorporar todas las características ya mencionadas, también contemplan especificidades e inherencias típicas del mister profesional del administrador. ¿Cuáles son: la de exigir atributos que atraviesan transversalmente las cuestiones relacionadas estrictamente al aprendizaje implícito en la matriz curricular. Entre ellos, la administración de conflictos y la definición y reconocimiento de competencias en el ambiente organizacional. Palabras clave: Administración, Enseñanza, Metodologías activas, Innovación, Prácticas de proyectos. |
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Metodologias ativas no ensino em administração: desenvolvimento do projeto de intervenção no Mercado de Casa Amarela, Recife-PEAdministraçãoEnsinoMetodologias ativasInovaçãoPráticas de projetosResumo O presente artigo a analisa e avalia os resultados da aplicação de uma metodologia de ensino baseada em projetos a estudantes do 8º período do curso de Administração da FACIPE/UNIT. Os alunos foram instados a fazer uma intervenção junto a pequenos comerciantes no Mercado Público de Casa Amarela, Recife-PE, onde realizaram um diagnóstico das principais deficiências, no âmbito da gestão, e organizaram uma jornada com minicursos voltada a atender essas demandas. O projeto denominou-se Administração em Ação e ocorreu durante o período de março a julho de 2016. A metodologia de análise dos resultados do projeto foi, inicialmente, quantitativa, por meio de um questionário aplicado aos participantes do projeto. E, em um segundo momento, após as respostas dos questionários. Após essa etapa, foram realizadas entrevistas com alguns estudantes, visando aprofundar aspectos considerados relevantes à aprendizagem obtida. Os resultados indicaram que a vivência prática do projeto levou-os à compreensão das diversas habilidades e competências necessárias à atividade do administrador. Diante disso, aumentou o interesse de modo significativo no aprofundamento dos conhecimentos das áreas de conhecimento próprias da administração. Evidencia-se, dentre as metodologias citadas, que a PBL e a TBL para o Curso de Administração além de incorporararem todas as características já mencionadas, também contemplam especificidades e inerências típicas do mister profissional do administrador. Quais sejam: a de exigirem atributos que perpassam, transversalmente, as questões relacionadas estritamente ao aprendizado implícito na matriz curricular. Entre eles, a administração de conflitos e a definição e reconhecimento de competências no ambiente organizacional. ABSTRACT This article analyzes and evaluates the results of a project-based teaching methodology applied to students from the 8th period of the FACIPE / UNIT course of Administration. The students were asked to intervene with small merchants in the Casa Amarela Public Market, Recife-PE, where they performed a diagnosis of the main deficiencies in the management area, and organized a mini-course with a focus on the meeting demands. The project was called ‘Administration in Action’ and occurred during the period from March to July 2016. The methodology of analysis results was initially quantitative, through a questionnaire applied to the project participants. And, in a second moment, after the answers of the questionnaires, used a qualitative approach. After this stage, interviews were conducted with some students, aiming to deepen aspects considered relevant to the obtained learning. The results indicated that the practical experience of the project led them to understand the various skills and competencies required for the administrator's activity. As a result, it has significantly increased the interest in deepening the knowledge of the administration's areas of knowledge. It can be seen that, among the aforementioned methodologies, the PBL and TBL for the Administration Course, besides incorporating all the mentioned characteristics, also contemplate specificities and inherent characteristics typical of the professional manager. Which are: to require attributes that cross, transversally, the issues related strictly to the learning implicit in the curriculum matrix. Among them, the administration of conflicts and the definition and recognition of competences in the organizational environment. Keywords: Administration, Teaching, Active methodologies, Innovation, Project practices. RESUMEN El presente artículo la analiza y evalúa los resultados de la aplicación de una metodología de enseñanza basada en proyectos a estudiantes del 8º período del curso de Administración de la FACIPE / UNIT. Los alumnos fueron instados a hacer una intervención junto a pequeños comerciantes en el Mercado Público de Casa Amarilla, Recife-PE, donde realizaron un diagnóstico de las principales deficiencias, en el ámbito de la gestión, y organizaron una jornada con minicursos volcados a atender esas demandas. El proyecto se denominó Administración en Acción y ocurrió durante el período de marzo a julio de 2016. La metodología de análisis de los resultados del proyecto fue, inicialmente, cuantitativa, por medio de un cuestionario aplicado a los participantes del proyecto. Y, en un segundo momento, después de las respuestas de los cuestionarios. Después de esa etapa, se realizaron entrevistas con algunos estudiantes, buscando profundizar aspectos considerados relevantes al aprendizaje obtenido. Los resultados indicaron que la vivencia práctica del proyecto los llevó a la comprensión de las diversas habilidades y competencias necesarias para la actividad del administrador. En consecuencia, aumentó el interés de manera significativa en la profundización de los conocimientos de las áreas de conocimiento propias de la administración. Se evidencia, entre las metodologías citadas, que la PBL y la TBL para el Curso de Administración además de incorporar todas las características ya mencionadas, también contemplan especificidades e inherencias típicas del mister profesional del administrador. ¿Cuáles son: la de exigir atributos que atraviesan transversalmente las cuestiones relacionadas estrictamente al aprendizaje implícito en la matriz curricular. Entre ellos, la administración de conflictos y la definición y reconocimiento de competencias en el ambiente organizacional. Palabras clave: Administración, Enseñanza, Metodologías activas, Innovación, Prácticas de proyectos.Editora Universitária Tiradentes2018-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/4040Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 7 n. 2 (2018); 143-1542316-38012316-334810.17564/2316-3801.2018v7n2reponame:Interfaces Científicas. 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Os resultados indicaram que a vivência prática do projeto levou-os à compreensão das diversas habilidades e competências necessárias à atividade do administrador. Diante disso, aumentou o interesse de modo significativo no aprofundamento dos conhecimentos das áreas de conhecimento próprias da administração. Evidencia-se, dentre as metodologias citadas, que a PBL e a TBL para o Curso de Administração além de incorporararem todas as características já mencionadas, também contemplam especificidades e inerências típicas do mister profissional do administrador. Quais sejam: a de exigirem atributos que perpassam, transversalmente, as questões relacionadas estritamente ao aprendizado implícito na matriz curricular. Entre eles, a administração de conflitos e a definição e reconhecimento de competências no ambiente organizacional. ABSTRACT This article analyzes and evaluates the results of a project-based teaching methodology applied to students from the 8th period of the FACIPE / UNIT course of Administration. The students were asked to intervene with small merchants in the Casa Amarela Public Market, Recife-PE, where they performed a diagnosis of the main deficiencies in the management area, and organized a mini-course with a focus on the meeting demands. The project was called ‘Administration in Action’ and occurred during the period from March to July 2016. The methodology of analysis results was initially quantitative, through a questionnaire applied to the project participants. And, in a second moment, after the answers of the questionnaires, used a qualitative approach. After this stage, interviews were conducted with some students, aiming to deepen aspects considered relevant to the obtained learning. The results indicated that the practical experience of the project led them to understand the various skills and competencies required for the administrator's activity. As a result, it has significantly increased the interest in deepening the knowledge of the administration's areas of knowledge. It can be seen that, among the aforementioned methodologies, the PBL and TBL for the Administration Course, besides incorporating all the mentioned characteristics, also contemplate specificities and inherent characteristics typical of the professional manager. Which are: to require attributes that cross, transversally, the issues related strictly to the learning implicit in the curriculum matrix. Among them, the administration of conflicts and the definition and recognition of competences in the organizational environment. Keywords: Administration, Teaching, Active methodologies, Innovation, Project practices. RESUMEN El presente artículo la analiza y evalúa los resultados de la aplicación de una metodología de enseñanza basada en proyectos a estudiantes del 8º período del curso de Administración de la FACIPE / UNIT. Los alumnos fueron instados a hacer una intervención junto a pequeños comerciantes en el Mercado Público de Casa Amarilla, Recife-PE, donde realizaron un diagnóstico de las principales deficiencias, en el ámbito de la gestión, y organizaron una jornada con minicursos volcados a atender esas demandas. El proyecto se denominó Administración en Acción y ocurrió durante el período de marzo a julio de 2016. La metodología de análisis de los resultados del proyecto fue, inicialmente, cuantitativa, por medio de un cuestionario aplicado a los participantes del proyecto. Y, en un segundo momento, después de las respuestas de los cuestionarios. Después de esa etapa, se realizaron entrevistas con algunos estudiantes, buscando profundizar aspectos considerados relevantes al aprendizaje obtenido. Los resultados indicaron que la vivencia práctica del proyecto los llevó a la comprensión de las diversas habilidades y competencias necesarias para la actividad del administrador. En consecuencia, aumentó el interés de manera significativa en la profundización de los conocimientos de las áreas de conocimiento propias de la administración. Se evidencia, entre las metodologías citadas, que la PBL y la TBL para el Curso de Administración además de incorporar todas las características ya mencionadas, también contemplan especificidades e inherencias típicas del mister profesional del administrador. ¿Cuáles son: la de exigir atributos que atraviesan transversalmente las cuestiones relacionadas estrictamente al aprendizaje implícito en la matriz curricular. 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