A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE E A SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO CORPORATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rogério dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Gustavo Benttenmüller Medeiros, Santos, Marcos dos, Quintal, Renato Santiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/4326
Resumo: RESUMO O objetivo do presente artigo é sistematizar argumentos afetos à temática acerca da sustentabilidade, bem como a sua interface com o segmento empresarial. Sob a perspectiva metodológica a presente pesquisa classifica-se como qualitativa, não experimental e bibliográfica. Nesse contexto, certamente a questão ambiental gera impactos na sociedade como um todo, independente de nível econômico e social, tornando-se um elemento chave para a reformulação dos valores em vigor na sociedade, produzindo novas formas de ação em todas as práticas produtivas. A despeito de algumas empresas adotarem estratégias sustentáveis em seus processos produtivos, muitas ainda não priorizam a sustentabilidade e não sabem como agir de forma integrada ao negócio, adotam abordagens e projetos de forma pontual e desvinculada da estratégia da empresa. As ações de melhoria ambiental no processo produtivo podem estar relacionadas à redução de custo, melhoria de processos e diminuição de emissões e resíduos industriais, diferenciando o produto, com foco na competitividade. Nessas circunstâncias, faz-se necessário destacar que a transição de um modelo tradicional de gestão de produtos para um modelo com foco em sustentabilidade requer fundamentalmente o envolvimento direto da alta liderança e o estabelecimento de metas empresariais compatíveis com os objetivos de desenvolvimento sustentável. A relevância da presente pesquisa reside na sua contribuição à construção do conhecimento em sustentabilidade, em especial pela atualidade da matéria, a qual vem sendo discutida nos mais distintos fóruns. Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável; Meio ambiente; Gestão ambiental.
id UNIT-4_62266832fe8d0cfba9a3b3b4d9a33796
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/4326
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE E A SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO CORPORATIVODesenvolvimento sustentávelMeio ambienteGestão ambiental.RESUMO O objetivo do presente artigo é sistematizar argumentos afetos à temática acerca da sustentabilidade, bem como a sua interface com o segmento empresarial. Sob a perspectiva metodológica a presente pesquisa classifica-se como qualitativa, não experimental e bibliográfica. Nesse contexto, certamente a questão ambiental gera impactos na sociedade como um todo, independente de nível econômico e social, tornando-se um elemento chave para a reformulação dos valores em vigor na sociedade, produzindo novas formas de ação em todas as práticas produtivas. A despeito de algumas empresas adotarem estratégias sustentáveis em seus processos produtivos, muitas ainda não priorizam a sustentabilidade e não sabem como agir de forma integrada ao negócio, adotam abordagens e projetos de forma pontual e desvinculada da estratégia da empresa. As ações de melhoria ambiental no processo produtivo podem estar relacionadas à redução de custo, melhoria de processos e diminuição de emissões e resíduos industriais, diferenciando o produto, com foco na competitividade. Nessas circunstâncias, faz-se necessário destacar que a transição de um modelo tradicional de gestão de produtos para um modelo com foco em sustentabilidade requer fundamentalmente o envolvimento direto da alta liderança e o estabelecimento de metas empresariais compatíveis com os objetivos de desenvolvimento sustentável. A relevância da presente pesquisa reside na sua contribuição à construção do conhecimento em sustentabilidade, em especial pela atualidade da matéria, a qual vem sendo discutida nos mais distintos fóruns. Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável; Meio ambiente; Gestão ambiental.Editora Universitária Tiradentes2018-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/432610.17564/2316-3801.2018v6n3p155-164Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 6 n. 3 (2018); 155-1642316-38012316-334810.17564/2316-3801.2018v6n3reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/4326/2686Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Rogério dos SantosPereira, Gustavo Benttenmüller MedeirosSantos, Marcos dosQuintal, Renato Santiago2020-11-18T23:42:55Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/4326Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-18T23:42:55Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE E A SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO CORPORATIVO
title A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE E A SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO CORPORATIVO
spellingShingle A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE E A SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO CORPORATIVO
Lima, Rogério dos Santos
Desenvolvimento sustentável
Meio ambiente
Gestão ambiental.
title_short A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE E A SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO CORPORATIVO
title_full A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE E A SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO CORPORATIVO
title_fullStr A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE E A SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO CORPORATIVO
title_full_unstemmed A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE E A SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO CORPORATIVO
title_sort A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE E A SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO CORPORATIVO
author Lima, Rogério dos Santos
author_facet Lima, Rogério dos Santos
Pereira, Gustavo Benttenmüller Medeiros
Santos, Marcos dos
Quintal, Renato Santiago
author_role author
author2 Pereira, Gustavo Benttenmüller Medeiros
Santos, Marcos dos
Quintal, Renato Santiago
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rogério dos Santos
Pereira, Gustavo Benttenmüller Medeiros
Santos, Marcos dos
Quintal, Renato Santiago
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável
Meio ambiente
Gestão ambiental.
topic Desenvolvimento sustentável
Meio ambiente
Gestão ambiental.
description RESUMO O objetivo do presente artigo é sistematizar argumentos afetos à temática acerca da sustentabilidade, bem como a sua interface com o segmento empresarial. Sob a perspectiva metodológica a presente pesquisa classifica-se como qualitativa, não experimental e bibliográfica. Nesse contexto, certamente a questão ambiental gera impactos na sociedade como um todo, independente de nível econômico e social, tornando-se um elemento chave para a reformulação dos valores em vigor na sociedade, produzindo novas formas de ação em todas as práticas produtivas. A despeito de algumas empresas adotarem estratégias sustentáveis em seus processos produtivos, muitas ainda não priorizam a sustentabilidade e não sabem como agir de forma integrada ao negócio, adotam abordagens e projetos de forma pontual e desvinculada da estratégia da empresa. As ações de melhoria ambiental no processo produtivo podem estar relacionadas à redução de custo, melhoria de processos e diminuição de emissões e resíduos industriais, diferenciando o produto, com foco na competitividade. Nessas circunstâncias, faz-se necessário destacar que a transição de um modelo tradicional de gestão de produtos para um modelo com foco em sustentabilidade requer fundamentalmente o envolvimento direto da alta liderança e o estabelecimento de metas empresariais compatíveis com os objetivos de desenvolvimento sustentável. A relevância da presente pesquisa reside na sua contribuição à construção do conhecimento em sustentabilidade, em especial pela atualidade da matéria, a qual vem sendo discutida nos mais distintos fóruns. Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável; Meio ambiente; Gestão ambiental.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/4326
10.17564/2316-3801.2018v6n3p155-164
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/4326
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2018v6n3p155-164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/4326/2686
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 6 n. 3 (2018); 155-164
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2018v6n3
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220592689905664