UM MUSEU PARA TODOS: CIÊNCIA TÁTIL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9502 |
Resumo: | Esta pesquisa aborda a questão da acessibilidade na Casa da Descoberta, avalia e identifica as obras inclusivas para as pessoas com deficiência visual disponíveis no espaço do museu. Em especial, abordaremos o processo de estudo e confecção de uma réplica acessível para o público com deficiência visual do experimento “Porquinho Virtual”, obra que aborda conceitos de óptica. Os conceitos de óptica possuem um alto grau de abstração, o que dificulta a sua assimilação por pessoas com deficiência visual. Para que o cego tenha uma vivência similar ao visitante vidente, a réplica deve, além de ser fisicamente idêntica à original, ser fiel aos conceitos da física que abrange. Além de expor como foi realizada a réplica acessível apresentaremos uma proposta de mediação a ser utilizada junto com o equipamento. Acreditamos que o desenvolvimento de propostas de mediação e comunicação sensoriais são o caminho para que todos os visitantes com deficiência visual possam ter experiências individuais significativas ao interagirem com as exposições existentes nos museus. |
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UM MUSEU PARA TODOS: CIÊNCIA TÁTIL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUALMuseus e Centros de CiênciasAcessibilidadeInclusãoEsta pesquisa aborda a questão da acessibilidade na Casa da Descoberta, avalia e identifica as obras inclusivas para as pessoas com deficiência visual disponíveis no espaço do museu. Em especial, abordaremos o processo de estudo e confecção de uma réplica acessível para o público com deficiência visual do experimento “Porquinho Virtual”, obra que aborda conceitos de óptica. Os conceitos de óptica possuem um alto grau de abstração, o que dificulta a sua assimilação por pessoas com deficiência visual. Para que o cego tenha uma vivência similar ao visitante vidente, a réplica deve, além de ser fisicamente idêntica à original, ser fiel aos conceitos da física que abrange. Além de expor como foi realizada a réplica acessível apresentaremos uma proposta de mediação a ser utilizada junto com o equipamento. Acreditamos que o desenvolvimento de propostas de mediação e comunicação sensoriais são o caminho para que todos os visitantes com deficiência visual possam ter experiências individuais significativas ao interagirem com as exposições existentes nos museus.Editora Universitária Tiradentes2021-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo científicoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/950210.17564/2316-3801.2021v9n1p90-102Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 1 (2021): NÚMERO TEMÁTICO – DEFICIÊNCIA, ACESSIBILIDADE E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA; 90-1022316-38012316-334810.17564/2316-3801.2021v9n1reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9502/4420Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Erica CristinaWendhausem Enne, Bruna Lucas Nachez, Juan 2021-05-06T19:14:20Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/9502Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2021-05-06T19:14:20Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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