REFLEXÕES SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: um estudo de caso do Projeto “Teste da Orelhinha em Irati e Região”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nadal, Karla
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Paulo Rogério Melo de, Magni, Cristiana, Kuhl, Marcos Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/5443
Resumo: Esta pesquisa identifica os benefícios gerados pelo projeto de Extensão Teste da Orelhinha em Irati e Região (TOIR) à comunidade local e traz reflexões sobre Extensão Universitária, a partir de suas políticas, ações e diretrizes institucionais. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa na qual se utilizou como instrumento para levantamento dos dados a aplicação de entrevista aberta semiestruturada, realizada com a comunidade atendida no projeto TOIR, professores, acadêmicos e gestores municipais de saúde. Foram empregados procedimentos metodológicos pautados em estudos descritivos e exploratórios como: levantamento bibliográfico, análise dos relatórios finais do projeto e pesquisa survey. Os resultados obtidos revelam que o principal benefício do projeto TOIR é a identificação da perda auditiva, antes de a criança completar três meses de idade, e o encaminhamento dos bebês que falham na triagem ao médico otorrinolaringologista. Verifica-se também que o projeto estabelece uma relação entre a Universidade e outros setores da Sociedade, com vistas a uma atuação transformadora e implementadora de desenvolvimento regional e de políticas públicas. Além disso, a pesquisa revela que o projeto apresenta limites quanto ao acesso sobre os resultados dos encaminhamentos realizados para avaliação otorrinolaringológica. Por fim, aponta alguns caminhos que viabilizem a melhoria na execução do projeto.
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