EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lima, Daniella de Jesus, Porto, Cristiane de Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2162
Resumo: O presente trabalho propõe-se a discutir acerca das atuais concepções de comunicação entre os sujeitos culturais, bem como refletir sobre as formas de aprender diante do cenário da cultura digital, dando ênfase à aprendizagem ubíqua. Para tanto, tem-se como objetivo discutir a aprendizagem ubíqua e as formas de aprender possibilitadas pelos dispositivos digitais móveis. No intuito de elucidar essa reflexão, utilizou-se como metodologia para o estudo a pesquisa bibliográfica, nesta foi utilizado o aporte teórico de autores como Lúcia Santaella (2010 e 2013); André Lemos (2007, 2009 e 2013) e Valéria Vieira (2005). Os dispositivos móveis transformaram o processo comunicacional dos sujeitos culturais, de uma maneira que a aprendizagem por meio da educação formal tornou-se desinteressante para os discentes. Estes, equipados com smartphones, buscam, compartilham, trocam conhecimento, conteúdos, informações sem determinação de espaço e tempo. Nesse contexto, a escola não é o único espaço para a aprendizagem, o professor e o livro didático não são as únicas fontes de conhecimento, o tempo para aprender não é o tempo determinado pelos horários das grades curriculares. O conhecimento está disponível e acessível em múltiplas plataformas, e por meios dos dispositivos móveis os sujeitos aprendem de forma autônoma.
id UNIT-4_7af48c941aa8d5e54826b29e82f00580
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2162
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDERTempo. Espaço. Dispositivos móveis. Aprendizagem.O presente trabalho propõe-se a discutir acerca das atuais concepções de comunicação entre os sujeitos culturais, bem como refletir sobre as formas de aprender diante do cenário da cultura digital, dando ênfase à aprendizagem ubíqua. Para tanto, tem-se como objetivo discutir a aprendizagem ubíqua e as formas de aprender possibilitadas pelos dispositivos digitais móveis. No intuito de elucidar essa reflexão, utilizou-se como metodologia para o estudo a pesquisa bibliográfica, nesta foi utilizado o aporte teórico de autores como Lúcia Santaella (2010 e 2013); André Lemos (2007, 2009 e 2013) e Valéria Vieira (2005). Os dispositivos móveis transformaram o processo comunicacional dos sujeitos culturais, de uma maneira que a aprendizagem por meio da educação formal tornou-se desinteressante para os discentes. Estes, equipados com smartphones, buscam, compartilham, trocam conhecimento, conteúdos, informações sem determinação de espaço e tempo. Nesse contexto, a escola não é o único espaço para a aprendizagem, o professor e o livro didático não são as únicas fontes de conhecimento, o tempo para aprender não é o tempo determinado pelos horários das grades curriculares. O conhecimento está disponível e acessível em múltiplas plataformas, e por meios dos dispositivos móveis os sujeitos aprendem de forma autônoma.Editora Universitária Tiradentes2015-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/216210.17564/2316-3801.2015v3n3p41-50Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 3 n. 3 (2015); 41-502316-38012316-334810.17564/2316-3801.2015v3n3reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2162/1300Oliveira, Kaio Eduardo de JesusLima, Daniella de JesusPorto, Cristiane de Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T00:50:56Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2162Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T00:50:56Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDER
title EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDER
spellingShingle EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDER
Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
Tempo. Espaço. Dispositivos móveis. Aprendizagem.
title_short EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDER
title_full EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDER
title_fullStr EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDER
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDER
title_sort EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDER
author Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
author_facet Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
Lima, Daniella de Jesus
Porto, Cristiane de Magalhães
author_role author
author2 Lima, Daniella de Jesus
Porto, Cristiane de Magalhães
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus
Lima, Daniella de Jesus
Porto, Cristiane de Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Tempo. Espaço. Dispositivos móveis. Aprendizagem.
topic Tempo. Espaço. Dispositivos móveis. Aprendizagem.
description O presente trabalho propõe-se a discutir acerca das atuais concepções de comunicação entre os sujeitos culturais, bem como refletir sobre as formas de aprender diante do cenário da cultura digital, dando ênfase à aprendizagem ubíqua. Para tanto, tem-se como objetivo discutir a aprendizagem ubíqua e as formas de aprender possibilitadas pelos dispositivos digitais móveis. No intuito de elucidar essa reflexão, utilizou-se como metodologia para o estudo a pesquisa bibliográfica, nesta foi utilizado o aporte teórico de autores como Lúcia Santaella (2010 e 2013); André Lemos (2007, 2009 e 2013) e Valéria Vieira (2005). Os dispositivos móveis transformaram o processo comunicacional dos sujeitos culturais, de uma maneira que a aprendizagem por meio da educação formal tornou-se desinteressante para os discentes. Estes, equipados com smartphones, buscam, compartilham, trocam conhecimento, conteúdos, informações sem determinação de espaço e tempo. Nesse contexto, a escola não é o único espaço para a aprendizagem, o professor e o livro didático não são as únicas fontes de conhecimento, o tempo para aprender não é o tempo determinado pelos horários das grades curriculares. O conhecimento está disponível e acessível em múltiplas plataformas, e por meios dos dispositivos móveis os sujeitos aprendem de forma autônoma.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2162
10.17564/2316-3801.2015v3n3p41-50
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2162
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2015v3n3p41-50
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2162/1300
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 3 n. 3 (2015); 41-50
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2015v3n3
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220592257892353