EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2162 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se a discutir acerca das atuais concepções de comunicação entre os sujeitos culturais, bem como refletir sobre as formas de aprender diante do cenário da cultura digital, dando ênfase à aprendizagem ubíqua. Para tanto, tem-se como objetivo discutir a aprendizagem ubíqua e as formas de aprender possibilitadas pelos dispositivos digitais móveis. No intuito de elucidar essa reflexão, utilizou-se como metodologia para o estudo a pesquisa bibliográfica, nesta foi utilizado o aporte teórico de autores como Lúcia Santaella (2010 e 2013); André Lemos (2007, 2009 e 2013) e Valéria Vieira (2005). Os dispositivos móveis transformaram o processo comunicacional dos sujeitos culturais, de uma maneira que a aprendizagem por meio da educação formal tornou-se desinteressante para os discentes. Estes, equipados com smartphones, buscam, compartilham, trocam conhecimento, conteúdos, informações sem determinação de espaço e tempo. Nesse contexto, a escola não é o único espaço para a aprendizagem, o professor e o livro didático não são as únicas fontes de conhecimento, o tempo para aprender não é o tempo determinado pelos horários das grades curriculares. O conhecimento está disponível e acessível em múltiplas plataformas, e por meios dos dispositivos móveis os sujeitos aprendem de forma autônoma. |
id |
UNIT-4_7af48c941aa8d5e54826b29e82f00580 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2162 |
network_acronym_str |
UNIT-4 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDERTempo. Espaço. Dispositivos móveis. Aprendizagem.O presente trabalho propõe-se a discutir acerca das atuais concepções de comunicação entre os sujeitos culturais, bem como refletir sobre as formas de aprender diante do cenário da cultura digital, dando ênfase à aprendizagem ubíqua. Para tanto, tem-se como objetivo discutir a aprendizagem ubíqua e as formas de aprender possibilitadas pelos dispositivos digitais móveis. No intuito de elucidar essa reflexão, utilizou-se como metodologia para o estudo a pesquisa bibliográfica, nesta foi utilizado o aporte teórico de autores como Lúcia Santaella (2010 e 2013); André Lemos (2007, 2009 e 2013) e Valéria Vieira (2005). Os dispositivos móveis transformaram o processo comunicacional dos sujeitos culturais, de uma maneira que a aprendizagem por meio da educação formal tornou-se desinteressante para os discentes. Estes, equipados com smartphones, buscam, compartilham, trocam conhecimento, conteúdos, informações sem determinação de espaço e tempo. Nesse contexto, a escola não é o único espaço para a aprendizagem, o professor e o livro didático não são as únicas fontes de conhecimento, o tempo para aprender não é o tempo determinado pelos horários das grades curriculares. O conhecimento está disponível e acessível em múltiplas plataformas, e por meios dos dispositivos móveis os sujeitos aprendem de forma autônoma.Editora Universitária Tiradentes2015-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/216210.17564/2316-3801.2015v3n3p41-50Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 3 n. 3 (2015); 41-502316-38012316-334810.17564/2316-3801.2015v3n3reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2162/1300Oliveira, Kaio Eduardo de JesusLima, Daniella de JesusPorto, Cristiane de Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T00:50:56Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2162Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T00:50:56Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDER |
title |
EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDER |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDER Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus Tempo. Espaço. Dispositivos móveis. Aprendizagem. |
title_short |
EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDER |
title_full |
EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDER |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDER |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDER |
title_sort |
EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM UBÍQUA E NOVAS FORMAS DE APRENDER |
author |
Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus |
author_facet |
Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus Lima, Daniella de Jesus Porto, Cristiane de Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Daniella de Jesus Porto, Cristiane de Magalhães |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus Lima, Daniella de Jesus Porto, Cristiane de Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tempo. Espaço. Dispositivos móveis. Aprendizagem. |
topic |
Tempo. Espaço. Dispositivos móveis. Aprendizagem. |
description |
O presente trabalho propõe-se a discutir acerca das atuais concepções de comunicação entre os sujeitos culturais, bem como refletir sobre as formas de aprender diante do cenário da cultura digital, dando ênfase à aprendizagem ubíqua. Para tanto, tem-se como objetivo discutir a aprendizagem ubíqua e as formas de aprender possibilitadas pelos dispositivos digitais móveis. No intuito de elucidar essa reflexão, utilizou-se como metodologia para o estudo a pesquisa bibliográfica, nesta foi utilizado o aporte teórico de autores como Lúcia Santaella (2010 e 2013); André Lemos (2007, 2009 e 2013) e Valéria Vieira (2005). Os dispositivos móveis transformaram o processo comunicacional dos sujeitos culturais, de uma maneira que a aprendizagem por meio da educação formal tornou-se desinteressante para os discentes. Estes, equipados com smartphones, buscam, compartilham, trocam conhecimento, conteúdos, informações sem determinação de espaço e tempo. Nesse contexto, a escola não é o único espaço para a aprendizagem, o professor e o livro didático não são as únicas fontes de conhecimento, o tempo para aprender não é o tempo determinado pelos horários das grades curriculares. O conhecimento está disponível e acessível em múltiplas plataformas, e por meios dos dispositivos móveis os sujeitos aprendem de forma autônoma. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2162 10.17564/2316-3801.2015v3n3p41-50 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2162 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3801.2015v3n3p41-50 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2162/1300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 3 n. 3 (2015); 41-50 2316-3801 2316-3348 10.17564/2316-3801.2015v3n3 reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com |
_version_ |
1800220592257892353 |