TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9669 |
Resumo: | este artigo discute o uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental I. Como metodologia, utilizamos o estudo teórico-bibliográfico, de cunho qualitativo, apresentando estudiosos que tratam as seguintes temáticas: ensino da matemática, tecnologias, políticas educacionais e formação docente. Mesmo se tratando de um estudo teórico, as análises servem de base para que seja possível expandir a análise para realidades mais amplas. Os resultados da pesquisa apontam a importância dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, embora muitos professores não se sintam confortáveis em utilizá-los, pois não se sentem capacitados, apesar de considerarem esses recursos de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UNIT-4_7c35d3d94bc2a38a60adf20bc1b4a5e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/9669 |
network_acronym_str |
UNIT-4 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICATecnologias da informação e comunicação. Ensino da matemática. Formação docente.este artigo discute o uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental I. Como metodologia, utilizamos o estudo teórico-bibliográfico, de cunho qualitativo, apresentando estudiosos que tratam as seguintes temáticas: ensino da matemática, tecnologias, políticas educacionais e formação docente. Mesmo se tratando de um estudo teórico, as análises servem de base para que seja possível expandir a análise para realidades mais amplas. Os resultados da pesquisa apontam a importância dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, embora muitos professores não se sintam confortáveis em utilizá-los, pois não se sentem capacitados, apesar de considerarem esses recursos de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem.Editora Universitária Tiradentes2021-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/966910.17564/2316-3801.2021v9n2p512-526Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 2 (2021): Fluxo Contínuo 2021; 512-5262316-38012316-334810.17564/2316-3801.2021v9n2reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9669/4708Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ismael Martins daMedeiros, Jarles Lopes de2021-11-29T14:20:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/9669Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2021-11-29T14:20:42Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA |
title |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA Silva, Ismael Martins da Tecnologias da informação e comunicação. Ensino da matemática. Formação docente. |
title_short |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA |
title_full |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA |
title_sort |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA |
author |
Silva, Ismael Martins da |
author_facet |
Silva, Ismael Martins da Medeiros, Jarles Lopes de |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Jarles Lopes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ismael Martins da Medeiros, Jarles Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e comunicação. Ensino da matemática. Formação docente. |
topic |
Tecnologias da informação e comunicação. Ensino da matemática. Formação docente. |
description |
este artigo discute o uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental I. Como metodologia, utilizamos o estudo teórico-bibliográfico, de cunho qualitativo, apresentando estudiosos que tratam as seguintes temáticas: ensino da matemática, tecnologias, políticas educacionais e formação docente. Mesmo se tratando de um estudo teórico, as análises servem de base para que seja possível expandir a análise para realidades mais amplas. Os resultados da pesquisa apontam a importância dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, embora muitos professores não se sintam confortáveis em utilizá-los, pois não se sentem capacitados, apesar de considerarem esses recursos de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9669 10.17564/2316-3801.2021v9n2p512-526 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9669 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3801.2021v9n2p512-526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9669/4708 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 2 (2021): Fluxo Contínuo 2021; 512-526 2316-3801 2316-3348 10.17564/2316-3801.2021v9n2 reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com |
_version_ |
1800220593500454912 |