TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ismael Martins da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Medeiros, Jarles Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9669
Resumo: este artigo discute o uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental I. Como metodologia, utilizamos o estudo teórico-bibliográfico, de cunho qualitativo, apresentando estudiosos que tratam as seguintes temáticas: ensino da matemática, tecnologias, políticas educacionais e formação docente. Mesmo se tratando de um estudo teórico, as análises servem de base para que seja possível expandir a análise para realidades mais amplas. Os resultados da pesquisa apontam a importância dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, embora muitos professores não se sintam confortáveis em utilizá-los, pois não se sentem capacitados, apesar de considerarem esses recursos de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem.
id UNIT-4_7c35d3d94bc2a38a60adf20bc1b4a5e6
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/9669
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICATecnologias da informação e comunicação. Ensino da matemática. Formação docente.este artigo discute o uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental I. Como metodologia, utilizamos o estudo teórico-bibliográfico, de cunho qualitativo, apresentando estudiosos que tratam as seguintes temáticas: ensino da matemática, tecnologias, políticas educacionais e formação docente. Mesmo se tratando de um estudo teórico, as análises servem de base para que seja possível expandir a análise para realidades mais amplas. Os resultados da pesquisa apontam a importância dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, embora muitos professores não se sintam confortáveis em utilizá-los, pois não se sentem capacitados, apesar de considerarem esses recursos de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem.Editora Universitária Tiradentes2021-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/966910.17564/2316-3801.2021v9n2p512-526Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 2 (2021): Fluxo Contínuo 2021; 512-5262316-38012316-334810.17564/2316-3801.2021v9n2reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9669/4708Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ismael Martins daMedeiros, Jarles Lopes de2021-11-29T14:20:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/9669Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2021-11-29T14:20:42Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA
title TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA
spellingShingle TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA
Silva, Ismael Martins da
Tecnologias da informação e comunicação. Ensino da matemática. Formação docente.
title_short TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA
title_full TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA
title_fullStr TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA
title_sort TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA
author Silva, Ismael Martins da
author_facet Silva, Ismael Martins da
Medeiros, Jarles Lopes de
author_role author
author2 Medeiros, Jarles Lopes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ismael Martins da
Medeiros, Jarles Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação. Ensino da matemática. Formação docente.
topic Tecnologias da informação e comunicação. Ensino da matemática. Formação docente.
description este artigo discute o uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental I. Como metodologia, utilizamos o estudo teórico-bibliográfico, de cunho qualitativo, apresentando estudiosos que tratam as seguintes temáticas: ensino da matemática, tecnologias, políticas educacionais e formação docente. Mesmo se tratando de um estudo teórico, as análises servem de base para que seja possível expandir a análise para realidades mais amplas. Os resultados da pesquisa apontam a importância dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, embora muitos professores não se sintam confortáveis em utilizá-los, pois não se sentem capacitados, apesar de considerarem esses recursos de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9669
10.17564/2316-3801.2021v9n2p512-526
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9669
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2021v9n2p512-526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9669/4708
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 2 (2021): Fluxo Contínuo 2021; 512-526
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2021v9n2
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220593500454912