Da narrativa da aventura à aventura da narrativa – etnograficidade: algumas vicissitudes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jesana Batista
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1277
Resumo: O presente artigo é uma revisão bibliográfica que tem como foco evidenciar algumas discussões sobre a mudança do método na etnografia. Se o típico método de representação do social era a constante contrastiva participar versus observar, há uma mudança do eixo da descrição para o da narração. O ponto de vista que me interessa aqui é mostrar a importância da ênfase na narração para o entendimento da nova relação que se estabelece entre ficção e realidade. Relação esta que é preconizada pelo movimento Impressionista, o qual marca justamente a mudança de ênfase da descrição externa de um objeto imobilizado para o recurso da narração com a participação interpretativa e viva do real pelo autor. O que se coloca em dúvida é o pressuposto básico da arte mimética.  As novas discussões teóricas se definem no contexto intelectual das culturas de que fazem parte os antropólogos e se expressam nos debates sobre modernidade e pós-modernidade. As dúvidas são postas sobre a representação em si e não apenas sobre como representar ex-povos coloniais. A pós-modernidade da antropologia está comprometida com esta crítica que, ao tomar consciência dos recursos lingüísticos usados para a construção etnográfica assinala para o caráter textual da imagem do outro. Reinstalando sua ação em um espaço multidisciplinar, a antropologia se abre aos conceitos e instrumentos da lingüística, a análise do discurso, a história e as contribuições de filósofos e epistemólogos.
id UNIT-4_7d85d0a0eb72ffde6fcc79f6f494e5c8
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1277
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling Da narrativa da aventura à aventura da narrativa – etnograficidade: algumas vicissitudesEtnografiaDiscursoNarrativaOutroO presente artigo é uma revisão bibliográfica que tem como foco evidenciar algumas discussões sobre a mudança do método na etnografia. Se o típico método de representação do social era a constante contrastiva participar versus observar, há uma mudança do eixo da descrição para o da narração. O ponto de vista que me interessa aqui é mostrar a importância da ênfase na narração para o entendimento da nova relação que se estabelece entre ficção e realidade. Relação esta que é preconizada pelo movimento Impressionista, o qual marca justamente a mudança de ênfase da descrição externa de um objeto imobilizado para o recurso da narração com a participação interpretativa e viva do real pelo autor. O que se coloca em dúvida é o pressuposto básico da arte mimética.  As novas discussões teóricas se definem no contexto intelectual das culturas de que fazem parte os antropólogos e se expressam nos debates sobre modernidade e pós-modernidade. As dúvidas são postas sobre a representação em si e não apenas sobre como representar ex-povos coloniais. A pós-modernidade da antropologia está comprometida com esta crítica que, ao tomar consciência dos recursos lingüísticos usados para a construção etnográfica assinala para o caráter textual da imagem do outro. Reinstalando sua ação em um espaço multidisciplinar, a antropologia se abre aos conceitos e instrumentos da lingüística, a análise do discurso, a história e as contribuições de filósofos e epistemólogos.Editora Universitária Tiradentes2014-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/127710.17564/2316-3801.2014v2n2p55-69Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 2 n. 2 (2014); 55-692316-38012316-334810.17564/2316-3801.2014v2n2reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1277/670Pereira, Jesana Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T01:06:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1277Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T01:06:32Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv Da narrativa da aventura à aventura da narrativa – etnograficidade: algumas vicissitudes
title Da narrativa da aventura à aventura da narrativa – etnograficidade: algumas vicissitudes
spellingShingle Da narrativa da aventura à aventura da narrativa – etnograficidade: algumas vicissitudes
Pereira, Jesana Batista
Etnografia
Discurso
Narrativa
Outro
title_short Da narrativa da aventura à aventura da narrativa – etnograficidade: algumas vicissitudes
title_full Da narrativa da aventura à aventura da narrativa – etnograficidade: algumas vicissitudes
title_fullStr Da narrativa da aventura à aventura da narrativa – etnograficidade: algumas vicissitudes
title_full_unstemmed Da narrativa da aventura à aventura da narrativa – etnograficidade: algumas vicissitudes
title_sort Da narrativa da aventura à aventura da narrativa – etnograficidade: algumas vicissitudes
author Pereira, Jesana Batista
author_facet Pereira, Jesana Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jesana Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Etnografia
Discurso
Narrativa
Outro
topic Etnografia
Discurso
Narrativa
Outro
description O presente artigo é uma revisão bibliográfica que tem como foco evidenciar algumas discussões sobre a mudança do método na etnografia. Se o típico método de representação do social era a constante contrastiva participar versus observar, há uma mudança do eixo da descrição para o da narração. O ponto de vista que me interessa aqui é mostrar a importância da ênfase na narração para o entendimento da nova relação que se estabelece entre ficção e realidade. Relação esta que é preconizada pelo movimento Impressionista, o qual marca justamente a mudança de ênfase da descrição externa de um objeto imobilizado para o recurso da narração com a participação interpretativa e viva do real pelo autor. O que se coloca em dúvida é o pressuposto básico da arte mimética.  As novas discussões teóricas se definem no contexto intelectual das culturas de que fazem parte os antropólogos e se expressam nos debates sobre modernidade e pós-modernidade. As dúvidas são postas sobre a representação em si e não apenas sobre como representar ex-povos coloniais. A pós-modernidade da antropologia está comprometida com esta crítica que, ao tomar consciência dos recursos lingüísticos usados para a construção etnográfica assinala para o caráter textual da imagem do outro. Reinstalando sua ação em um espaço multidisciplinar, a antropologia se abre aos conceitos e instrumentos da lingüística, a análise do discurso, a história e as contribuições de filósofos e epistemólogos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1277
10.17564/2316-3801.2014v2n2p55-69
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1277
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2014v2n2p55-69
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1277/670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 2 n. 2 (2014); 55-69
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2014v2n2
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220591799664640